Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 14 de outubro de 2015

    Como a crise econômica afeta o investimento em dividendos?

    O ano de 2015 - mais que os anteriores - tem sido um carrasco com os investidores da bolsa, sendo que muita gente tem amargado grande desvalorização em seus investimentos. Para os investidores com foco em dividendos, este cenário econômico tem seus prós e contras, como iremos entender neste post.


    Quando estamos em um cenário econômico como o que estamos vivendo atualmente, podemos observar um grande ciclo vicioso: os juros aumentam, a capacidade de investimento das empresas diminui (pois o crédito fica mais caro), a produção cai, as receitas também, o que leva ao desemprego e todos os outros efeitos que estamos observando no nosso dia a dia.

    Ao mesmo tempo em que percebemos diversas empresas boas pagadoras de dividendos aparecendo como excelentes oportunidades de compra (visto que muitos investidores estrangeiros estão deixando nosso mercado e derrubando os preços) muitas dessas mesmas empresas tem diminuindo o montante pago em dividendos aos investidores. E por que isso acontece?

    http://hotmart.net.br/show.html?a=R168355REste é sinal de um ajuste (coisa que o nosso governo já deveria ter feito há muito tempo) de modo a equilibrar as contas e se preparar para tempos difíceis. É evidente que uma queda nas receitas, pode acabar levando a uma queda nos lucros e por consequência, os valores que seriam distribuídos como dividendos e/ou juros sob o capital próprio acabam sofrendo um corte para que o caixa da empresa possa se equilibrar. Este é um movimento natural e que de maneira alguma transforma uma empresa boa pagadora de dividendos em um "mico" da bolsa. A tendência é que com a melhora do cenário econômico os dividendos voltem a patamares mais elevados.

    Deste modo, podemos observar que uma crise econômica influencia seus investimentos em dividendos ao apresentar ao mesmo tempo oportunidades de compra (que vão se refletir no médio e longo prazo) e uma diminuição no montante de dividendos pagos (que geralmente irá afetar apenas o curto e médio prazo). Concluímos assim, que este "percalço" relativo à diminuição da distribuição dos dividendos não deve assustar o investidor, que nestes tempos de crise deve tentar - por mais difícil que seja - manter a cabeça fria e não tomar decisões precipitadas.

    E você leitor, como tem enfrentado a crise? Comente! Todos nós aprendemos!
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    4 comentários:

    1. Parabéns Rafael por mais um excelente post!. E nesses momentos que há a transferência de riqueza de mãos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Igomes! Obrigado pelo comentário e pela audiência! Um grande abraço!

        Excluir
    2. Ótimo Post, comecei a investir em outubro desse ano, e acho que foi um prato cheio com a depreciação do valor das ações de algumas empresas, como dizem crise pra uns, lucro para outros, e minha carteira só engorda! Invisto pensando no longo prazo! Abraços!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado Fernando! Sucesso em seus investimentos! Um grande abraço!

        Excluir