Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 18 de junho de 2012

    O que acontece se acabar a concessão da empresa que estou investindo?


    Uma das precauções que o investidor deve tomar antes de investir em empresas concessionárias (não importando o setor) é se informar com antecedência qual o período de concessão à que ela está sujeita, se tem direito à renovação etc.

    Neste post vamos entender o que é uma concessão, onde encontrar estes dados e possíveis mudanças que podem ocorrer no futuro.
    Uma concessão nada mais é que a delegação (transferência) sob contrato, à iniciativa privada, da administração de um serviço prestado tradicionalmente pelo Poder Público, por um determinado período e sob condições por ele controladas, incluindo qualidade do serviço e tarifas.

    Este controle geralmente é realizado por agências reguladoras. Por exemplo: no caso das concessões relacionadas com a distribuição de energia elétrica o controle é realizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

    Como já foi escrito, estas concessões tem prazo e sempre estão diretamente relacionadas com a qualidade do serviço prestado. Assim, se uma empresa ganha uma concessão e presta um serviço de baixíssima qualidade ela pode perfeitamente perder tal direito.

    As concessões atualmente são realizadas por 30 anos tendo-se o direito de uma renovação. Por exemplo, no caso da Eletropaulo (sempre ela! rsrsrs) sua concessão vai até 2028 sendo que ela tem direito à uma renovação.

    O que vem por ai...

    Algumas empresas tem contratos que terminam em 2015 como a Celesc, Copel e em 2016 a Cemig. A partir dos novos contratos será exigida maior eficiência no serviço, evitando-se ao máximo perdas e desligamentos (os famosos apagões). Além disso as agências reguladoras, por força dos novos contratos, terão uma maior facilidade para interferir nas tarifas.

    As novas concessões de geração, serão firmadas mediante procedimento licitatório por até 35 anos, não havendo previsão de prorrogação conforme estabelece as Leis nº 8.987/95 e 9.074/95.

    Os dados sobre as concessões podem ser facilmente encontrados nas páginas de relacionamento com o investidor nos portais das empresas concessionárias.

    Mas então o que acontece se a concessão chegar ao fim?

    Neste caso, ou ocorre a prorrogação da concessão ou é aberto novo leilão.

    Conclusão

    Acredito que não há motivo para pânico. O setor regulado - com o perdão do trocadilho - estará no futuro cada vez mais regulado. Talvez os lucros diminuam, mas essas empresas continuarão as mesmas, ou seja, já terão suas linhas de transmissão prontas e o re-investimento de recursos continuará sendo bem menor comparado à empresas que necessitam realizar investimentos constantes, como a Vale. Assim, acredito que ainda serão boas pagadoras de dividendos.

    Possuir empresas boas pagadoras de dividendos no portfólio e focar os dividendos é ótimo e acredito que todos devemos fazer. Porém alocar somente em empresas de energia é arriscado. Diferentes empresas não anulam o risco do setor, por isso existe a necessidade de ser procurar diversificar em empresas com um DY médio mas que conferem uma maior segurança à carteira. Opções não faltam.

    Um grande abraço e uma ótima semana à todos!

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    6 comentários:

    1. Caro Rafael!

      O direito de concessão pode ser perdido a qualquer tempo ou somente na época da renovação? E se for perdido, como fica o acionista?
      Obrigado e abs!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Arthur! Sim, o direito à concessão pode ser perdido a qualquer momento. Claro que os serviços devem estar sendo realmente medíocres e existe todo um processo para isso. Ano passado, quando a Eletropaulo andou dando alguns "apagões" em São Paulo o governador aventou a possibilidade da mesma perder a concessão. Mas como estamos no Brasil, acredito que uma atitude dessa só seja tomada em casos extremos. Um grande abraço, Rafael.

        Excluir
    2. Poderia fazer um post, com as empresas de maior DY separados por ramo, ou area de atuação?

      Seria muito massa

      Valeu, Bom Post

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Obrigado pela sugestão! Irei preparar um post para os próximos dias! Um grande abraço e apareça sempre!

        Excluir
    3. RPA,
      Você sabe me dizer alguma empresa do setor bancário que seja sólida e boa pagadora de dividendos, fora BBAS3?

      Atenciosamente,

      Carlos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Carlos! A que mais se destaca tanto em P/L como DY é o Banco do Brasil mesmo. Itau e Bradesco possuem P/L de aproximadamente 10 e DY de 3%. Um grande abraço!

        Excluir