Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • terça-feira, 29 de outubro de 2013

    10 ações que mais pagaram dividendos em 5 anos


    Entre os aspectos mais importantes a serem observados ao se adquirir participação em uma empresa focando o recebimento de dividendos estão a regularidade e a qualidade dos proventos pagos. Neste post vamos conhecer um estudo muito interessante que lista as ações que mais pagaram dividendos nos últimos 5 anos.

    O portal UOL Economia divulgou recentemente um estudo realizado pelo economista Clodoil Vieira em que são listadas as empresas que mais pagaram dividendos nos últimos 5 anos.

    Este ranking é importante pois demonstra que para uma empresa ser boa pagadora de dividendos não deve apenas distribuir bons proventos em um ou dois anos, mas distribuí-los de forma sistemática, para somente assim ser possível a geração de renda passiva (sem a necessidade de trabalho) e também permitir um retorno adequado ao capital alocado pelo investidor.

    10 ações que mais pagaram dividendos em 5 anos

    Fonte: http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/noticias/redacao/2013/08/20/veja-as-10-acoes-que-mais-pagaram-dividendos-papel-e-bom-para-se-aposentar.htm


    O estudo apresentado no gráfico acima demonstra - por exemplo - que quem tivesse investido na TAESA (empresa do setor elétrico) no ano de 2009, em 2013 já teria recuperado 50,16% do seu capital, que sendo automaticamente reinvestido na compra de novas ações teria aumentado consideravelmente o patrimônio e o número de ações do investidor, o que também levaria à um aumento exponencial dos dividendos recebidos.

    Evidente que nem tudo são "flores" e o investidor deve ficar atento e sempre rever os ativos do seu portfólio. Por exemplo: a primeira colocada (Oi) vem constantemente tendo o valor de suas ações desvalorizado e recentemente anunciou que diminuirá o valor dos dividendos pagos até o ano de 2016.

    Uma situação como esta é motivo para pânico? Nem sempre. Neste caso o investidor não deve ficar preso aos dividendos pagos e deve olhar para a empresa como um todo, analisando sua lucratividade, margem, dívidas e outros problemas que podem afetar fortemente a empresa, fazendo com que uma situação de qualidade e bons dividendos que vem sendo apresentados há anos caiam por água baixo e se realmente forem encontrados indícios de problemas, o investidor deve tomar uma decisão sensata, trocando o ativo por outro mais rentável.

    Imagem: freedigitalphotos.net
    Tabela: http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/noticias/redacao/2013/08/20/veja-as-10-acoes-que-mais-pagaram-dividendos-papel-e-bom-para-se-aposentar.htm
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Um comentário:

    1. É sempre bom fazer uma ponderação entre diversos fatores antes de decidir investir em uma empresa. O pagamento de dividendos, como você bem falou, é apenas um aspecto.

      www.ricodinheiro.com.br

      ResponderExcluir