Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • Alocação de Ativos

    Como funciona a estratégia de alocação de ativos?

    A alocação de ativos é uma estratégia baseada principalmente na diversificação da carteira de investimentos, onde de acordo com os objetivos do investidor as porcentagens de classe de ativo irão variar, tudo isso com o intuito de diminuir a volatilidade da carteira e por consequência aumentar a segurança dos investimentos.

    Estudar e aplicar a alocação de ativos em sua carteira de investimentos é de extrema importância. Já pensou se você passa anos e anos investindo seu suado dinheiro para que algum problema nos ativos possa arruinar tudo? Tenho certeza que ninguém quer que isto aconteça.

    O famoso conselho para "não colocar todos os ovos em uma mesma cesta" resume bem os objetivos da alocação de ativos. Por exemplo: existem investidores que alocam 100% do seu patrimônio em ações. Eles podem ganhar dinheiro com essa estratégia? Claro que sim e desde que o mercado de ações tenha uma grande valorização. Porém, ao mesmo tempo estes investidores correm um grande risco, pois se o mercado de ações entrar em crise ele pode perder grande parte do seu patrimônio, o que seria algo desastroso.

    Mas como funciona na prática?

    Para aplicar a alocação de ativos em sua carteira de investimentos, a primeira coisa a se fazer é descobrir qual o seu perfil de risco e para isso uma pequena auto-avaliação torna-se necessária. Por exemplo: se você é jovem- teoricamente - pode correr mais riscos, pois se algo der errado e você perder uma parte considerável do seu patrimônio você ainda terá boa parte de sua vida para recuperar o dinheiro perdido. Assim, se perfil pode ser mais agressivo.

    Por outro lado, se você já está aposentado e não pode perder seu dinheiro (pois geralmente necessita manter um padrão de vida e tem uma família para manter) mas não quer deixar de aproveitar oportunidades de aumentar seu patrimônio, deverá optar por uma alocação de ativos mais conservadora.

    Alocação de Ativos para diferentes tipos de investidores

    Agora apresento alguns exemplos de alocação de ativos que irão se adaptar a cada perfil de investidor. É claro que estes exemplos não são estáticos e cada investidor poderá adaptá-los de acordo com suas necessidades.

    • Perfil Conservador

    - Renda Fixa: 60%
    - Fundos Imobiliários: 10%
    - Câmbio: 10%
    - Ações: 20%

    No perfil conservador de alocação de ativos, temos um predomínio de renda fixa, ou seja, de um investimento mais seguro, visando preservar ao máximo o patrimônio do investidor.

    • Perfil Moderado

    - Renda Fixa: 40%
    - Fundos Imobiliários: 10%
    - Câmbio: 10%
    - Ações: 40%

    No perfil moderado, temos um portfólio que não é muito agressivo, mas também não é exatamente conservador. 

    • Perfil Agressivo

    - Renda Fixa: 20%
    - Fundos Imobiliários: 10%
    - Câmbio: 10%
    - Ações: 60%

    Por fim, temos um perfil mais agressivo que é exatamente o contrário do portfólio conservador, dando prioridade à alocação em ações. Este arranjo - por ser mais agressivo - ao mesmo tempo que expõe mais o investidor às variações do mercado, pode trazer maiores lucros se o mercado de ações se valorizar.

    Evidente que para manter o perfil da carteira, regularmente os investimentos devem ser reavaliados e as quantidades (porcentagens) de cada ativo devem ser rebalaceadas.

    Quais as vantagens dessa estratégia?

    • Maior diversificação
    Quanto mais diversificada for sua carteira de investimentos, menor será o risco à que você será exposto.

    • Baixo custo
    Rebalanceando regularmente sua carteira você diminui os custos das transações e por consequência do seu investimento.

    • Disciplina
    Você define a periodicidade que fará aportes e que rebalanceará a sua carteira. Não importa se o período é mensal, trimestral ou anual, o importante é a disciplina do método.

    • Tranquilidade
    Quem utiliza a alocação de ativos como estratégia sabe muito bem que uma queda de -10% da Bolsa de Valores em um único dia não é motivo de preocupação. Como você estará investindo em vários ativos, e não apenas ações, esta queda na Bolsa pode ser bastante amenizada com o retorno de outros investimentos como a renda fixa ou os fundos imobiliários, por exemplo.

    PS. Eu conheci a estratégia de alocação de ativos através do eBook Alocação de Ativos do Henrique Carvalho, sendo resultado de mais de 4 anos de pesquisas do autor, sendo na minha opinião um material realmente muito bom. Se você quiser saber mais sobre esta fascinante estratégia de investimentos visite o site do autor clicando aqui.


    0 comentários:

    Postar um comentário