Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

    Acompanhamento de carteira: Janeiro / 2013


    Janeiro começou bastante animador, porém durante o mês o mercado de ações apresentou muita volatilidade (o que já era esperado) fazendo o iBovespa (e a carteira Rico por Acaso) terminarem o mês no vermelho.

    Como já escrevi, o mês de janeiro começou apresentando ganhos e acabou terminando no negativo, tanto para o índice Bovespa como para a carteira Rico por Acaso. O ibovespa findou o mês com uma perda de 1,95% aos 59.761 pontos. A carteira Rico por Acaso fechou o mês negativa em 4,33%, sendo este o resultado da queda da cotação de boa parte das ações da carteira.

    Empresas como: Banco do Brasil, Vale, Cemig e Cielo contribuíram para as perdas, mas novamente quem mais contribuiu foi a Eletropaulo. Apesar de em dezembro ter apresentado ganhos fantásticos (na ordem de 25%), as ações da elétrica perderam 18,75% em janeiro.  Por outro lado, CCR, Vivo e Eternit apresentaram ganhos e evitaram que a carteira perdesse mais durante o mês.

    Sai Coelce...

    Em janeiro realizei uma importante mudança na carteira: vendi minha posição em Coelce. A princípio pode parecer um decisão no mínimo insensata, pois a Coelce é uma excelente pagadora de dividendos, apresenta crescimento recorrente, está presente em uma região em franco crescimento - enfim - para mim (e para muitos) uma excelente empresa.

    Acontece que já se faziam 2 meses que eu tentava comprar COCE5 no fracionário e simplesmente não conseguia visto que a quantidade de negócios se apresenta muito baixa. Outra situação que auxiliou nesta tomada de decisão foi o boato que a empresa pretende fechar o capital. Em comunicado recente, a Coelce não confirmou (mas também não desmentiu) essa possibilidade e anunciou que pretende capitar dinheiro no mercado, que pode (na minha opinião) ser utilizado para este fim (fechamento do capital).

    Desse modo cheguei à algumas conclusões:

    1ª - Se está difícil para comprar, se uma hora for necessário será difícil para vender. A intenção do longo prazo é não vender as ações e formar patrimônio, mas a liquidez não deve ser deixada de lado. Portanto, essa baixa liquidez acabou se tornando o primeiro ponto negativo da ação.

    2ª - Já diz o ditado "que onde tem fumaça tem fogo". Acredito na possibilidade do fechamento do capital da empresa e se ela tem essa intenção posso deduzir que ela não quer dividir seus lucros com outros acionistas (muito menos com os minoritários). Assim, se eu (e meu dinheiro) não são importantes para a empresa, é melhor eu não ser sócio.

    Concluindo: É uma boa empresa? Sim. Mas para mim não deu mais.

    Entra Cielo e CCR

    Em janeiro acabei comprando Cielo e CCR. A Cielo apresenta um P/L ainda dentro da média e bons números, tanto em crescimento, lucratividade etc...Apesar do governo já ter anunciado que pretende  focar na diminuição dos juros cobrados pelas operadoras de cartão, acredito que a empresa ainda tem uma boa possibilidade de crescimento para o futuro.

    A CCR tem um P/L alto (de empresa de crescimento) e foi exatamente com este foco que comprei este ativo. Sempre reafirmo que uma carteira de dividendos não deve ser 100% dividendos e sim apresentar um "mix" de empresas com foco em dividendos e crescimento. E é exatamente isto que tenho implementado na carteira há alguns meses. Além disto, CCR tem investido na diversificação da receita, o que ao meu ver pode ser bastante benéfico no futuro.

    Eletropaulo

    Não fosse a Eletropaulo, o resultado do mês teria sido bem melhor. Muitos leitores me perguntam o que fazer com a empresa e isto eu não posso dizer pois cada investidor deve analisar a empresa, entender seus prós e contras e decidir se quer ser sócio ou não. Nenhuma empresa é perfeita e se assim fosse, investir seria fácil e todos estaríamos ricos.

    Deve ficar claro que ela sempre foi uma empresa cheia de eventos não-recorrentes, ou seja, a grande distribuição de dividendos dos últimos 2-3 anos foi sempre potencializada pela distribuição de receitas advindas de outras fontes que não à distribuição de energia.   

    Os resultados (principalmente do 3T2012) foram ruins? Sim - com certeza - mas particularmente ainda acredito na empresa. É claro que ela tem que efetuar diversas mudanças operacionais para melhorar os resultados e já no release de resultados do 3º trimestre de 2012 ela já informou ao mercado que estaria realizando tais mudanças, resta saber se surtirão efeitos.

    Acredito que não devemos ficar com "achismos", mas tampouco tomar decisões precipitadas. Portanto, antes de tomar qualquer decisão acerca de vender o ativo vou esperar os próximos resultados (que saem no final de fevereiro) para ver qual caminho a empresa está tomando.


    Proventos recebidos

    Em janeiro recebi dividendos da Cemig, que já foram reinvestidos em mais ações da mesma empresa.

    Dados fundamentalistas


    Como se pode observar, exceto pela CCR (que entra na carteira com o foco de crescimento) todas as empresas continuam mantendo um P/L de acordo com meu planejamento e um DY% também adequado. Como ainda existe cerca indefinição em relação aos proventos da Eletropaulo, o DY de 27% deve ser desconsiderado.

    Composição da carteira


    Fevereiro

    Em fevereiro ainda pretendo adicionar uma ou duas empresas ao portfólio (uma de crescimento e outra de dividendos) as quais pretendo manter e focar até o final de 2013.

    Não vejo a adição de empresas de crescimento (com P/L alto e DY baixo - e por consequência "fora" do meu foco) como um desvio do meu planejamento. Uma proteção e diversificação maior da carteira Rico por Acaso torna-se necessária, mas ainda o foco será nas empresas boas pagadoras de dividendos.


    Conclusão

    O foco é o longo prazo e as quedas do curto prazo não devem ser vistas como um problema (muitas vezes são grandes oportunidades). Continuarei seguindo o planejamento, sempre de olho no futuro!

    "A melhor coisa que pode nos acontecer é uma boa companhia entrar em uma crise temporária. Nós queremos comprá-las quando elas estão na mesa de operação" - Warren Buffet

    Um grande abraço e um excelente mês de fevereiro para todos!
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    17 comentários:

    1. Acho que você escreveu ano de 2013 ao invés de 2012 quando falava da Eletropaulo.
      Você não teve um bom resultado, mas parabéns por seguir a estratégia.
      Tem muito chão pela frente para ficarmos ricos (sim eu também estou nessa).

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Realmente, eu queria falar 2012 ao invés de 2013. Já foi corrigido e muito obrigado por seu comentário!

        Excluir
    2. meu amigo esse mes entrem em multiplan só que ela não ira atender seus requisitos...

      ResponderExcluir
    3. Rafael, vc está mudando de estratégia. Lembro que seu foco era só DY.

      Agora falando de crescimento e até comprou CCRO?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Como escrevi neste mesmo post, não estou mudando a estratégia, ela continua focada em dividendos. Sé estou exercendo uma parte de minha estratégia (que há tempos venho falando) que se refere à diversificação (não exacerbada) e a montagem de um "mix" de setores e de empresas (de crescimento e dividendos). Além disso, basta observar que o "grosso" da carteira ainda está alocado em empresas boas pagadoras de dividendos. Obrigado por seu comentário e bons investimentos!

        Excluir
      2. Caro Rafael!

        Acho que houve uma mudança de postura, sim. Mas uma mudança para melhor. Não dava para ter apenas Vale, BB e elétricas. Agora sim há diversificação e a carteira não deixa de ser preocupada com dividendos. Abs!

        Excluir
      3. Olá Arthur! Obrigado pelo comentário. Olhando por este lado - sim - houve uma mudança de postura, mas como você mesmo frisou, sem a carteira deixar de ser direcionada para dividendos. Um grande abraço!

        Excluir
    4. Boa tarde,
      Sou novato no mundo dos investimentos e tenho uma dúvida meio ridícula mas é minha dúvida.
      Se caso a CEMIG não renovar a nova lei imposta pelo Governo,o que acontecera com as suas ações ? Será pagas pelo valor de mercado, sumiram, o que acontece nesse caso??
      Desculpa pela ignorância de conhecimento sobre o assunto mas tenho certeza que um dia foi duvida de todos.
      Obrigado e parabéns pelo excelente site !

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anônimo! Gosto da Cemig porque sua receita é bem diversificada. Ela possui operações em Minas, no Rio de Janeiro e até fora do país. Se a concessão de algumas usinas não for renovada, ela terá que devolver a operação ao governo, porém ela tem a vantagem de ter outras fontes de receita. Um grande abraço e obrigado pelo comentário. Obs.: Nenhuma pergunta é burra! Fique a vontade para perguntar!

        Excluir
    5. Rafael!!!
      gostaria de alugar minhas ações pois tenho elas ja faz + - uns 10 anos e não penso envender pois eu recebo um valor alto de dividendos e penso em completar minha aposentadoria que é daqui a 5 anos.
      segue minha carteira
      petr4 6.000 - vale5 10.000 - bbdc4 4.100 - elpl4 15.000
      cmig4 15.000 - geti3 10.000, minha corretora é do itau e eles não me falaram que não aluga ações oque poderia fazer e vantagem alugar????

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! A vantagem de alugar ações reside no fato de você ter a oportunidade de potencializar sua rentabilidade com grande segurança. Se esse é o seu desejo e sua corretora não presta o serviço, talvez no futuro tenha que procurar uma nova corretora. Um grande abraço!

        Excluir
    6. Rafael, muitos vão te criticar por ter adquirido CCRO3, liga não porque falar das decisões alheias feitas com dinheiro alheio é muito fácil!! Difícil é tomar decisões acertadas com o próprio dinheiro e não ficar se arrependendo depois.
      Eu, na sua posição, teria comprado HGTX3. Eu fico meio em dúvida se a Hering conseguirá manter todo esse ritmo de crescimento que ela apresentou nesses últimos 4 anos, pelo menos a empresa não tem dívida né!

      Pra finalizar minha carteira também tem espaço para mais um ativo, pois pretendo fechar com 8 ações. Atualmente, em ordem de participação, conto com: OIBR4, GRND3, GFSA3, BBAS3, BBPO11, ELPL4 e ELET6.
      Até semana passada duas candidatas se engalfinhavam pela minha atenção: WHRL4 e FJTA4, mas com o atual descontasso da PETR4 (mínima desde 2008) eu já fico entre 3...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Adriano! Já fui criticado por algumas escolhas e tenho certeza que esta não será a ultima vez que isso acontece, mas a partir do momento que divulgo a carteira estou me expondo e ficando suscetível à isto. Um grande abraço Adriano!

        Excluir
    7. Rafael, a eletropaulo também quase me derrubou. Não tem jeito, diversificar é o caminho.

      Abraços.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Gerente! Com certeza - diversificar é muito importante - e é exatamente isso que tenho feito. Já escrevi que não vejo uma "hiper diversificação" (20-30 empresas) como a resposta, mas uma diversificação de 10-12 empresas está de bom tamanho - na minha opinião. Um abraço!

        Excluir
    8. Me retirei da ELPL4 em Janeiro, acho que a empresa está entrando em pirueta no médio prazo, no longo, não posso dizer muita coisa.

      Só fique de olho nos próximos relatórios trimestrais.

      ps: tira o captcha

      uta!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Estagiário! Como escrevi para o curto prazo não acredito em uma recuperação tanto da cotação como dos números da empresa. O que espero é observar um movimento de mudança nos processos que me mostre que algo está sendo feito para melhorar os números da companhia e se não observar tais variáveis, também sairei do ativo. Um abraço!

        Excluir