
Quando estamos em um cenário econômico como o que estamos vivendo atualmente, podemos observar um grande ciclo vicioso: os juros aumentam, a capacidade de investimento das empresas diminui (pois o crédito fica mais caro), a produção cai, as receitas também, o que leva ao desemprego e todos os outros efeitos que estamos observando no nosso dia a dia.
Ao mesmo tempo em que percebemos diversas empresas boas pagadoras de dividendos aparecendo como excelentes oportunidades de compra (visto que muitos investidores estrangeiros estão deixando nosso mercado e derrubando os preços) muitas dessas mesmas empresas tem diminuindo o montante pago em dividendos aos investidores. E por que isso acontece?

Deste modo, podemos observar que uma crise econômica influencia seus investimentos em dividendos ao apresentar ao mesmo tempo oportunidades de compra (que vão se refletir no médio e longo prazo) e uma diminuição no montante de dividendos pagos (que geralmente irá afetar apenas o curto e médio prazo). Concluímos assim, que este "percalço" relativo à diminuição da distribuição dos dividendos não deve assustar o investidor, que nestes tempos de crise deve tentar - por mais difícil que seja - manter a cabeça fria e não tomar decisões precipitadas.
E você leitor, como tem enfrentado a crise? Comente! Todos nós aprendemos!

Parabéns Rafael por mais um excelente post!. E nesses momentos que há a transferência de riqueza de mãos.
ResponderExcluirIgomes! Obrigado pelo comentário e pela audiência! Um grande abraço!
ExcluirÓtimo Post, comecei a investir em outubro desse ano, e acho que foi um prato cheio com a depreciação do valor das ações de algumas empresas, como dizem crise pra uns, lucro para outros, e minha carteira só engorda! Invisto pensando no longo prazo! Abraços!
ResponderExcluirObrigado Fernando! Sucesso em seus investimentos! Um grande abraço!
Excluir