Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • terça-feira, 29 de janeiro de 2013

    Como sair de férias sem entrar no vermelho


    Viajar é muito bom, pois nos desconecta do dia a dia e proporciona um aumento considerável de nosso conhecimento ao nos apresentar à novas culturas. Porém, muitas vezes uma viagem mal planejada pode nos levar à um grande endividamento e descontrole financeiro. Neste post trago algumas dicas para se planejar, economizar e não ter surpresas desagradáveis após seu período de descanso.



    Faça um planejamento

    O primeiro passo ao tomar à decisão de uma viagem é planejar. Tenha em mente (e no papel também!) o dia que pretende chegar e sair de seu destino, quanto pretende gastar, os passeios que deseja realizar, como pretende chegar ao local (carro/ônibus/avião). Realize este planejamento com pelo menos 6 meses de antecedência e se sua opção for por parcelar a viagem tente chegar no dia da viagem com todas as parcelas pagas.

    Pesquise bastante

    Apesar de organizarem passeios, traslados etc. as agências de viagem não são as únicas opções para comprar passagens e hospedagens. Vários sites na internet fazem pesquisas automáticas pelos melhores preços, tanto de passagens como de hotéis. Sites como Decolar.com, Submarino Viagens dentre outros podem ser de grande valia e ajudam o viajante a economizar bastante.

    Se sua opção for por comprar um pacote em uma agência de viagem, não se esqueça de pesquisar bastante a idoneidade da empresa, visto que frequentemente assistimos as pessoas serem deixadas na mão por algumas empresas.

    Além disso, ofertas relâmpago tem sido cada vez mais comuns, principalmente devido ao aumento da concorrência entre as empresas ou devido à baixa procura em alguns vôos . No final de 2012 e início de 2013 vi uma empresa oferecer por mais de uma vez passagens de ida e volta para Buenos Aires por R$ 225,00, um valor que muitas vezes não paga uma passagem de ônibus entre algumas cidades/capitais do Brasil.

    As milhas podem ajudar

    Grande parte das companhias de aviação tem programas de fidelidade associados à milhas adquiridas em outras viagens realizadas na companhia ou relacionadas à compras realizadas nos cartões de crédito. Existem pessoas que fazem uso frequente dos cartões de crédito e conseguem facilmente juntar uma boa quantidade de pontos nestes programas. Muitas companhias fazem promoções para troca antecipada de pontos por passagens e oferecem cada trecho (ida ou volta) por cerca de 2.000/3.000 pontos, o que é uma grande vantagem para quem tem cadastro nestes programas de fidelidade.

    Escolha bem a hospedagem

    Em sites especializados é fácil obter os melhores preços em hospedagem. Procure sempre reservar um hotel perto dos principais pontos turísticos do local onde você vai visitar, pois isto permite que você conheça diversos locais a pé sem a necessidade de gastar com táxis.

    Além disso, existe a opção dos albergues onde você pode conhecer pessoas de diversos locais do mundo e economizar ainda mais.

    Verifique os preços para a alta e baixa temporada

    Na baixa temporada você pode obter melhores preços tanto para passagens como para hotéis. Além disso, na baixa temporada os pontos turísticos estão com menos turistas, o que pode trazer uma melhor experiência de viagem.

    Evite marcar ida e volta para segunda e sexta-feiras

    Estes são os dias com maior demanda de passageiros e  vôos. As terças e quartas são os melhores dias para marcar as passagens pois são os dias com menor demanda.

    Evite o cartão de crédito nas viagens internacionais

    Não deixe de levar um ou dois cartões de crédito nas viagens internacionais, mas seu uso deve ser controlado e de preferência somente nas urgências, porque na ocasião do fechamento da fatura e conversão da moeda estrangeira o governo cobra um adicional de 6,38% de IOF o que pode encarecer bastante as compras efetuadas no exterior. Não se esqueça de solicitar a liberação de compras no país para onde irá viajar, pois se não fizer tal solicitação seu cartão provavelmente será bloqueado.

    Evite o uso do celular nas viagens internacionais

    O uso do roaming internacional é também um grande motivo para dor de cabeça nas viagens para o exterior. As taxas e tarifas cobradas são realmente abusivas. Prefira se comunicar pelas redes sociais, gratuitamente pelos Skype ou mesmo (se for necessário) compre créditos do Skype, pois assim as ligações ficarão muito mais baratas.

    Investimento e não despesa

    Acredito que uma viagem de férias deve ser encarada como um investimento e não como uma despesa. Apesar de financeiramente ser uma despesa, ela é um grande investimento na nossa qualidade de vida, pois permite descansar a mente e o corpo ao deixar a correria do dia a dia de lado, além de permitir nosso engrandecimento intelectual e cultural.

    Portanto - se puder - não deixe de viajar, mas não se esqueça sempre de planejar!

    E você amigo leitor, tem alguma dica para planejar as férias? Conte-nos sua experiência! Aqui todos aprendemos!


    Obs. Não estou recebendo nada de nenhum dos sites citados na matéria. Foram incluidos pois são aqueles que uso frequentemente e acredito que podem ser de grande valia para os leitores.

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    2 comentários:

    1. Boa, rico!

      Planejar é sempre a melhor saída... se considerarmos que todos viajam há anos e sabem mais ou menos quanto gastam, é relativamente fácil planejar a próxima vigem...

      se por exemplo o padrão é gastar, 3.600,00 na viagem, basta poupar 300,00 por mês para este fim e após 12 meses, as férias estarão garantidas, sem maiores problemas... não pode poupar 300,00 por mês? Então esta viagem de 3.600,00 está acima das possibilidades... é prudente baixar o valor para algo que caiba confortavelmente no bolso...

      se alguém está num ciclo de viajar para depois pagar (com certeza pagando mais caro), acredito firmemente que vale o sacrifício de não viajar nas próximas férias para quebrar este ciclo... faça a poupança primeiro e então um novo ciclo terá iniciado...

      Abraços.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Perfeito Investidor de Rico! A ideia de quebrar o ciclo de viajar e depois pagar é ótima! Obrigado por seu comentário! Um grande abraço!

        Excluir