Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 4 de abril de 2011

    Grafista ou Fundamentalista ???

    Como tudo na vida, quando iniciamos um projeto importante - como o de investir na Bolsa de Valores - devemos tomar uma posição - fazer um planejamento - de qual caminho seguir. Na Bolsa existem dois caminhos básicos a seguir e recomendo que você escolha um destes para nortear seus investimentos e não ficar indeciso a respeito da onde colocar seu dinheiro - situação muito comum para quem está iniciando nos investimentos.

    Na Bolsa de Valores você pode se portar como um investidor Grafista ou Fundamentalista. Pois bem, vamos lá para as explicações!

    • O investidor grafista é aquele que pensa no curto prazo, ou seja, compra hoje - barato - para vender amanha ou daqui a uma semana por um valor mais alto e, claro, registrar lucro. Para este tipo de investidor não interessa se a ação ou a empresa mostra a possibilidade de grande crescimento ao longo prazo. O grafista observa gráficos (lógico!) do comportamento da ação em um prazo que varia de 40 pregões até a variação semanal da mesma e com base no valor e preço médio da ação realiza suas compras e vendas. Vamos a um exemplo:



    Neste gráfico vemos a evolução das ações da Petrobras (PETR4) em um intervalo que vai de novembro de 2010 ao inicio de abril de 2011. Nele podemos observar duas linhas, sendo a vermelha a média do valor da ação e a azul o valor apresentado pela mesma nos pregões. Assim quando estas linhas se cruzam  em um patamar inferior do gráfico (como em 1) - de forma simplista - significa para o investidor grafista que é hora de comprar (pois a ação ficou barata) e quando as linhas se cruzam novamente em um patamar superior (como em 2) significa que a ação subiu de valor e pode começar a cair e então é hora de registrar o lucro e vender os papéis. 
    Quando eu disse que a ação poderia cair, eu gostaria de frisar que poderia, porque também poderia continuar subindo, assim como quando disse que era hora de comprar, pois a ação esta barata, a ação poderia continuar com uma tendência de baixa de preços. Os gráficos são uma análise do mercado, porém não são necessariamente uma tendência e para operar na bolsa através de gráficos é necessário sempre um estudo do mercado para não cometer erros. 
    Portando, para o investidor grafista o que importa é o curto prazo, o lucro certo.


    • Já o investidor fundamentalista (nada tem a ver com homens-bomba rsrsrs) é aquele que faz um estudo dos fundamentos econômicos da empresa que deseja investir, ou seja, estuda seu modelo coorporativo, sua direção, o mercado futuro, para através deste estudo tentar obter uma imagem desta empresa daqui a cinco ou dez anos, pois o investidor fundamentalista é aquele que compra ações e as mantém por um longo prazo, objetivando a valorização futura da empresa e o ganho de dividendos.

    Um exemplo clássico de investidor fundamentalista é o multi-milionário americano Warren Buffet, que sempre realiza a compra de ações de empresas como a Coca-Cola, que já existiam quando ele nasceu e continuarão existindo por muito tempo, pois é um produto único, que não pode ser copiado e a possibilidade de a empresa falir é muito pequena.  
    Algo parecido - mas nem tanto - podemos observar por exemplo na Petrobras, pois é uma empresa grande, que possui quase que um monopólio na exploração do petróleo e seus derivados no Brasil e a tendência do uso do petróleo no Brasil e no mundo será sempre crescente. Portanto a possibilidade desta empresa falir também é pequena. 
    Segundo o próprio Warren Buffet já disse, o investidor fundamentalista deve investir em empresas "que até um idiota possa gerenciar, pois algum dia um idiota irá gerenciá-la".
    Podemos concluir que investimentos de curto prazo, com base em gráficos, deve ser a escolha daqueles investidores que tem tempo hábil de estudar e ficar acompanhando o mercado, procurando oportunidades. 
    Já pra aqueles investidores que não podem ficar o dia inteiro olhando o mercado, devem se ater a empresas com bons fundamentos à longo prazo e portanto - as análises fundamentalistas.
    Eu, como não tendo todo o tempo necessário para acompanhar o mercado, optei por uma carteira de longo prazo, baseada em empresas sólidas e que geram bons dividendos. Um ótimo site - gratuito - sobre análise fundamentalista é o: http://www.fundamentus.com.br .
    Já sobre os dividendos iremos conversar em nosso próximo post.

    Um abraço a todos e fiquem a vontade para comentar! Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    2 comentários:

    1. Márcio, sei que existem por aí inúmeros cursos para pessoas que desejam iniciar seus investimentos na Bolsa, que dicas você teria sobre esses cursos, vale a pena? É melhor fazer um curso presencial ou um desses cursos OnLine?

      ResponderExcluir
    2. URSO, se você tiver oportunidade de fazer alguns destes cursos não deixe de fazer. Existem alguns de introdução à Bolsa, que geralmente duram um dia e são gratuitos (promovidos normalmente por corretoras) e existem cursos que duram geralmente uma semana que são mais específicos e normalmente são pagos. Eu já fiz alguns gratuitos e digo que sempre aprendi algo a mais, nunca sai sem aprender algo novo. Os cursos online eu nunca fiz, mas como disse, acredito que conhecimento nunca é demais. Um abraço e obrigado pelos comentários! Rafael

      ResponderExcluir