Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

    Qual a importância da liquidez nos investimentos?


    Um dos aspectos mais importantes de um investimento é a sua liquidez e saber como ela afeta seus investimentos é muito importante para evitar problemas no futuro. Neste post vamos entender o que é a liquidez e como ela pode influenciar suas decisões de investimento.




    Inicialmente vamos entender o que é exatamente a liquidez. De uma forma simples, ela representa a velocidade ou facilidade de um ativo se converter em caixa, ou seja, em dinheiro. Por exemplo: uma ação que tem muitos negócios (compras e vendas) durante o pregão tem uma alta liquidez. Já uma outra ação que tem poucos negócios diariamente e que por consequência conduz a uma dificuldade na compra e venda do ativo irá apresentar uma baixa liquidez. Portanto um ativo com alta liquidez é aquele que pode ser vendido rapidamente sem perda significativa de valor.

    Vamos à um outro exemplo para que fique mais claro. No dia 11 de dezembro de 2012 verificamos os seguintes dados:

    VALE5 - Vale
    Negócios: 894
    Quantidade: 738.000
    Volume: 28.249.138

    WHRL4 - Whirlpool
    Negócios: 1
    Quantidade: 100
    Volume: 319

    Olhando os números fica fácil chegar à uma conclusão sobre a liquidez destes ativos. A Vale tem muito mais liquidez do que a Whirlpool pois enquanto o papel VALE5 teve 894 negociações, o WHRL4 teve apenas uma negociação.

    Mas na prática, qual a importância destes dados?

    O foco de muitos investidores é o longo prazo, deste modo o plano é comprar ações de boas empresas e mantê-las em carteira - de preferência eternamente. Porém, investimento de longo prazo não é - e não deve ser - um casamento sem a possibilidade de um divórcio. Se uma empresa vai mal e não apresenta mais fundamentos para se manter em carteira deve ser vendida e sair do portfólio, e é exatamente ai que entra a questão da liquidez.

    O bolsa de valores é um mercado e desta maneira se tem alguém vendendo deve existir alguém querendo comprar, senão não há negócio. Um ativo com a VALE5 tem grande liquidez e geralmente basta colocar à venda ou solicitar a compra do ativo no homebroker que o negócio é quase que instantaneamente realizado. Já  no caso da Whirlpool que tem baixa liquidez, o investidor teria uma grande dificuldade para comprar ou vender o papel, visto o número muito baixo de negociações e portanto de interessados em comprar e vender o ativo.

    E esta preocupação com a liquidez não deve ocorrer somente no caso da necessidade de "se livrar" de um ativo que se tornou ruim. Sabemos que imprevistos financeiros podem ocorrer e se o investidor precisar de dinheiro rápido para suprir alguma necessidade particular, ficará difícil arrumar dinheiro tentando vender um ativo com baixa liquidez.

    Tenha atenção ao montar sua carteira de investimentos!

    Vejamos abaixo alguns dados fundamentalistas de algumas empresas:

    Whirlpool (WHRL4)
    P/L: 6,32
    DY: 6,98%

    Tekno (TKNO3)
    P/L: 10,60
    DY: 8,98%

    Aparentemente estas duas empresas são candidatas à compor uma carteira focada em dividendos. Ao verificar os outros dados fundamentalistas destas duas empresas o investidor observará que elas possuem patrimônio, receitas e lucros que se não são crescentes, pelo menos estão estáveis. Muitas vezes apoiado somente nestes dados o investidor acaba decidindo ser sócio destas empresas e esquecendo da importância da liquidez. No caso da Tekno, não foi observado nenhum negócio na data citada no inicio do post.

    Não vou entrar no mérito se estas empresas são boas ou se vale a pena o investimento nestes ativos, mas devo frisar que a liquidez nunca deve ser esquecida no momento em que se decide investir em um ativo.

    Um grande abraço!

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net
    Dados sobre as empresas:
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    12 comentários:

    1. Liquidez é tão importante que nem entra na pauta, não cabe discussão. É a condição zero. Se a liquidez for ruim, nada mais importa. Não vale a pena comprar.

      Carlos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Carlos! Você está certo, a liquidez deve tomar posição de destaque nos investimentos. Um grande abraço!

        Excluir
    2. Só repare que Liquidez é um conceito relativo.

      Tanto na Vale quanto na Whirlpool vc conseguiria vender imediatamente seus ativos. Ou seja, em termos do conceito real de liquidez, ambas são bem líquidas.

      Imóveis possuem baixa liquidez, correto? Anuncie um imóvel por 40% do preço de mercado pra ver se tu num vende em 2 dias! rsrsrsrsrs

      Vender no preço que vc quer é OOUUUUUTRA história! hehe

      []s!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Até pode ser, mas a questão nem é essa. Se é para vender a 40% do valor, você está assumindo que vai entrar no negócio pra levar prejuízo, e não é esse o objetivo.

        Quando o assunto é liquidez, obviamente devemos levar em consideração o valor de mercado e quais são as possibilidades de podermos vender próximo deste valor.

        Jaime

        Excluir
      2. Correto Jaime! A questão é não levar prejuízo. Um grande abraço!

        Excluir
    3. Ótimo post, só achei o número de negócios da Vale bem baixo, hj por exemplo o meu HB tá batendo 31k de negócios, 800 e poucos é o que dá de diário da Taurus!

      Parafraseando um cara aí:
      "As ilíquidas que me desculpem mas liquidez é fundamental!"

      ResponderExcluir
    4. Rafael,
      Perfeito... liquidez é fator fundamental, deve estar alinhado aos objetivos do investidor.

      Abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Jônatas! Obrigado pelo comentário! Um grande abraço!

        Excluir