Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

    Vale a pena controlar as pequenas despesas?

    Será que vale a pena registrar o valor daquele cafezinho de R$ 2,00 ou da "cervejinha" de final de semana, mesmo essas despesas sendo consideradas de menor importância?




    Muitas pessoas fazem um controle financeiro mensal, seja em planilhas, programas ou na boa e velha caderneta e isso é muito bom. Mas muitas vezes acabamos deixando de marcar as pequenas despesas, como um cafezinho, um salgado etc. exatamente porque as entendemos como pequenas despesas.

    Particularmente, anoto todas as minhas despesas, uma por uma. Não faço isso porque eu seja avarento ou mesmo "metódico". Para mim, é uma questão de controle, de saber exatamente para onde está indo o meu dinheiro. Conheço muita gente que ganha um bom salário, mas chega no final de mês sem um tostão no bolso (e tenho certeza que você também conhece alguém assim). Essas pessoas podem "fechar" o mês no positivo, mas por pura falta de controle acabam gastando mais do que podem e terminam o mês no vermelho.

    Por que é importante registrar as pequenas despesas

    Dois reais é pouco dinheiro? Podemos dizer que sim, visto que hoje em dia quase não se toma um cafezinho com este valor. O problema ocorre quando as pequenas despesas do dia a dia se acumulam e se transformam em uma grande despesa no final do mês. Como costumamos dizer: esses R$ 2,00  do cafezinho não me deixarão mais rico ou mais pobre, mas como veremos adiante, o problema é um pouco "mais em baixo".

    Pode parecer que não, mas dois cafezinhos no dia totalizam R$ 4,00, que no final do mês geram uma despesa de R$ 120,00. Os R$ 2,00 (que não iriam fazer diferença alguma) se transformaram em R$ 120,00, que já é um valor relevante e que pode ajudar a pagar uma conta qualquer durante o mês. O mesmo ocorre com outras despesas consideradas sem importância: uma cerveja sempre acaba "puxando" um petisco etc.

    Antes que me critiquem, não sou contra os pequenos prazeres do dia a dia - muito pelo contrário - eles são necessários. Mas se você tem problemas financeiros ou se não sobra dinheiro no final do mês, uma análise aprofundada da sua vida financeira deve ser realizada (anotando tudo mesmo!), pois muitas vezes o problema pode estar nos pequenos gastos que passam despercebidos e se acumulam durante o mês.


    Conclusão

    Mais uma vez, o equilíbrio é chave. Se você está gastando demais com suas pequenas despesas, um pequeno corte pode ser necessário (não um corte radical) de modo a se obter um equilíbrio financeiro. Para isso um controle dos gastos é necessário e anotar as pequenas despesas vale realmente a pena, pois somente esmiuçando sua vida financeira é que você poderá se conhecer melhor e identificar onde estão os furos em sua "carteira".
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    2 comentários:

    1. Eu anoto todos os gastos e escrevo em que que eu gastei, acho importantíssimo, depois de algum tempo se torna uma ferramenta importante de pesquisa para você mesmo saber para onde está indo seu dinheiro, que custos poderiam ser diminuídos, onde você pode gastar mais etc...

      ResponderExcluir
    2. Fiz controle total de meus gastos durante o ano de 2012.
      Em 2013 eu relaxei e só anotei os gastos relevantes.
      O resultado que tive foi o mesmo. Gastava na faixa de 65% do salário. O resto era aplicado.
      Ou seja, no meu caso, o controle rígido dava muito trabalho para não gerar efeito algum.

      ResponderExcluir