Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sexta-feira, 1 de março de 2013

    Acompanhamento de carteira: Fevereiro / 2013


    O segundo mês de 2013 já acabou e chegou a hora de conhecer o desempenho da carteira Rico por Acaso. Vamos aos números!

    Fevereiro

    O mês de fevereiro, apesar de ter sido mais curto, não economizou na volatilidade do mercado acionário. O índice Bovespa fechou o mês com uma desvalorização de 3,91%, acumulando uma perda anual de 5,79%.

    A carteira Rico por Acaso, começa a "entregar" os resultados de algumas mudanças realizadas nos últimos meses, principalmente em relação à maior diversificação do portfólio e a introdução de empresas voltadas para o crescimento. Deste modo, a carteira ficou positiva em 1,64%, enquanto que a rentabilidade anual ainda se apresenta negativa, em -2,76%.

    Sai Eletropaulo...

    No inicio deste mês tomei a decisão de vender toda a minha posição em Eletropaulo. Uma decisão difícil - diga-se de passagem - mas alguns movimentos do papel me fizeram tomar esta atitude. Quem acompanha de perto este papel verificou que logo no começo do mês em um certo dia o papel subiu mais de 15% (isso em poucas horas) e até o final do dia já tinha perdido toda esta valorização.

    Acredito que o papel está sendo usado para especulação e assim, resolvi "sair" da empresa. Vendi com prejuízo, mas com a consciência tranquila.

    ...entra Grendene e Ambev

    Com os valores referentes à Eletropaulo, comprei Grendene e Ambev, que são duas empresas que já estavam no meu radar há algum tempo.

    A Grendene tem números excelentes, tanto em lucratividade, crescimento, dívida etc...e um P/L e DY que se adequam aos meus objetivos.

    Já a Ambev, apesar de ser considerada cara, é uma empresa que não para de apresentar bons resultados. Apesar dos dividendos não serem extraordinários, ela entra na carteira com um foco em crescimento.

    Proventos recebidos

    Recebi em fevereiro dividendos da Vivo, os quais já foram prontamente reinvestidos.

    Dados fundamentalistas


    Das empresas da carteira Rico por Acaso, apenas Ambev e CCR tem um P/L que não se enquadra em meu foco de dividendos. Porém, como sempre digo, acredito que uma carteira de dividendos não deve ser totalmente voltada para este foco, e a presença de empresas voltadas para crescimento é muito importante e é neste contexto que estas duas empresas se encaixam no portfólio.

    Composição da carteira



    Março

    Acredito que em fevereiro "fechei" a carteira para o ano, ou seja, a partir de março pretendo apenas reforçar a posição nas empresas que já constam no portfólio e não incluir ou vender mais nenhum ativo, ao menos que haja algum evento que me force à isso.


    Um ótimo mês de março para todos!

    “Investidores devem agir de forma consistente como “Investidor” e não como um especulador. Isso significa que ele deve ser capaz de justificar a cada compra que ele faz e cada preço que ele paga racionalmente, impessoal e objetivamente. De forma que ele esteja comprando algo que valha mais do que o dinheiro que está usando." Benjamin Graham
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    30 comentários:

    1. Depois da queda da elpl hoje você deve estar mais aliviado ainda. Parabéns pela troca, não adianta ficar segurando posição perdedora só para tentar provar ao mundo que você estava certo caso ela suba.

      Nada como ficar de consciência tranquila, como você mesmo disse.

      ResponderExcluir
    2. Meu caro, estou em uma situação parecida, tenho ELPL há 18 meses e sempre gostei da empresa. Por enquanto está de quarentena, mas realmente estou pensando em outras possibilidades.
      O problema é que eu ainda confio na empresa. Acredito que ela voltará com os lucros em 2014. O que você acha?

      abraços.

      Helvécio.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Helvécio! As minhas ações da Eletropaulo também estavam em quarentena, Como todos sabem, sempre fui um defensor deste ativo, inclusive ainda acredito que a empresa possa se recuperar no longo prazo, mas não acho que isso já ocorra em 2014 (talvez haja até uma melhora nos fundamentos). Apesar de tudo isso, sai porque ela passou a não se "enquadrar" mais no meu foco de investimentos. Um grande abraço!

        Excluir
    3. Fala Rafael, obrigado pelas dicas, estou montando uma carteira parecida com a sua, colocando algumas ações que eu acho que sejam boas.

      Ainda estou montando posição, estou com 7 ações em carteira e quero diversificar um pouco mais.

      Bom, minha composição é a seguinte:

      VALE5: 31,23%
      BBAS3: 22,24%
      ELPL4: 5,04%
      UGPA3: 8,47%
      GETI4: 8,75%
      VIVT4: 8,69%
      CMIG4: 15,48%

      Eu pensei em vender eletropaulo, mas como ela tem uma participação baixa na carteira (e vai abaixar ainda mais nos meses seguintes pois não vou compra-la agora), resolvi mante-la acreditando em uma recuperação.

      O setor de energia eu diversifiquei um pouco mais incluindo AES Tietê, mas gosto muito de Cemig. E estou cogitando a colocar mais uma no setor.

      Eu queria te perguntar sobre Ultrapar, vejo sempre boas recomendações dela em carteiras de corretoras, o que falta para ela entrar nos seus critérios de investimentos?

      No meu radar tbm tenho Ambev, Grendene e CCR (por recomendação sua do mês passado), e comecei a monitorar a Valid (VLID3), o que vc acha desse papel?

      Abraço e parabéns pelo site!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Bchieregatti! A Ultrapar tem apresentado crescimento constante, tanto de receita, como de lucratividade. Apesar disso, a divida tem crescido e a margem caiu consideravelmente nos últimos anos. O P/L é alto e o DY alto. No meu caso, serviria apenas como empresa com foco em crescimento. A Valid o pessoal tem comentado bastante, tem bons números, mas é um setor que não consigo imaginar o futuro (não acompanho os relatórios desta empresa e não posso falar de seus projetos futuros). Um abraço!

        Excluir
    4. Parabéns pela rentabilidade e pelos novos integrantes de sua carteira. Gostei dela.
      Abraços

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado Além da Poupança! Agora acho que a carteira vai tomar um direcionamento interessante. Um abraço!

        Excluir
    5. Você fez o certo, vendar ELPL4, agora só falta mais uma coisa, sair fora da Vale, se liga amigo, tem muita empresa melhor por aí. No mais a carteira tá legal.
      Abraço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Uorrem! A Vale eu pretendo manter. Apesar dos resultados ruins do último ano, ela ainda é uma gigante. Um abraço!

        Excluir
    6. Rafael, uma pergunta boba, pois nunca vendi tanto de uma vez. Você vendeu todas suas ELPL de uma vez? ou foi vendendo de lote em lote?
      Eu queria verificar essa possibilidade de vender cerca de 1000 ações de uma vez, mas tenho receio deles dividirem a venda em lotes de 100 para ganhar mais em corretagem.


      abraço.
      Helvécio.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Helvécio! Vendi em múltiplos de 100. A questão da corretagem, bastas você ligar na sua corretora e se informar. Só não se esqueça do imposto de renda: vendas menores que R$ 20.000,00 ao mês não geram IR, já vendas maiores sim. Um grande abraço!

        Excluir
    7. Opa, fala, cara você não tem medo da regulamentação de concessão de rodovias que já foi anunciada com a sua CCR?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anônimo! Infelizmente, se eu for ficar preocupado com todos os riscos de todas as empresas do índice Bovespa é melhor eu ir para a renda fixa. As elétricas já sofreram intervenção e os bancos também. Já sinalizaram que se pretende intervir nas empresas de cartões (e ai entra a minha Cielo)....nenhuma empresa é perfeita e temos que conviver com algumas características e a possibilidade de intervenção nas regras do "jogo", por mais prejudicial que isso possa ser. Um abraço!

        Excluir
    8. RPA,

      Em relação à ELPL4, acho que você pode ter se precipitado. É claro que a decisão é de cada um e você deve ter pensado bem antes de fazer isso.

      Acho que a questão da especulação reflete bem as incertezas que rondam a empresa. Isso, nós sabemos, dá muita margem para especuladores. No entanto, acho que quando eles começarem a retormar o caminho da estabilidade e crescimento, gerando consequentemente, os resultados, a especulação começará a perder espaço.

      Outra coisa que está a favor de ELPL4 é que sua concessão vai até 2028 e, sinceramente, não acredito que, com uma concessão tão longeva, os caras não consigam arrumar a casa.

      Tudo o que está acontecendo com ELPL4 não é fruto de erro, gestão ruim ou qualquer outra coisa do tipo. É única e exclusivamente resultado da revisão tarifária.

      Por essas e outras que eu, por exemplo, vou mantê-la na carteira, pelo menos por mais um ano.

      Mas, como você mesmo vive dizendo, nossas decisões de investimento são de nossa inteira responsabilidade. É só uma opinião. Não leve a mal!

      Carlos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Carlos! Obrigado pelo comentário. Não levo a mal não, muito pelo contrário, o blog surgiu como uma forma de discussão sadia e quando isso ocorre é muito bom. Um grande abraço!

        Excluir
    9. Carlos, eu concordo contigo, mas isso não invalida a sensatez e racionalidade da venda do Rafael. Eu mesmo vendi com "dor no coração", pois também acredito que a empresa voltará a crescer e se adaptará as condições das revisões tarifárias.

      Contudo, na RV é preciso racionalidade fria! E há, certamente, empresas com desempenhos melhores no momentos e com perspectivas igualmente promissoras como as que o Rafael escolheu comprar.

      abraços.
      Helvécio.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Helvécio! Como escrevi, vender Eletropaulo não foi fácil, mas preferi usar a razão e tomar a decisão que achava mais acertada para o momento. Um abraço!

        Excluir
    10. As minhas ELPL4 eu só não vendo pq o prejuízo será de aproximadamente 12k, quase irrecuperável... tenho um PM de aprox. 26,00.

      Além do mais, estou relativamente feliz com os alugueis...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Amigo,

        A forma que você tem de recuperar este valor é entrando mais na empresa e pra ir baixando aos poucos o PM... quer dizer, isso se você acredita na empresa a ponto de entrar mais né...

        Excluir
      2. Essa questão de recuperação é bastante complicada. A Eletropaulo pode voltar a ser uma boa empresa (em relação à lucratividade, dividendos etc.)? Claro que sim, mas quando isso vai ocorrer? Não sei. Alias, não sei se realmente voltará aos níveis de anteriormente. Vejam a Usiminas: há cerca de 3 anos atrás era cotada à aproximadamente R$ 20,00. Hoje (04/03/2013) cada ação vale aproximadamente R$ 9,69. Três anos se passaram e o papel não voltou aos níveis de 3 anos atrás. Eu tinha Usiminas há três anos atras, vendi (com pequeno prejuízo) mas hoje vejo que foi uma decisão acertada. Desse modo, acredito que as vezes é melhor vender uma posição - mesmo com prejuízo - e alocar em outra(s) empresa(s) do que apenas fazer suposições. Bom, esta é minha opinião. Um abraço!

        Excluir
    11. A minha intenção é comprar ELPL4 pra fazer um PM menor possível.

      Hoje, meu PM está em R$ 25,14 mas tenho uma posição pequena no ativo. Como muita gente está falando que ELPL4 vai cair pra um dígito e eu, particularmente, acredito nesta crença (tendo em vista o último resultado 4T/12), então vou esperar mais um pouco pra começar a entrar.

      Agora, independentemente de entrar agora ou depois eu tenho certeza que eles vão reverter o quadro pelo motivo esposto pelo colega acima. A concessão vai até 2028, até lá, eles tem bastante tempo pra organizar a vida da empresa...

      ResponderExcluir
    12. Concordo.. ELPL4 talvez não volte a ser o que era antes, mas com certeza, vai conseguir voltar a dar lucros e confiaça aos investidores.
      Pelo menos, tempo eles tem pra isso.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Hoje, apesar dos revezes, a Eletropaulo tem a vantagem desta concessão longa. Resta a empresa se "mexer" para fazer a empresa criar valor para o acionista. Um abraço!

        Excluir
    13. Rafael, você poderia disponibilizar esse arquivo excel que você usa para acompanhamento da rentabilidade de sua carteira?
      Queria fazer o mesmo com as minhas.
      abraços.

      Helvécio.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Helvécio! Para acompanhamento da rentabilidade eu utilizo a planilha do blog Além da Poupança. Para os gráficos, eu utilizo outra que irei formatar e disponibilizar o quanto antes. Um abraço!

        Excluir
    14. Eu tenho uma convicção muito forte sobre isso...

      Como a liquidez é boa, vale a pena manter a posição em ELPL4 e até entrar mais para que, num futuro de 2 anos, caso não se tenha o retorno esperado... pelo menos se vende com projuízo bem menor... isso porque, entrando mais, a gente diminui o PM e, consequentemente, um suposto prejuízo.

      Então, ELPL4 pra mim deixou de ser uma boa empresa (falo apenas em termos de Bolsa de Valores neste momento, não estou dizendo que sejam incompetentes), mas passou a ser uma boa aposta.

      Como diz Lirio Parisoto: tenha um azarão em sua carteira e divirta-se com ele. É isso que eu vou fazer.

      O meu prejuízo em ELPL4 é significativo, analisando o papel isoladamente. Entretanto, se eu olhar ELPL4 dentro da perspectiva da carteira minha, o prejuízo não é tão grande.

      Pra mim ELPL4 vale o risco por pelo menos 2 anos, pois, a empresa tem boa liquidez.

      Fui

      Carol

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Carol! Obrigado por seu comentário! Se você tem confiança na empresa (e analisou profundamente seus fundamentos), siga seu planejamento! Um abraço!

        Excluir
    15. Fala Rafael, sou eu novamente..

      Só uma pergunta fora do tópico...vc pretende montar uma carteira de fundos imobiliários futuramente? Tipo uma carteira rico por acaso de fundos imobiliários ou até mesmo agregar os fundos nessa carteira existente?

      Abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ola Bchieregatti! No momento não pretendo comprar fundos imobiliários. Não que eu ache um investimento ruim - muito pelo contrário - muitos fundos tem um DY até melhor que muitas ações, porém acredito que no momento devo alocar mais em ações pois vislumbro um resultado mais expressivo para elas no longo prazo quando comparo com os fundos. Além disso, sinceramente preciso "estudar" mais este mundo dos fundos imobiliários para abrir posição. Um grande abraço!

        Excluir