Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 30 de novembro de 2015

    O que é a Curva de Laffer?


    Em uma época em que o governo federal tenta de todas as maneiras aumentar sua arrecadação, sem fazer muito esforço para diminuir as despesas, uma equação muito interessante tem aparecido nos noticiários: a Curva de Laffer.





    A Curva de Laffer é uma equação econômica popularizada pelo economista americano Arthur Laffer, que foi um dos principais assessores do governo Ronald Reagan. O que parece complicado, esconde uma idéia simples e até óbvia, mas que os governantes do nosso país parecem esquecer.



    Arthut Laffer e sua "Curva"

    A equação de Laffer traça uma relação entre a carga tributária de um país e a sua arrecadação total. Vejamos: uma taxa de juros zero, produz arrecadação zero (visto que nada é cobrado), enquanto que uma carga tributária de 100% levaria ao mesmo resultado - zero de arrecadação - visto que se o governo cobrasse 100% de impostos de todo o seu trabalho, qual seria a sua motivação para trabalhar? Para Arthur Laffer, deve existir uma taxa de equilíbrio, que segundo estudos gira em torno de 33%. Este é o ponto máximo para a elevação da carga tributária, pois segundo a equação, a partir deste ponto a arrecadação começa a recuar.

     Alcance sua independência financeira!Estima-se que a carga tributária atual no Brasil está em aproximadamente 35,7%. Isso quer dizer que de tudo o que você ganha com seu trabalho, 35,7% vai para os bolsos do governo. Com essa situação, o que vemos hoje em nosso país? Desemprego, diminuição do consumo, dos investimentos internos e por consequência uma diminuição acentuada da arrecadação do governo, que quer resolver este problema aumentando ainda mais os impostos!

    Felizmente, o contrário também é verdadeiro: se o governo entendesse que uma carga tributária menor deixaria mais recursos nas mãos das empresas e da população, teríamos mais empregos, mais consumo e maior arrecadação para o governo, ou seja, crescimento econômico.

    Para deixar o assunto ainda mais claro, recomendo que você assista o vídeo abaixo, onde a Curva de Laffer é explicada:



    E você leitor, qual a sua opinião acerca desta equação/teoria? Deixe sua opinião! Aqui todos aprendemos!



    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    0 comentários:

    Postar um comentário