Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 6 de março de 2013

    Série Grandes Investidores: Jorge Paulo Lemann


    Eike Batista e Antonio Ermírio de Morais são conhecidos bilionários brasileiros. A despeito disso, o nome do investidor Jorge Paulo Lemann ganhou espaço na mídia nos últimos meses. Quem é ele? De onde vem sua fortuna? É isso que vamos descobrir neste post.


    Como uma continuação do meu último post (As pessoas mais ricas do mundo em 2013), hoje vamos conhecer um investidor pouco conhecido do grande público que nos últimos anos - e em parceria com sócios estratégicos  - realizou a aquisição de importantes marcas e empresas, solidificando e fazendo crescer mais e mais uma fortuna que já chega à quase 18 bilhões de dólares.


    Filho de imigrantes suíços, Jorge Paulo Lemann tem 73 anos, é casado, pai de cinco filhos e adora jogar tênis.  Desde 2004 é citado no ranking da Forbes, mas é a primeira vez que figura como o mais rico do Brasil e o 33º do mundo. Devido à sua origem, a Forbes ainda o considera um banqueiro.

    Trajetória

    Formado em Harvard, começou sua carreira como estagiário no banco Credit Suisse. Na década de 70, fundou juntamente com alguns sócios o Banco Garantia, instituição que acabou sendo vendida alguns anos depois para o próprio Credit Suisse.

    No final da década 80, Lemann comprou a claudicante cervejaria Brahma que se tornou a Ambev. Em 2004 uniu as operações desta última com à da belga Interbrew, originando a Inbev. Já em 2008, ele e seus sócios adquiriram a americana Anheuser-Bush, proprietária da marca Budweiser. Este negócio acabou por crir a maior cervejaria do mundo, a AB Inbev, com cerca de 200 marcas em seu portfólio.

    Em 2010, novas aquisições foram realizadas. Junto com seus sócios da 3G Capital (Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira) adquiriu a gigante Burger King por 3,3 bilhões de dólares.

    Em 2013, Lemann novamente volta às manchetes, pois além de ser considerado o homem mais rico do Brasil e o 33º do mundo, ele anunciou a compra da Heinz, em conjunto com nada mais nada, menos que Warren Buffett, o mítico investidor norte americano, em uma negociação estimada em cerca de 23 bilhões de dólares.

    Lições

    Estas são algumas lições que Lemann apresenta àqueles que buscam o sucesso como investidores e/ou empresários:

    1. Saia da sua zona de conforto: Lemann saiu de uma vida confortável em Copacabana para estudar em Harvard, onde os padrões rígidos e rotina não eram nada fáceis. Esta mudança "da água para o vinho" fez com que ele criasse uma nova mentalidade.

    2. Desenvolva um pensamento metódico/sistemático: crie uma mentalidade sistemática. Identifique os problemas e use sua criatividade e experiência para resolvê-lo de maneira eficiente.

    3. Tenha sonhos grandes:

    “Ter um sonho grande dá o mesmo trabalho que ter um sonho pequeno”.
    Jorge Paulo Lemann

    4. Escolha as pessoas certas: procure sempre conviver com pessoas que possuem a mesma mentalidade e ideais que os seus. Esta mentalidade vale também para o momento de encontrar sócios. Se você quer crescer, procure pessoas que também desejem ardentemente crescer.

    5. Tenha idéias para o longo prazo: o pensamento de curto prazo geralmente leva à inconstância e incoerência.

    6. Busque o simples: segundo Lemann, as melhores teorias são as mais simples.

    7. Valorize a ética e a meritocracia: valorize os melhores colaboradores, premiando-os de acordo com seu sucesso.

    8. Assuma riscos: segundo Lemann, esta lição ele aprendeu nas praias pois se não tivesse assumido riscos, nunca teria aprendido à surfar. Deste modo quem quer estabilidade, deve se contentar com as pequenas ondas, divididas com a multidão da praia.


    Um grande abraço à todos!

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net
    Créditos dos dados:
    http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/quem-e-jorge-paulo-lemann-o-novo-homem-mais-rico-do-pais
    http://empreendedoresdesucesso.com/8-licoes-que-jorge-lemann-aprendeu-em-harvard/
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    6 comentários:

    1. Espetacular: "Ter um sonho grande dá o mesmo trabalho que ter um sonho pequeno".

      Eu gosto muito destas frases de efeito. Ao mesmo tempo que nos fazem pensar, nos estimulam a andar pra frente.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anonimo! A frase é muito boa mesmo. Um grande abraço!

        Excluir
    2. Sensacional, essa frase é tudo.

      ResponderExcluir