Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

    Como usar bem o seu 13º salário


    Dar o destino correto ao décimo terceiro salário é muito importante. Saiba como bem utilizar este dinheiro para não entrar em "furadas".


    O mês de dezembro já começou e os trabalhadores já estão (ou deveriam estar) com pelo menos a primeira parcela do décimo terceiro salário na carteira. Saber dar o destino correto a este dinheiro pode ser a diferença entre terminar o ano bem (e começar 2014 com tudo planejado) e entrar em problemas financeiros (podendo até agravar os já existentes).

    Para se tomar uma decisão sensata quanto ao uso deste salário extra, a primeira coisa a fazer é responder a alguns questionamentos:

    • Estou endividado?
    • Se não tenho dívidas, tenho alguma poupança?
    • Tenho dinheiro sobrando?


    Vamos então por partes:

    Se você está endividado(a), não tem jeito: o décimo terceiro deve ser utilizado para quitar dívidas ou pelo menos para amortizar uma dívida já existente. Nestas horas, o bom senso deve prevalecer. Por mais difícil que seja, os presentes de natal devem ser abolidos, pois mais que a felicidade de um ente querido, aqui temos em jogo o futuro de uma pessoa ou mesmo de uma família. Como sabemos, as dívidas podem acabar com a qualidade de vida de todo um grupo familiar, então é melhor deixar de dar um presente agora e resolver seus problemas.

    Se você não tem dívidas (mas o dinheiro também não está sobrando), não deixe de planejar os gastos que invariavelmente aparecem no começo do ano. Rematricula na escola, faculdade, IPTU, IPVA etc. devem ser pagos preferencialmente a vista, pois o desconto obtido (por menor que seja) na grande maioria das vezes é maior que o ganho obtido na renda fixa. O mesmo vale para os presentes de natal: pague tudo a vista e negocie os descontos.

    Quando você tem dinheiro na mão, a sensação de continuar tendo é grande e a tendência de realizar parcelamentos no cartão aumenta, pois você adquire um bem e o dinheiro continua lá na conta. Óbvio que mais cedo ou mais tarde a fatura deverá ser paga e o dinheiro da conta (ou que não existe mais na conta) será utilizado da mesma forma. Assim, é melhor pagar a vista e evitar que este dinheiro que agora está disponível seja utilizado de outras formas e fazendo com que no final você fique sem o dinheiro da fatura. Quando se tem o dinheiro em carteira (e não se tem dívidas), e quer utiliza-lo para presentear os entes queridos, recomenda-se separar até 30% do décimo terceiro para estas compras. O restante deve ser utilizado no planejamento das contas do inicio do ano.

    Se você tiver dinheiro sobrando, fique tranquilo para planejar uma viagem ou comprar um presente legal. Ainda assim, mesmo com dinheiro sobrando, pense seriamente em guardar e investir uma parte do seu décimo terceiro pois um colchão de segurança é sempre desejável e fará a diferença quando você mais precisar.


    Por fim, o mais importante quando o décimo terceiro chegar é ser realista e tomar as atitudes necessárias para bem utilizar este dinheiro, sem os sentimentalismos tão presentes nesta época do ano.
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    2 comentários:

    1. As tentações do final do ano aumentam exponencialmente as.chances de uma pessoa sem controle atolar-se em dívidas.

      Muito se fala do décimo e pouco da remuneração de férias

      Não são poucas as pessoas que esquecem que férias nada mais é que o adiantamento do salário acrescido do terço.

      Então se torrar todo o dinheiro tem que se endividar para pagar as contas do mês. Aí já viu!

      www.ricodinheiro.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Kleber! Essa questão que você colocou é importante: a remuneração de férias muitas vezes é erroneamente interpretada. Ela não é um prêmio, mas apenas um adiantamento. Quem não se programa passa dificuldades no próximo mês. Um abraço!

        Excluir