Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • domingo, 24 de abril de 2011

    Custo de Oportunidade

    Um dos conceitos mais recorrentes nos livros e cursos de educação financeira é o custo de oportunidade.

    Segundo a Wikipediacusto de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.

    Em termos claros, o custo de oportunidade, são os beneficios ou o custo financeiro decorrentes de uma decisão de compra ou do adiamento de um objeto. 
    Para exemplificar, podemos comparar a compra de um carro, por exemplo um Fiat Uno e um Ford Fusion. Os dois são carros, usam o mesmo combustível e claro, levam a gente para o mesmo local - porém com diferenças marcantes de conforto. A questão aqui é: o primeiro carro, o Uno, custa pelo menos  a metade do Fusion. Consequentemente o dinheiro investido é menor, os impostos a serem pagos são menores, a manutenção é mais barata. Assim, temos dois carros com teoricamente a mesma função - ou seja - andar e levar você ao seu destino e com custo de manutenção muito diferentes. 
    Portanto, quando se tem o dinheiro para comprar um Fusion e se adquire um Uno, a diferença entre o preço dos dois, impostos, manutenção etc. renderia mais em um investimento do que na posse do carro mais caro, que se tornaria um passivo, um gerador de despesas para seu dono.
    Um livro muito interessante - e difícil de ser achado - é o "O Milionário Mora ao Lado" dos autores STANLEY E DANKO e publicado pela editora MANOLE. Estes autores fizeram uma extensa pesquisa nos Estados Unidos e descobriram que a grande maioria dos milionários americanos não moram em mansões situadas em bairros chiques e sim em bairros médios e em casa modestas. Possuem carros médios  e não se vestem com roupas caras e de marcas. Ele tem conhecem o CUSTO DE OPORTUNIDADE!
    Ao invés de gerar passivos, ou seja, pagar altos impostos de moradia, carro ou ostentar roupas caras eles compram casas e carros que atendem a sua necessidade, sem ostentação e desperdicio e investem a diferença para gerar mais ativos e aumentar sua fortuna.
    Fica a dica para o leitor do blog pensar, você tem utilizado o custo de oportunidade em sua vida?
    Um abraço a todos e um ótimo início de semana!
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Um comentário: