Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 30 de julho de 2012

    A importância dos dividendos crescentes


    Escolher ações para montar uma carteira de investimentos não é nada fácil. Quando pensamos em uma carteira de dividendos não basta olharmos para o Dividend Yield e pronto. Um horizonte maior deve ser observado. Neste post iremos verificar a importância de se atentar para dividendos crescentes em uma ação.

    Para começar, um conceito deve estar latente em nossas mentes: não basta olhar somente o valor que a empresa está pagando em dividendos no atual momento. Devemos olhar seu P/L, seu crescimento recorrente (em cinco anos), o nível de endividamento etc...Além destes indicadores devemos procurar verificar o histórico de dividendos da empresa em que estamos desejando investir. 

    Bons dividendos hoje não significam bons dividendos no futuro

    Basta lembrarmos do caso da Eletropaulo. Ela pagou excelentes dividendos nos ultimos dois anos, porém para os próximos anos (acredito em um horizonte de 2 a 3 anos) esta distribuição não chegará perto do que foi pago anteriormente.

    Fato é que parte destes bons dividendos vieram de uma politica agressiva de distribuição de dividendos e outra parte veio de eventos não-recorrentes, como a venda de algumas empresas do grupo AES e o recebimento de parcelas devidas à empresa em questão. Portanto, foram eventos que não iriam se repetir no futuro.

    Não estou dizendo que a Eletropaulo não irá voltar a distribuir bons dividendos no futuro, mas não acredito nisso para o curto prazo.

    Um histórico de crescimento (ou manutenção) constante nos dividendos geralmente é um bom sinal

    Observar um bom histórico de dividendos crescentes (de pelo menos 5 anos) nos remete à um crescimento da empresa e à uma boa vantagem competitiva, mas deve ficar claro que o passado nem sempre se repete no futuro. O crescimento nos dividendos nos leva a uma forte tendência que deve sempre ser balizada por outros indicadores, visto que o crescimento nos dividendos pode ser "mascarado" por eventos não-recorrentes.

    Com alguns exemplos fica bem melhor...

    Como acredito que a prática é melhor que somente a teoria vamos analisar alguns exemplos:

    * Proventos de acordo com o ano de pagamento

    De acordo com o exemplo apresentado no gráfico, muitas empresas se não aumentaram seus dividendos pelo menos mantiveram os valores pagos em uma média o que não deixa de ser algo bom pois temos que lembrar e analisar que desde 2008 estamos sentido os efeitos de uma crise que afetou sobremaneira algumas empresas que dependem de ações no exterior para seus lucros. O caso da Ambev é emblemático, pois em 2011 houve um grande decréscimo na distribuição de dividendos.

    Amigo leitor, deste modo deve ficar claro o que já escrevi acima: a empresa deve ser vista como um todo e não somente pelo DY% ou pelo P/L. Olhando a empresa desta maneira, poderemos investir de forma cada vez mais acertada.

    Um grande abraço a todos!

    Créditos da imagem: www.freedigitalphotos.net
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    6 comentários:

    1. RPA...
      Bom, como hoje o valor de ELPL4 está quase igual ao de BBAS3 e gostaria que, ao menos, ela conseguisse pagar uns dividendos parecidos com BBAS3.
      Sei que uma coisa nada tem a ver com a outra, mas é só mesmo pensando no meu dinheiro investido (na hora errada) em ELPL4.

      Valeu!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Não posso prever quanto a ELPL4 irá pagar nas próximas distribuições de dividendos, mas acredito que possa ser mais do que o BBAS3 irá pagar. Um grande abraço!

        Excluir
    2. Crescimento de dividendos é muito mais importante do que os dividendos atuais. Excelente postagem.

      Abraços

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Além da Poupança! Obrigado pelo comentário e por acompanhar o blog! Um grande abraço!

        Excluir
    3. Caro Rafael!

      Gostei do tema e da abordagem. Seus posts são úteis. Obrigado! Abs!

      ResponderExcluir