Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • terça-feira, 12 de novembro de 2013

    O preço dos imóveis no Brasil em 2013

    O preço dos imóveis no Brasil tem gerado inúmeras discussões (muitas vezes acaloradas) sobre a existência de uma bolha imobiliária em formação.
    http://hotmart.net.br/show.html?a=L320551R

    Sejamos honestos: o preço dos imóveis no Brasil está muito alto. Os especialistas podem afirmar que o preço somente acompanhou o crescimento da economia e do mercado imobiliário, mas com toda certeza, os valores não acompanharam o crescimento do poder de compra do brasileiro médio.

    E não estou escrevendo isso baseado em teorias, basta sair na rua e procurar uma casa para comprar: se o preço estiver relativamente bom é porque o imóvel está caindo aos pedaços e demandará grande investimento para reformas, o que já é outro grande problema para o comprador, visto à falta crescente de profissionais da construção civil.

    Tenho observado em diversos sites a comparação do preço dos imóveis no Brasil com imóveis de condições semelhantes (e até "mobilhados") nos Estados Unidos (Miami, Boston etc.). A comparação - ao meu ver - se torna falaciosa, visto que os países em questão se apresentam em situações econômicas diversas.

    Nos EUA os imóveis estão realmente muito baratos, mas estão sendo vendidos a preços pós estouro da bolha imobiliária. Os cidadãos norte-americanos não tem dinheiro para adquirir os imóveis no mercado interno e a lei da oferta e procura toma força: poucos compradores, o preço cai.

    Por outro lado, o Brasil vive um momento diferente, com abundância de crédito e crescimento econômico, o brasileiro agora pode comprar sua casa própria. Novamente a lei da oferta e procura: grande procura, os preços vão "lá em cima". Não vou abordar aqui a qualidade das construções nos novos condomínios, onde muitas vezes o cliente paga preço de primeiro mundo para obter uma moradia com materiais de terceira, sem nem ao menos piso.

    Conclusão

    http://hotmart.net.br/show.html?a=L320551R

    Sinceramente não consigo imaginar que os preços dos imóveis não estão inflacionados de forma exagerada. Os imóveis sempre se valorizaram, isto é fato, mas atualmente acredito que na grande maioria dos casos temos uma certa distorção dos preços cobrados, principalmente em terrenos e moradias que não tem nem condições de serem dignamente habitadas.

    Existe uma bolha imobiliária no Brasil? Esta é uma pergunta cuja resposta só teremos certeza daqui há alguns anos e hoje só podemos especular (e observar as discussões acaloradas dos "especialistas"). 

    E você amigo leitor, como observa o mercado imobiliário em sua cidade?

    Crédito das imagens: http://www.freedigitalphotos.net/
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    8 comentários:

    1. Aqui em minha cidade os preços avançaram na casa de 200% em apenas 5 anos! Casas que eram compradas em 2007 por 70 mil, hoje valem 220, 230 mil reais.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Jose! Obrigado por sua contribuição com o post! Um abraço!

        Excluir
    2. Caro Rafael! Considera que vale a pena vender imóvel e comprar ações? Obrigado e abs!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não necessariamente. Se você tem um imóvel que foi comprado a um bom preço e está gerando uma boa renda, para que vender? A crítica do post não se refere ao investimento em imóveis, mas sim a distorção dos preços praticados em muito casos. Um abraço!

        Excluir
      2. Boa resposta. Obrigado!

        Excluir
    3. 'SEMPRE SE VALORIZAM"? Isto é um mito! Você não conheceu a crise do bnh, a bolha dos flats e a desvalorização de imóveis pós plano real. Se este mito fosse verdade, o mercado não estaria choramingando a bolha brasileira, justificando-a pelo fato de que "o preço dos imóveis ficou estagnado por mais de 20 anos".

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anônimo! Realmente, quando escrevi que "sempre se valorizam" não foi com a intenção de afirmar que em qualquer época ou situação isto possa ocorrer. Escrevi baseado em um ativo que foi bem comprado, tal qual o do exemplo dado acima para o leitor Arthur. Obrigado pelo comentário e pela colaboração. Um abraço!

        Excluir
    4. Há quem diga há bolha, há quem diga que não há. Do lado de cá, prefiro diversificar e não me arriscar ao concentrar!

      ;)

      www.ricodinheiro.com.br

      ResponderExcluir