Os últimos acontecimentos que afetaram o setor elétrico tem deixado muitos investidores de "cabelo em pé" e preocupados com seus investimentos. Mas analisando mais a fundo esta questão, será que não existe um lado bom em todas estas mudanças?
Estudos recentes nos trazem dados importantes: nos últimos 30 dias os blecautes cresceram 153% em comparação com o ano de 2011. Só neste ano já foram registrados 63 cortes. E nesta madrugada tivemos mais um exemplo destes cortes, o que acabou por atrapalhar a vida de milhões de pessoas na região nordeste. Os causas desses cortes são diversas, mas os principais são causados por problemas relacionados à natureza (chuvas, raios etc.) e por problemas de manutenção da linha.
Quem acompanha o setor elétrico observa que os investimentos em manutenção da rede não são pequenos, mas mesmo assim é podemos observar que ainda existem problemas e muitas vezes eles são graves.
Sem entrar no mérito das perdas financeiras as novas medidas tem um lado bom. Para a renovação das concessões, a Medida Provisória nº 579 exige uma maior eficiência em todo o processo que estas empresas estão envolvidas. Uma maior eficiência em toda cadeia, permite redução de custos e consequente aumento da margens. Com a tendência de aumento de consumo por todos os setores, estas melhorias podem gerar uma maior receita para as empresas permitindo uma maior geração de valor para o acionista do setor. Além disso, as adequações que serão necessárias deverão evitar ou pelo menos diminuir os recorrentes apagões que temos visto.
É claro que cada empresa é um caso isolado e elas deverão passar por um período de adaptações, mas como podemos verificar as mudanças já estão sendo implementadas. Um dado importante: um melhor serviço, por consequência, trará maior satisfação com a empresa, o que é muito positivo para todos.
Uma ótima semana a todos!
Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/
Quer saber o q vai acontecer? Vão cortar gastos em manutenção. É o q todo mundo faz, mas já viu as consequencias disso né....
ResponderExcluirCortar gastos não será uma opção, mas sim uma obrigação. Como já vimos também irão cortar o numero de trabalhadores, o que poderá influenciar os serviços. Fato é que as empresas terão que "rebolar" para entregar um serviço bom (no minimo) senão o governo vai cair em cima. Um grande abraço!
ExcluirContinuo em ELPL, triste, mas continuo...
ResponderExcluirOlá Rudi! Também continuo. Antes de tomar qualquer decisão acerca deste investimento vou aguardar pelo menos um exercício contábil. Eu ainda acho que seremos recompensados por manter este investimento. Um grande abraço!
ExcluirEu tambem acho tenho 15000 açoes da ELPL4 e não penso en vender
ResponderExcluirAi sim ein...rsrsrsrsrs
ExcluirNão sei o nome ao certo, mas não tem um tal índice que mede o fornecimento?
ResponderExcluirO que as empresas com altos índices tem a ver com isso?
Acho q não é desculpa...
Governo tá querendo reduzir a inflação no braço, quando deveria estar fazendo reformas tributárias, previdenciárias e parar de dar incentivos de IPI...
Olá dimarcinho! Também acho que estas ações estão sendo implementadas para o governo "mostrar serviço" e vieram mais para prejudicar do que para melhorar (para o investidor), mas neste caso especifico vejo a melhora dos serviços como um "lado bom". Um grande abraço!
Excluir