Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 18 de março de 2013

    Como se tornar um agente autônomo de investimentos?


    Você sabe o que é um agente autônomo de investimentos? Neste post vamos entender quais suas funções e o que é necessário para exercer esta profissão.


    É muito comum de se observar blogueiros (como eu e tantos outros presentes na internet) se isentando da responsabilidade de dar dicas ou mesmo influenciar decisões de investimentos. Isso acontece porque a grande maioria daqueles que escrevem nos blogs (e novamente me incluo aqui) não são Agentes Autônomos de Investimentos, ou seja, não são profissionais habilitados para legalmente acessorar investimentos. A bem da verdade, legalmente nem os agentes certificados podem dar dicas de investimentos. Vamos então entender qual o trabalho destes profissionais.

    Afinal, o que é ser um corretor de valores?

    A função principal de um agente autônomo de investimentos é vender produtos de investimento e de preferência manter seu portfólio de clientes de forma a gerar comissões. Ele pode vender produtos de renda fixa, ações, mercado futuro etc.

    Um corretor de valores não tem salário fixo, nem ajuda de custos e seus rendimentos são retirados exclusivamente das comissões obtidas nas operações que serve como intermediário.

    Como ser um corretor de valores?

    Para ser tornar um agente autônomo de investimentos, a pessoa inicialmente deve passar na prova da ANCORD (Associação Nacional das Corretoras), obter a Certificação do Programa de Qualificação Operacional (PQO) da BM&FBovespa e posteriormente se "associar" à uma corretora para poder realizar as negociações. Hoje em dia muitas corretoras oferecem a possibilidade de ser montar representações (espécie de filiais) em diversas cidades para que o agente possa administrar sua própria carteira de clientes.

    A certificação/prova é realizada em São Paulo, na sede da ANCORD e o candidato deve acertar pelo menos 70% da prova (composta de 80 questões). Hoje existem inclusive cursos preparatórios para esta prova.


    Dá para ganhar dinheiro sendo um agente autônomo de investimentos?

    Como já foi escrito acima, o corretor de valores não tem salário fixo, então ele tem que "correr atrás do prejuízo", o que muitas vezes não é nada fácil. Para se ter sucesso nesta profissão, o individuo além de passar nas certificações exigidas deve possuir algumas qualidades:

    - Perfil de vendedor: o agente deve saber vender, se expressar com clareza, apresentar o produto, suas vantagens, desvantagens etc. pois frequentemente ele estará apresentando investimentos para pessoas que não conhecem nada do mercado e que tem muitas dúvidas.

    - Conhecer pessoas abastadas: você daria seu dinheiro para um desconhecido cuidar? Eu não. Então se você quer ser um corretor de valores, inicialmente deve conhecer pessoas com um bom poder aquisitivo e dispostas a confiar o dinheiro à você. Infelizmente, pouco dinheiro investido irá gerar poucas comissões e se você tem casa e família para cuidar, você precisará de uma boa renda em comissões.

    Se você quiser saber mais, clique aqui e conheça um dos últimos editais (de 2013) desta certificação.

    Maiores informações podem ser obtidas no site da ANCORD.


    E você amigo leitor, já é um agente autônomo de investimentos? Conte-nos sua experiência!

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    2 comentários:

    1. Fala RpA!

      Está aí uma certificação que tenho grande interesse em ter. Ainda não é hora de focar nisso, mas faz parte dos meus planos de independência financeira. Outra certificação bastante interessante é o de Gestor de Carteiras, visto que um agente autônomo não tem autorização para gerir carteiras de terceiros.

      Abraços.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Investidor de Risco! Não conhecia a certificação de Gestor de Carteiras. Vou pesquisar! Um abraço!

        Excluir