O primeiro mandamento dos já famosos 10 mandamentos do mega investidor Lirio Parisotto diz: Não perca tempo com Ofertas Publicas de Ações.
Esse é um conselho ao meu ver muito importante e ao longo deste post vamos entender um pouco sobre o que são os IPO`s e porque você deve ter atenção redobrada ao investir neles.
O IPO (sigla em inglês para Oferta Publica de Ações) nada mais é que a primeira oferta de ações realizada por uma empresa que está abrindo o capital na bolsa. Salvo algumas exceções, as empresas que "entram" na bolsa são desconhecidas do grande público e realizam a abertura de capital para conseguir mais dinheiro para investir no negócio.
Como qualquer investimento na bolsa, trata-se de uma operação de risco, pois como a empresa está "estreiando" na bolsa muitas dúvidas existem. Assim os IPO`s geralmente são operações de alto risco. Este grande risco está ligado principalmente ao valor em que as ações estão sendo ofertadas inicialmente. Este valor inicial é obtido através de um estudo realizado pelo banco (ou bancos) escolhidos para organizar a oferta pública. Após diversos estudos, chega-se a um valor que teoricamente representa o valor ideal do papel.
Ai mora o perigo...
Vejamos o caso do Facebook: seu IPO foi altamente noticiado e valorizado. Na última semana o papel atingiu o valor minimo de US$ 19,05 amargando uma queda de 50% sobre o preço inicial da oferta que foi de US$ 38,00. Trocando em miúdos: o investidor comprou a 38 dólares cada ação e hoje, apenas 3 meses após o IPO cada ação vale 19 dólares. Imagino a cara de quem comprou estas ações... Seria o velho conto das .COM? Talvez.
Fato é que o investidor que compra ações em IPO ajuda a patrocinar esta operação e corre sérios riscos. É claro que nem todos os IPO`s dão errado. As ações da Arezzo lançadas em 2011 se valorizaram cerca de 30% até abril de 2012. Porém, dando outro exemplo, as ações do Magazine Luiza que figuraram como outra "queridinha" dos IPO`s em 2011 amarga uma queda de 15,6% nos últimos 12 meses segundo dados do site Fundamentus.
Dá para ganhar dinheiro e até ficar rico com IPO`s? Com certeza, desde que se escolha a ação certa e se tenha bastante dinheiro para investir. Mas sabemos que não é nada fácil escolher a "tal ação"...Como escrevi acima, geralmente temos uma empresa desconhecida com um futuro não sabido.
Assim, com os IPO`s você tem uma grande chance de perder tudo e também de ganhar muito dinheiro. Na dúvida: FIQUE FORA!
Investir em empresas com histórico de resultados e com um preço justo teoricamente determinado pelo mercado com toda certeza é mais seguro que entrar na loteria das ofertas públicas.
E você leitor, já entrou em alguma Oferta Publica de Ações? Conte-nos sua experiência!
Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/
É mais sensato o investidor esperar algum tempo após o IPO. Se a empresa provou que é boa, é só comprar mais ações. Se não, ele escolhe outras.
ResponderExcluirAbraços
Ola Além da Poupança! A prudência é sempre uma boa amiga. Um grande abraço!
ExcluirÉ uma questao muito complicada, realmente o IPO é pagar o pato, mas se voce conhecer o historico da empresa vale a pena, ganheio algum dinheiro no IPO da Bovespa, mas era uma época só de alta, todo mundo comprando e comprando, hoje acho que nao participaria de nenhum, porem ano que vem tem um que gostarei de verificar é o da Smiles, gosto da empresa.
ResponderExcluirAbraço meu caro.
Olá Rudi! Não diria que IPO's são "pagar o pato" pois nem todos são sinônimos de prejuízos. Porém devemos sempre ficar atentos para fazermos boas escolhas. Um abraço!
ExcluirÉ... IPO é um caso complicado! Só faltou o Rafael citar a matéria do Infomoney de 15/08/2012 sobre IPOs naufragados. Acho que a legislação deveria proteger o pequeno investidor destas arapucas.
ResponderExcluirConfiram:
http://www.infomoney.com.br/onde-investir/acoes/noticia/2527057/Empresas-lucram-com-IPO-naufragado-prejuizo-dos-minoritarios
Olá Adriano! Excelente complemento esta matéria do Infomoney! Muito obrigado!
ExcluirRpA,
ResponderExcluirNunca entrei num IPO, acredito ser um tiro no escuro.
Em regra a chance de prejuízo é maior que a de lucro.
Abraço!
Olá Jônatas! Obrigado pela participação! Um grande abraço!
ExcluirEsse conselho com certeza eu sigo !!!
ResponderExcluirAbraços