Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quinta-feira, 14 de novembro de 2013

    As ações que mais elevaram ou cortaram dividendos em 2013

    O volume de dividendos pagos aos acionistas pode variar por diversos motivos, podendo ser elevados em um bom momento da empresa, assim como diminuir drasticamente nas crises. Neste post vamos conhecer um estudo muito interessante que apresenta as empresas que mais elevaram ou cortaram dividendos no ano de 2013.


    Um recente estudo encomendado pelo Santander (realizado pela Economática) e divulgado pelo portal Exame, demonstrou que o volume de dividendos pagos aos acionistas no primeiro trimestre de 2013 foi de 40,3 bilhões de reais, contra os 58,1 bilhões distribuídos em 2012, quebrando um ciclo de aumento que vinha desde 2010. Em 2012 foram pagos 9,7% mais dividendos que em 2011, enquanto que em 2011 se recebeu 29,8% mais dividendos que em 2010.

    Observando atentamente estes dados divulgados no referido portal financeiro, podemos facilmente perceber porque aconteceu grande parte deste movimento de queda, que se consolidou (ou deverá se consolidar) em 2013. Os anos de 2010 (principalmente) e 2011 foram anos marcados pelo grande crescimento da economia brasileira, o que evidentemente se refletiu nos lucros tanto das empresas com operações no mercado interno, como naquelas exportadoras. Como sabemos, maiores lucros tendem a levar a maiores dividendos.

    Por outro lado, a desaceleração da economia (por mais que o governo insista em afirmar que não está ocorrendo) não só do Brasil como do mundo levou a perdas importantes de receitas, o que por consequência também pode levar à uma diminuição nos dividendos pagos.

    É claro que a diminuição do volume de dividendos não se restringe somente aos aspectos relatados acima. Uma necessidade maior de investimentos na própria companhia ou mesmo problemas financeiros internos podem afetar substancialmente os valores repassados aos acionistas.

    Vejamos inicialmente aquelas empresas que mais diminuíram os dividendos pagos no ano de 2013:

    Apesar da presença de algumas bluechips no ranking (que dependem dos países ditos "desenvolvidos" e refletem a crise que eles passam), fica evidente a presença maciça das empresas do setor elétrico, que ao meu ver ainda sofrem os efeitos da medida provisória que visou diminuir o custo da energia elétrica.

    Segue o ranking das empresas que mais elevaram os dividendos pagos em 2013:


    Como podemos observar, figuram nesta listagem empresas que dependem do mercado interno, como Ambev, Cemig, Cielo, CCR, muitas delas consideradas concessionárias, ou seja, que já tem uma rede pronta (seja de rodovias ou de energia) necessitando de um menor investimento.

    Assim como na outra lista, verificamos a presença de empresas do setor elétrico, particularmente aquelas que pouco sofreram com as novas medidas do governo, como Cemig, Tractebel, Taesa etc.

    Conclusão


    Mesmo com a crise econômica mundial afetando os mercados, ainda é possível obter boa (e crescente) rentabilidade com os dividendos. Porém, é muito importante não se esquecer da diversificação da carteira, com empresas ligadas ao mercado interno e externo, visto que quando a crise se instala, o mercado interno pode dar uma grande ajuda à carteira sendo que quando a tempestade passar as empresas dependentes do mercado externo darão outro grande impulso à rentabilidade da carteira.

    Crédito da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/

    Crédito dos dados: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/acoes/noticias/as-acoes-que-mais-elevaram-ou-cortaram-dividendos-em-2013?page=1&utm_campaign=Feed%3A+ExameAcoes+%28EXAME+A%C3%A7%C3%B5es%29&utm_content=FaceBook&utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    13 comentários:

    1. Boa tarde! Poderia me passar informações a respeito deste papel: BRCR11 parece que pagam um bom dividendo... Estou pensando em colecionar algumas ações desta aí, inclusive por causa dos dividendos... Muito obrigado, JRCAC

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá JRCAC! Sinceramente não acompanho com muita profundidade os fundos imobiliários e desse modo não posso opinar sobre este papel. Um abraço!

        Excluir
      2. Em primeiro lugar: excelente blog!
        BRCR11 é o FII BTG Pactual Corporate Office Fund. Sugiro colher informações no site do fundo - www.bcfund.com,br.
        Antes de investir, necessário comparar com outros FII e mesmo com Cias. abertas do setor de exploração de imóveis, como Multiplan, Iguatemi, BR Malls, BR Properties, CCP e São Carlos.

        Excluir
      3. Olá Goldfisch! Muito obrigado por sua colaboração! Um grande abraço!

        Excluir
    2. Caro Rafael! Adoro dividendos! Não é critério único de escolha de papéis, mas é o que me importa na prática.
      Gostaria de aproveitar o ensejo para lhe indagar, acha compensador abrir conta em duas corretoras de valores? Obrigado e abs!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Arthur! Tudo bom? Por que você gostaria de ter duas corretoras?

        Excluir
      2. Olá Rafael! Por diversificação, segurança. De repente há algum problema com senha, o dinheiro está dividido. Mas haveria também vantagens com serviços a mais e talvez diferentes e complementares a serem prestados por duas corretoras. Imagino que dê mais trabalho para o investidor, de outro lado. E vc, como vê a situação? Obrigado e abs!

        Excluir
      3. Olá Arthur! Se você está "se dando bem" com sua corretora não vejo motivos para adicionar outra. Por outro lado, se você não está contente com os serviços de sua corretora o ideal é procurar outra alternativa. Agora, duas corretoras - e como você mesmo escreveu - essa possibilidade só levaria a mais trabalho. Esta é minha opinião.

        Quanto a segurança, se a corretora falir, você não perde suas ações (elas são suas e não da corretora). O que você pode perder é o dinheiro não investido e "sobrando" na conta da corretora.

        Um grande abraço!

        Excluir
    3. Vale à pena manter contas em corretoras diferentes para pegar o melhor de cada uma em termos de taxas. Por exemplo:
      (1) uma corretora não cobra corretagem para fundos imobiliários e outra é mais barata para ações
      (2) uma corretora possui custódia zero para Tesouro Direto e noutra a custódia de ações é mais barata

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Goldfisch! Novamente uma excelente colaboração. Neste caso - para aproveitar o melhor de cada corretora em diferentes investimentos - pode ser justificável manter duas contas. Um grande abraço!

        Excluir
    4. No período citado as empresas voltadas ao consumo interno "bombaram"! Mas nada garante que "bombarão" no semestre seguinte...

      www.ricodinheiro.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Kleber! Concordo com você: no mercado acionário não existem garantias que uma empresa vá manter o crescimento, quiçá o mesmo nível dos dividendos, porém o histórico delas nos permite pelo menos projetar uma conjuntura econômica. Um abraço e obrigado pela participação!

        Excluir
    5. Seria legal adicionar uma coluna de porcentagem de crescimento dos dividendos, fica assim mais facil identificar quem cresceu mais. Somente com o valor absoluto, temos que fazer contas...
      Excelente blog !!!

      ResponderExcluir