Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • terça-feira, 18 de março de 2014

    Vale a pena investir na Petrobras para receber dividendos?


    Uma das perguntas mais recorrentes que recebo no blog refere-se sobre a situação da Petrobras e se vale a pena investir na companhia. Neste post vamos entender o momento que a empresa tem passado e as consequências de um investimento de longo prazo e com foco em dividendos.




    A Petrobras é sem dúvida alguma um gigante, mas que nos últimos anos tem cada vez mais sofrido os efeitos de uma política de intervenções políticas nada ortodoxas. Quem acompanha a empresa (e os noticiários) tem observado os recorrentes "pitacos" que o governo tem dado em sua administração, fazendo com que uma empresa pujante perdesse a credibilidade e o respeito do mercado.

    Tudo o que tem ocorrido, é resultado de uma gama de situações, como veremos a seguir.

    A novela do aumento da gasolina

    Como consumidor eu quero - e acho que todos nós temos direito - de pagar mais barato nos combustíveis que utilizamos diariamente em nossos carros e motos. Porém, aqui devo fazer uma ressalva: devemos entender que a Petrobras é uma empresa e como tal precisa ter lucro crescente. Ao influenciar o congelamento do preço da gasolina (que também compõe o álcool), o governo acaba condenando a empresa à uma diminuição cada vez mais aguda nos seus resultados financeiros.

    A conta é fácil: maiores custos associados à diminuição da receita é igual a problemas financeiros.

    Repito: acredito que podemos pagar mais barato nos combustíveis, mas isso não deve ser feito através de medidas políticas que acabam prejudicando financeiramente uma companhia e manchando a imagem não só de uma empresa, como também do mercado financeiro nacional. Como sabemos a bolsa brasileira é dependente do capital externo que aporta em nosso mercado e toda essa confusão à que a empresa tem sido exposta só fez com que muitos investidores fugissem para outros mercados.

    O crescimento da empresa

    A Petrobras apresentou em 2013 um lucro maior que 2012, registrando um resultado positivo de 23,5 bilhões de reais. Mas a custa de que? Basta acompanhar a evolução da dívida da empresa, principalmente nos últimos anos. Crescer na base de um aumento de dívidas, como sabemos, não é nada saudável. É o mesmo que comprar uma mansão na base de empréstimos: e como sustentar o novo padrão de vida? Com mais empréstimos? A bola de neve está pronta para rolar.

    Dividendos

    O retorno em proventos também tem estado bem abaixo quando comparado com o lucro líquido ajustado. E não poderia ser diferente: resultados obtidos na base do aumento da dívida não podem refletir bem na geração de renda passiva. Se o crescimento noticiado fosse realmente "orgânico", vindo de um crescimento efetivo da receita, tenho certeza que teríamos uma distribuição mais interessante de proventos.

    Quando analisamos seus dados fundamentalistas, a Petrobras tem apresentado um bom P/L e um DY adequado que por outro lado não estão associados à um bom desempenho dos outros dados da empresa. Como costumo escrever: a empresa deve ser analisada como um todo e não somente por alguns fatores. Vendo por este lado, o momento da empresa não é bom para dividendos.

    Conclusão

    Com tantas críticas, pode parecer que a Petrobras seja uma empresa ruim. Particularmente, não é isso que eu acho. Ela está ruim e talvez fique assim por um bom tempo, ou pelo menos enquanto a mão do governo interferir na sua gestão.

    Já fui acionista da companhia, mas já faz um bom tempo que vendi minhas posições, pois percebi que a coisa começou a desandar. Por outro lado, o Brasil tem reservas e condições de ser um excelente mercado quando o assunto é petróleo. Acredito que por enquanto não há como vislumbrar uma clara guinada na situação da empresa no curto e médio prazo, sendo que um investimento com foco em dividendos - no momento - encontra-se prejudicado.

    Ainda assim, há uma luz no fim do túnel. Resta-nos esperar pelos primeiros fachos, quando ai sim poderemos aproveitar um bom momento da companhia.

    E você amigo leitor, é investidor da Petrobras? Qual sua visão da empresa? Comente! No blog Rico por Acaso todos aprendemos!


    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    8 comentários:

    1. Discordo um pouco de suas posições, principalmente desta: "Crescer na base de um aumento de dívidas, como sabemos, não é nada saudável. É o mesmo que comprar uma mansão na base de empréstimos."
      Não tem nada ver uma dívida de empresa que quer se alavancar com uma dívida de pessoa física que quer comprar uma mansão. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa e vice-versa.

      ResponderExcluir
    2. Caro Rafael! Estava sentindo falta de um post analisando especificamente um ativo e gostei da correlação entre o estado da empresa e o pagamento de dividendos. Abs!

      ResponderExcluir
    3. Os dividendos pagos pela empresa nos últimos anos são pequenos. A empresa possui um sócio controlador que a utiliza para outros fins (ex. controle da inflação) que não a obtenção de lucro.
      Para quem já é acionista (especialmente se as ações são preferenciais - PETR4), pode ser interessante manter a posição.
      Se não é acionista, melhor procurar outras empresas.
      Mantenho algum otimismo pois o Brasil não é a Venezuela nem a Argentina. Temos maior diversidade política e uma base industrial e econômica mais forte.
      Se o governo federal evoluir sua estratégia em relação à Petrobras, podemos ser contemplados com excelentes lucros no futuro.

      ResponderExcluir
    4. Rafael,

      Vou começar a investir em ações no mês que vêm, gostei muito do blog e vou virar frequentador.

      Eu estou lendo bastante a respeito de investimento em ações e segundo Barsi (li isso em várias entrevistas dele), que não dá para investir numa empresa onde a dívida está chegando a 300 bilhões, lembrando que em 2012 a dívida estava em 50 bi.

      E outra a empresa trabalha com 250 mil funcionários onde a mesma deveria trabalhar no máximo com 50 mil, ou seja a empresa está muito inchada.

      Aparentemente para que está de fora parece que está tudo errado, como é o meu caso.

      Eu não investiria na Petrobras pelo menos por enquanto, até a dívida diminuir e o quadro de funcionários também.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Cuidado com o que circula na rede e jornais. Nem tudo é verdade.

        www.ricodinheiro.com.br

        Excluir
    5. Olá Leandro! Tudo bom? Você compartilha da minha opinião. Vale lembrar a entrevista do Luiz Barsi Filho - que você citou - em que ele faz uma comparação entre a Petrobrás e a Ultrapar, duas empresas que atuam praticamente no mesmo ramo, mas com situações financeiras e estruturais completamente diferentes. Para os leitores que quiserem ler a entrevista, segue o link da Folha:

      http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/155379-qualquer-brasileiro-poderia-se-tornar-o-rei-da-bolsa.shtml

      Como escrevi e repito, não acho a Petrobras uma empresa horrível, mas no momento as condições para o investimento na companha não são nada interessantes (tanto para o curto como para o médio prazo).

      Um grande abraço!

      ResponderExcluir
    6. Rafael,

      Antes fossem apenas "pitacos" o que o governo faz na Petrobras.

      Seria bom que a Presidente Graça tivesse maior autonomia!

      Para entender o que quero dizer, basta pesquisar as últimas notícias que saíram sobre a Petrobras e as últimas notícias que saíram sobre Graça Foster.

      Enquanto uma é malhada, a outra é agraciada constantemente com prêmios.

      Inclusive, caso Aécio ou Campos ganhem as eleições, seria muito bom que mantivessem Graça na presidência.

      www.ricodinheiro.com.br

      ResponderExcluir
    7. Espero que a opção política dos governantes seja pela preservação da Petrobras e seus acionistas.

      Se a empresa for contemplada com mais racionalidade financeira e técnica, todos ganharemos: acionistas com maiores dividendos e o Estado, com mais impostos recolhidos.

      Abraço!

      Marcelo Goldfisch

      ResponderExcluir