Mais um mês chegou ao fim e é hora de apresentar os números da carteira Rico por Acaso. Então, vamos aos resultados!
Março
O mês de março foi novamente turbulento para a bolsa de valores, principalmente devido ao cenário externo que ainda está bastante conturbado. Infelizmente, tudo é motivo para pânico.
A "bola" da vez é o Chipe, uma pequena ilha do mar mediterrâneo com uma população de aproximadamente um milhão e cem mil habitantes. Mas porque um país tão pequeno e que aparentemente pouco influi economicamente no mundo "bagunçou" a vida dos investidores? Apesar de aparentemente ser um país com pouca influência econômica, o Chipre é um paraíso fiscal e lá se encontra muito (muito mesmo!) dinheiro de investidores russos e a partir destes dados já podemos entender a extensão da influência do Chipre na economia. Medidas estão sendo tomadas (como a taxação da poupança dos habitantes daquela ilha) e o mundo espera que mais esse "fogo" possa ser apagado.
O iBovespa terminou o mês com uma desvalorização de 1,87% - aos 56.352 pontos - e fechou o primeiro trimestre de 2013 com uma perda de 7,55%. Que fique registrado que este foi o pior trimestre dos últimos 18 anos.
Por outro lado, a carteira Rico por Acaso fechou o mês com uma valorização de 2,51%. O ano de 2013 ainda está negativo, o que é um reflexo do estrago que a Eletropaulo ainda trouxe para a carteira no mês de janeiro.
Proventos recebidos
Recebi no mês de março proventos (dividendos e juros sobre o capital próprio) das seguintes empresas:
- Cemig
- Banco do Brasil
- Eternit
- Cielo
- Ambev
Todos os valores foram reinvestidos na carteira.
Compras
Comprei no mês de março ações da Vale, aproveitando a queda que o papel vem apresentando no ano.
Dados fundamentalistas
No mês de março praticamente todos os balanços (do ano de 2012 e do 4T2012) da empresas que compõem a carteira Rico por Acaso foram apresentados e isso se refletiu nas rentabilidades.
A Vale apresentou um prejuízo - que já era esperado pelo mercado - e que foi resultado principalmente de ajustes fiscais que eu acredito que irão se refletir positivamente no futuro. O papel vem sofrendo, mas acredito que esse cenário é temporário.
A Cemig, apesar de todo o barulho causado pela revisão tarifária (saiba mais clicando aqui) ainda conseguiu terminar o mês no positivo.
A Grendene foi o grande destaque do mês, com uma rentabilidade de 17,50% e um ganho acumulado de 30,32% no ano. Alguns especialistas já temem uma correção no papel, pois acreditam que a empresa não conseguirá manter a mesma taxa de crescimento nos próximos anos. Se você quiser saber mais sobre a companhia, não deixe de ler a análise do blog Rico por Acaso clicando aqui.
Composição da carteira
Abril
Como já havia escrito em fevereiro, acredito que esta composição da carteira será mantida para o ano de 2013, ao menos que apareça algo que justifique alguma mudança. Deste modo, o movimento no mês de abril será de reforço das posições já existentes.
Um grande abraço a todos e um excelente mês de abril com grandes investimentos!
“A chave para investir não é avaliar quanto uma indústria afetará a sociedade, ou quanto ela vai crescer, mas sim determinar a vantagem competitiva de qualquer empresa e, acima de tudo, a duração dessa vantagem” – Warren Buffett
Boa Rafael, sempre espero seu primeiro post mensal para comparar com o que estou pensando...
ResponderExcluirBom, logo de cara já temos algo em comum que é comprar VALE5...ahahhaah
Agora vou ser sincero..esse mês vou inaugurar uma ação na carteira com foco de crescimento e reforçar outra ação que já tenho em carteira...
Friamente mesmo..sei que é sua opinião pessoal e tenho consciência que a escolha é minha para a compra, mas seu palpite para as minhas dúvidas:
Entro em Ambev ou CCR? Futuramente vou ter as duas mas em qual vc entraria primeiro?
Da carteira que tenho vc reforçaria Banco do Brasil ou Vivo?
Valeu cara!
Olá Bchieregatti, sinceramente todas estas ações compõem meu portfólio e se pudesse reforçaria todas. Um abraço!
ExcluirPois é..foi o que eu fiz...LOL...
ExcluirRafael, agora que reparei, no seu gráfico de pizza, tá faltando a legenda de um pedaço...dos 7% em verde do lado da parte em azul de BBAS3, tá faltando Ambev na lista..é ela msm?
Valeu!
Bchieregatti, cometi um erro na hora de "cortar" o gráfico e sim é a AMBEV. Um abraço!
ExcluirOlá, parabéns pelo Blog, pelo post e principalmente pela carteira e rentabilidades.
ResponderExcluirNossas carteiras são diferentes mas com algumas empresas em comum. Infelizmente meu rendimento está muito longe do seu.
Abraços,
Blog Economicamente Incorreto
http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br
Olá Economicamente Incorreto! Obrigado pela visita. Sucesso em seu blog! Um abraço!
ExcluirSó um dúvida, em vez de VALE5 não seria melhor VALE3? VALE5 não tem Tag Along.
ResponderExcluirOlá! Esta escolha foi devido à liquidez do papel. Um abraço!
ExcluirE liquidez faz diferença viu...sobretudo no fracionário...vc comprou Grendene no fracionário Rafael?
ExcluirSim Bchieregatti, tenho comprado no fracionário.
Excluir