Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quinta-feira, 16 de agosto de 2012

    Como montar uma carteira de dividendos

    Após o ultimo post "Como funciona o investimento em dividendos ", hoje voltamos à alguns assuntos básicos mas que são de extrema importância. Ao se montar uma carteira de dividendos vários aspectos devem ser observados e não somente a questão de procurar empresas com alto DY.




    Ao montar uma carteira de dividendos, algumas etapas devem ser cumpridas/analisadas por cada investidor de acordo com o foco do seu investimento:

    Gerenciamento de risco

    Diversificar é preciso. Porém particularmente não gosto de uma super diversificação. Vejo amigos investidores que tem entre 20  e 30 ações em carteira. Concordo com o Lirio Parisotto que recomenda cerca de 12 ações.

    Além disso é necessária uma diversificação entre setores. Por exemplo: focar a carteira somente em empresas do setor elétrico, na minha opinião, não é inteligente. O ideal é procurar ações que pagam bons/médios dividendos mas de setores diferentes como o bancário, serviços e claro, o elétrico.

    Não é necessário comprar 12 empresas diferentes em um único ano. Pretendo na minha carteira chegar a 12 empresas mas isso com o passar dos anos. Hoje tenho 6 empresas e devido aos preços atualmente praticados, pretendo focar nestas ações que já tenho e aproveitar as promoções.

    Tenha um mix de empresas boas pagadoras de dividendos e ações com potencial de crescimento

    Manter em carteira somente ações de empresas concessionárias pode não ser a melhor escolha. Formar um mix de empresas concessionárias (como as elétricas que tem uma lucratividade teoricamente estável) e boas pagadoras de dividendos que apresentam um forte potencial de crescimento (como a Vale e o Banco do Brasil por exemplo) pode ser uma excelente opção ao meu ver.

    Montando a carteira com este "mix" mantemos o ganho de dividendos (mesmo que o DY médio fique menor) mas com uma boa parcela da carteira podendo apresentar um excelente crescimento em valor.

    Aprenda a olhar a empresa como um todo

    Investir em dividendos não é somente olhar o P/L e o Dividend Yield. As empresas devem ser analisadas como um todo, principalmente em relação ao seu potencial de crescimento, dividas, distribuição constante de bons dividendos etc...

    Deve ficar claro ao investidor que bons dividendos em um ano não significam bons dividendos sempre e que um ou dois anos de dividendos intermediários/ruins não significam dividendos ruins sempre. 

    De qualquer maneira, quando os fundamentos da empresa estão adequados procurar pelos maiores DY's e menores P/L's deve ser o foco do investidor. Por exemplo: na minha opinião pessoal o Banco do Brasil é uma empresa que tem potencial de crescimento e vantagens competitivas para o longo prazo, apesar de estar sofrendo muito com a crise mundial. Com um DY de 8,3% e um P/L de 4,97 acredito ser uma boa opção de investimento.

    Comprar sempre e aproveitar as baixas

    A fim de se formar um preço médio e principalmente de modo a criar o hábito do investimento é muito interessante comprar sempre e de preferencia mensalmente.

    As crises, quando pensamos em um investimento no longo prazo são uma verdadeira oportunidade para todos os investidores pois permite comprar mais e melhor.

    Resumindo...

    1. Defina qual seu tipo de investimento (dividendos, ganho em valor, fundos de investimento etc.)

    2. Estude as empresas e os setores que deseja investir. Analise os fundamentos de cada empresa. Imagine como pode ser o futuro desta empresa. Ela seria indispensável no futuro?

    3. Verifique qual o valor disponível para investimento e quanto poderá aportar (investir) por mês. Baseado neste valores monte sua carteira comprando um número de ações/empresas que proteja seu investimento. Lembre-se: não coloque todos os ovos em uma mesma cesta.

    4. Faça um mix de empresas excelentes pagadoras de dividendos e empresas boas pagadoras de dividendos com potencial de crescimento (em valor) futuro.

    5. Olhe a empresa como um todo, não só pelo DY e P/L.

    6. Compre sempre. Se a empresa é boa, aproveite as baixas. Você será recompensado no futuro.

    E você amigo investidor, tem mais alguma dica para montar uma carteira de dividendos?

    Um grande abraço!

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    16 comentários:

    1. Excelente post. Ficou faltando apenas informar que o investidor deve ficar atento às publicações dos resultados para que, com isso, possa acompanhar de perto o cresimento esperado.

      Carlos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Carlos! Obrigado pelo comentário. O acompanhamento dos resultados da empresa, sejam trimestrais ou anuais é de grande importância. Um grande abraço!

        Excluir
    2. Muito bom o post. Grande abraço meu caro.

      ResponderExcluir
    3. Minha carteira atualmente se compõe de 50% OIBR4, 15% BBAS3, 15% ELPL4 e 20% GFSA3... sim, Gafisa. Ela é o patinho feio da minha carteira e, depois de perder 40% do valor, começa agora a dar sinais de melhora. O que me atormenta é a situação imobiliária no Brasil. Uns falam que há bolha, outros não, e a situação é extremamente incerta para os próximos 2 anos.

      Para eu ficar mais tranquilo eu poderia liquidar minha posição nela e comprar VALE5, mas a grana nem dava pra comprar um lote e eu entraria no fracionário, de novo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Adriano,
        Tenho vontade de ter OIBR4 no futuro como forma de diversificação. Não gosto muito do setor de tele, mas acredito que, em nome da diversificação, está valendo.

        Para mim, não há nada mais precioso do que diverisifcar.

        A sua carteira me parece muito boa, com exceção da GFSA. Eu, no seu lugar, daria mais atenção a BBAS3 e, em segundo lugar, a ELPL4 que, ao meu ver, tende a se recuperar com os anos.
        Bom, você nunca pensou em CSNA3? Atualmente está bem barata com um DY razoável e vejo muita presença deste papel nos FIA de Dividendos. Bom é só uma sugestão...

        Bons investimentos.

        Alfredo

        Excluir
      2. Olá Adriano e Alfredo! Tudo bom? Particularmente a Gafisa (na verdade o setor da construção como um todo) me preocupa bastante. Se há bolha ou não é uma questão complexa, mas que os preços estão insustentáveis e as margens destas empresas caindo mais e mais isso é certo. Um grande abraço!

        Excluir
      3. Fundamentalmente a Residencial Rossi (RSID3) é a que está melhor no setor, mas os dividendos da construção civil sempre foram uma vergonha. Empresas mal administradas, alto índice de reinvestimento e baixas margens. Além do fanatismo sobre a bolha.

        Pra ser sincero mesmo, eu fui direto no último mandamento do Parisotto: "Escolha um azarão só por diversão".

        Já escolhi a minha égua, e vocês?

        Excluir
    4. Na verdade o Lírio tem 12 porque pelo tamanho do fundo que ele administra ele não pode ter 2. Mas ele disse que gostaria de ter só 2. É mais Buffetiano do que parece!

      abraços e parabéns pelo site meu caro.

      Helvécio.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Helvécio! Sim, o Lirio sempre diz isso. Acho que 12 empresas é um bom número. Um grande abraço!

        Excluir
    5. Excelente! Essa é a minha estratégia!

      Abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Investidor em Ação! Obrigado pelo comentário! Um grande abraço!

        Excluir
    6. Atualmente tenho BBAS3, ELPL4, PETR4. Tenho intenção de começar a investir em CSNA3, OIBR4 e ENBR3.

      2 de Elétrica.
      1 de Banco.
      1 de Petróleo.
      1 de Tele.
      1 de Siderurgia.

      Acho que vai ficar bem diversificado.

      Atenciosamente,

      Alfredo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Alfredo! O importante é diversificar, em empresas boas e em setores de crescimento. Um grande abraço!

        Excluir
    7. Fala RpA. Verifico também o pagamento constante de dividendos (ao longo dos anos) e pay out alto. Felicidades.

      Abraço.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Investidor Financeiro! Verificar o pagamento constante de dividendos é importante, porém este deve ser de preferencia crescente além de se olhar a empresa como um todo. Um grande abraço!

        Excluir