Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • Viver de Dividendos


    Como funciona o investimento em dividendos?

    A grande maioria das pessoas que pretendem entrar na bolsa (ou que já são investidores) tem em mente um único objetivo: querem alcançar a independência financeira e aproveitar uma aposentadoria tranquila, com tempo de sobra para se dedicarem aos seus hobbies sem ficarem presos aos seus trabalhos frustrantes. Todos desejam um merecido descanso e não querem se preocupar com o dinheiro.

    Bom, este mais parece um cenário que só é possível de ser atingido na vida de um grande empresário que conseguiu vender sua companhia por milhões ou de alguém que recebeu uma grande herança. Parece, mas não é. Ao longo deste artigo irei mostrar como é possível atingir a independência financeira e ter uma boa aposentadoria, mesmo não nascendo em um berço de ouro.

    O que são os dividendos

    Os dividendos são a parcela do lucro líquido de uma empresa que todo investidor tem direito. Afinal, você investiu seu dinheiro na empresa e tem direito a uma justa remuneração. Deste modo, periodicamente as empresas distribuem parte do seu lucro, depositando os dividendos diretamente na conta do investidor. A periodicidade de pagamento varia de empresa para empresa, podendo ser mensal, trimestral e anual e o valor pago varia de acordo com o lucro obtido e com as necessidades de investimento da empresa.

    Na bolsa de valores temos uma classe de ações conhecidas como boas pagadoras de dividendos, que compreendem aquelas que já tem suas operações funcionando "redondinhas" e necessitam de poucos investimentos internos, como as empresas de energia elétrica, as concessionárias de rodovias e as empresas de telefonia. Estas empresas já tem as rodovias, os cabeamentos de energia e as redes de telefonias prontas, sendo necessário apenas sua manutenção periódica. E por não necessitarem de grandes reinvestimentos nas suas operações, sobra mais dinheiro em caixa e estas empresas acabam conseguindo distribuir grande parte do seu lucro líquido para os investidores.

    Como funciona esta modalidade de investimento

    O investimento com foco em dividendos nada mais é que a geração de renda passiva (sem a necessidade de trabalho), obtida através da compra de boas empresas, com diferencial competitivo e crescimento recorrente visando o recebimento e reinvestimento sistemático de dividendos ao longo dos anos.

    E qual a mágica? Na verdade não existe mágica, nem almoço grátis: aqui observamos os efeitos dos juros compostos, que ao longo dos anos fazem com que o numero de ações (e de dividendos recebidos) cresçam exponencialmente, aumentando o patrimônio do investidor com o passar dos anos.

    Um aspecto importante deste investimento é que os dividendos são depositados isentos de imposto de renda. É um dinheiro que a própria companhia já pagou os impostos na fonte e você recebe de forma livre, sem ter que pagar mais impostos por isso.

    A vida real demonstra a efetividade desta modalidade de investimento

    O que tem em comum muitos dos grandes investidores que frequentemente são entrevistados pelos grandes portais financeiros? Muitos deles saíram do zero e foram comprando mês a mês suas ações, reinvestindo os dividendos na compra de mais ações, passando por crises, por euforias de mercado, focando sempre o longo prazo e hoje podem colher os frutos: suas ações compradas todos os meses ao longo dos anos hoje geram dividendos que chegam a ultrapassar a casa dos milhões. E repito: a grande maioria destes investidores eram simples funcionários que utilizavam uma parcela de seus salários para investir na bolsa.

    É claro que estes resultados não aparecem da noite para o dia e nem tudo são flores. É necessário foco, paciência e persistência. Foco, para não se desviar do seu objetivo que é o investimento no longo prazo para se atingir a independência financeira. Paciência, pois os resultados são obtidos com o reinvestimento constante dos dividendos recebidos e persistência para passar pelas crises e seguir em frente.

    Quando você começar a investir descobrirá que os dividendos são o melhor funcionário que você já teve, pois geram renda sem que você tenha que trabalhar ou dar qualquer tipo de ordem. E o melhor, sem a necessidade de vender suas ações. Isso mesmo: você mantém suas ações (seu patrimônio) e recebe os dividendos.

    Agora é com você!

    Infelizmente não podemos contar com a aposentadoria recebida do governo. Se hoje já está difícil, imagine como serão os requisitos para se aposentar daqui a 20 ou 30 trinta anos, levando-se em conta o constante aumento da longevidade da população. Lembre-se: o futuro está logo ai e os dividendos estão prontos para trabalhar para você enquanto você aproveita sua tão merecida independência financeira. Invista, pois é possível atingir a independência financeira, basta dar o primeiro passo.

    Para saber mais sobre o investimento com foco em dividendos clique aqui.

    PS.: Quando eu comecei a investir em ações, confesso que estava fazendo de modo desordenado e sem foco. A técnica do investimento com foco em dividendos foi realmente algo fantástico que mudou por completo meu modo de investir, trazendo foco na independência financeira, tranquilidade nos investimentos, disciplina e principalmente, resultados práticos e boa rentabilidade anual.