Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 30 de maio de 2012

    Ainda vale a pena investir na Eletropaulo?


    Depois dos últimos eventos envolvendo a Eletropaulo, principalmente o seu último balanço trimestral, tenho recebido muitos comentários no blog acerca se ainda vale a pena investir naquele papel.

    Pois bem, muita gente estava acostumada com os dividendos fantásticos da Eletropaulo nos últimos anos. Outros conheceram a empresa há pouco tempo já como boa pagadora de dividendos, investiram muito dinheiro nela e hoje estão muito preocupados com o papel que cai dia após dia.



    Como não sou um agente autorizado para sugerir investimentos, posso apenas tecer opiniões pessoais sobre este investimento e cada um deve tirar suas próprias conclusões.

    Na minha opinião, o primeiro aspecto em que devemos nos ater é que a empresa apesar da queda drástica de receita no último trimestre não deu prejuízo e na minha opinião não dará nos próximos trimestres. Assim, o primeiro mandamento do bom investidor que é "não investir em empresas que dão prejuízo" está descartado.

    Em segundo lugar, além do bom desempenho operacional da empresa nos anos passados e a política de dividendos direcionada ao acionista, alguns eventos não-recorrentes ajudaram para que os dividendos fossem excelentes. Por exemplo, em 2010 houve a venda da AES Telecom para a Brasiliana, sendo que parte desta venda (milhões) foi repassada aos acionistas.

    Com certeza a empresa não irá distribuir dividendos excelentes nos próximos 2-3 anos, visto todo o cenário da revisão tarifária, porém devemos lembrar que ela está situada em um grande polo industrial, residencial e comercial. O crescimento do poder aquisitivo da população, bem como as Olimpíadas e a Copa do Mundo vão impactar positivamente nos resultados.

    Mas, e as quedas constantes do papel?

    O papel tem caído bastante e hoje dia 30/05/2012 no momento em que escrevo este post está cotado à R$ 23,88 bem longe dos quase quarenta reais que o papel bateu há alguns meses. A queda em 2012 já representa 23,88%. Reflexo do efeito manada e da crise da economia em geral o que faz o papel sofrer mesmo.

    Vejo esse movimento como uma oportunidade de adquirir uma maior posição na empresa de olho no futuro, pois enquanto a empresa estiver tendo lucro e remunerando o acionista de maneira aceitável (não precisa ser espetacular) pretendo continuar comprando. O próprio investimento em dividendos nos permite não ligar tanto para a cotação e mais para a remuneração do acionista, como já abordei neste post.

    No futuro voltarão os dividendos fantásticos? Sinceramente não sei, mas vou manter posição e ver para crer.

    Gosto muito da frase do Lirio Parisoto naquela palestra que ele deu na Infomoney em 2011 onde segundo ele "os gringos (acionistas e controladores da Eletropaulo) gostam muito dos dividendos".

    Se você ainda não assistiu a palestra, não deixe de ver clicando aqui.

    Clique aqui para ver minha Análise da Eletropaulo.

    E você leitor, que atitude tomou/tomará com as ações da Eletropaulo?

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    30 comentários:

    1. Sigo comprando devagarzinho, pois acredito que ainda assim a ELPL continuará sendo uma boa pagadora de dividendos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É o que eu acho também: um investimento para o futuro. Um grande abraço e obrigado pela participação!

        Excluir
    2. tenho papéis da Eletropaulo e todos os meses eu invisto mais e mais.
      Ela na minha opinião é uma ótima empresa. Teve uma revisão tarifária que afetou bastante sua receita, mas mesmo com um bom corte ainda tem lucros que ao meu ver são ótimos.

      Mesmo que ela não dê dividendos absurdos, acredito que dará dividendos razoáveis o suficiente para que eu ainda invista nos papéis.

      Uta!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Estagiário! Foi o que escrevi, desde que mantenha dividendos razoáveis acho que ainda vale o investimento. Um grande abraço e obrigado pela participação!

        Excluir
      2. Estagiario, a ELPL ainda não passou pela revisão tarifaria... a revisão ocorrerá em julho... a empresa estima na melhor das hipoteses uma queda de 200 milhoes no EBITDA por SEMESTRE ou seja 800 milhoes em um anos!!!!...
        eu tenho posição na ELPL e resolvi deixa-la de quarentena... se os fundamentos estiverem bons eu continuo, se der preju, eu pulo fora, com prejuizo na venda ou não!!!
        ainda tem a ação com a eletrobras...
        a grande vantagem que vejo nela é que a concessõa vai ate 2028.. o que dá certa segurança...

        Excluir
    3. Qual sua opinião em relação à dívida da empresa, em especial a de longo prazo?

      É isso ai! Diego Soares

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Diego! Existe toda aquela história da divida com a Eletrobras. Acho que uma hora a empresa terá que pagar, mas como estamos no Brasil, acredito que isso possa ser divido em "suaves" parcelas que não irão afetar sobremaneira a empresa. Bom, é apenas uma suposição. Um grande abraço e obrigado pela participação!

        Excluir
    4. Boa tarde a todos,
      Perguntas de um quase leigo rsrs: A ELPL já pagou os dividendos, por isso que o preço do papel caiu/está caindo ou não tem nada a ver? Para um eventual investimento, devo ir comprando aos poucos ou comprar tudo que puder de uma vez? Você acha que, da mesma forma está caindo, o preço do papel pode voltar aos patamares anteriores em pouco espaço de tempo? Agradeço desde já! Abraços!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá "Anonimo". É difícil projetar se o preço vai voltar ao que era e quando isso acontecerá. O papel vem caindo pelos resultados ruins que a empresa apresentou no ultimo trimestre, bem como pelo efeito "manada" onde diversos investidores estão saindo do papel além do cenário econômico. Sempre recomendo ir comprando aos poucos. Um grande abraço e obrigado pela participação!

        Excluir
    5. Vendi a R$ 37,00 e estou pensando seriamente em recomprar minhas ELPL4. A gente nunca pensa que a baixa vai acabar, mas minha venda permite eu entrar qdo ela mostrar um candle de reversão de tendência no semanal. Uma coisa que acredito também é que os dividendos serão zero ou quase zero nos próximos anos. Ela já ficou sem pagar dividendos em alguns anos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá "SF"! Não acredito que ela deixará de pagar dividendos, mesmo que pequenos. Um grande abraço e obrigado pela participação!

        Excluir
    6. Grande Rafael, primeiramente, agradecer-te por mais um artigo saudável como este...

      O artigo se enquadra direitinho pra mim.
      Não sei se vc se lembra, mas troquei uma boa ideia contigo em outubro do ano passado, antes de aportar capital na empresa.
      Fui um dos que montou uma posição bastante considerável na Eletropaulo àquela data. A mesma posição se mantém, do mesmo jeito, visto q comprei a empresa, e não a cotação dela. Eis aí o que creio q se deve ter bem ponderado quando se vai executar uma tomada de decisão.... Se realmente é um aporte na empresa ou se é um trade de tempo, para ganhar na compra/venda. Se do contrário, tomar muito cuidado para não se assustar e entregar "de graça" pelo fato de estar caindo e cair junto no pânico, dançando conforme esta música passageira...

      Aproveito para agregar, que minha posição foi aumentada com os bons dividendos que foram creditados em maio.

      Olho para a atual queda dela, e enchergo uma oportunidade de comprar uma boa empresa por um preço descontado, assim como existem várias outras no mercado na mesma situação, desde que seja para longo prazo de verdade, claro. Mas da mesma forma para quem vê um copo meio cheio, outros vêem ele meio vazio. Resta àquele que consiga tirar proveito da situação...

      Grande abraço e aproveito mais uma vez para parabenizar teu trabalho. Precisamos enchergar mais a frente e deixar o curto prazo de lado. Os investidores PF, precisamos disso constantemente para poder sobreviver como holder.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Leandro! Primeiramente muito obrigado por seus comentários e por continuar seguindo o blog! ;) Quando você diz que comprou a empresa e não a sua cotação acredito que você tocou em um ponto chave. Quando investimos em dividendos este é o caminho. Não importa muito a cotação (claro que é ruim vermos o capital diminuir), mas se a empresa manter um fluxo de dividendos atrativo e boa governança corporativa não vejo por que vender a posição. Como você também escreveu devemos olhar para frente e esquecer um pouco o curto prazo. Um grande abraço e mais uma vez obrigado!

        Excluir
    7. RPA, não acompanho a Eletropaulo de perto... na minha visão, a principal informação para julgar se a Eletropaulo continua sendo um investimento ou não é: por que o terceiro trimestre foi tão ruim? fato isolado ou situação que incomodará a empresa por muito tempo? sem estas reflexões, não dá para ter nenhuma conclusão concreta...

      Abraços.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. E será que um trimestre é conclusão para se desfazer? não se deve esquecer q esta empresa vinha obtendo um lucro por ação de 8, 9 reais ao ano, ao qual vai se reduzir pelos fatores da revisão tarifária.
        Ao ter ações como sócio de uma determinada empresa, acredito que mais fatores devam ser analisados, visto que movimentos em carteiras podem gerar vários custos, como imposto de renda, etc.

        Excluir
      2. Olá "Investidor de Risco / Leandro"! Também concordo que um trimestre não é o suficiente para se tomar uma decisão, talvez um ano seja o suficiente. Temos vários exemplos de empresas com resultados ruins em 1 ou 2 semestres mas que conseguiram reverter a situação mais para frente. A questão é tentar enxergar a situação futura da empresa, sua vantagem competitiva etc., o que não é muito fácil na grande maioria das vezes. Um grande abraço e obrigado pela participação!

        Excluir
    8. Eletropaulo já deu o que tinha que dar. Não vejo motivo para optar por ela rm detrimento a outras excelentes empresas como COCE5.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. coce5 é uma ótima empresa, assim como a Eletropaulo em minha opnião.
        Tem um fator, a revisão tarifária da Coelce vai afetar tanto quanto, ou até mais que a Eletropaulo, pelo divulgado.
        Movimentos atuais, acredito ser movimento de CP, ao qual não interessa á quem realmente tem como sócio.

        Excluir
      2. Olá Anonimo! O Leandro escreveu algo importante: vem sendo aventado que a Coelce vai sofrer mais que a Eletropaulo com a revisão tarifária. Tenho Coelce e também não vou me desfazer, mas a Eletropaulo acabou sendo o "bode expiatório" por sua maior exposição. Um grande abraço e obrigado pela participação!

        Excluir
    9. Meu PM na ELPL4 está em R$ 32,79, se eu tivesse uma bola de cristal eu venderia e comprava mais barato... como não posso prever, mantenho o papel. Se eu tivesse grana compraria mais, aos pouco é claro...

      Obrigado por mais um ótimo post e pelas frases do Lírio!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado pelo comentário e pela participação! Um grande abraço!

        Excluir
    10. Eu estou guardando uma graninha para comprar um pouco mais de ELPL, comprei quando estava 38,00 e agora que está perto dos 23,00 quero aproveitar para formar um preço médio melhor visto que pelo que acompanhei até agora parece ser uma empresa consistente que está passando por um momento ruim como outras também irão passar.
      grande abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Obrigado pela participação no blog! Um grande abraço!

        Excluir
    11. Eu estou iniciando meus estudos sobre o mercado de ações recentemente, inclusive tenho aprendido muito com você, com seus comentários, análises e conhecimentos. Tenho uma dúvida muito básica, mas não encontrei a resposta em lugar nenhum: Quando eu compro uma ação, quanto tempo depois eu começo a receber os dividendos? Obrigada e Sucesso!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Cynthia,

        No caso da ELPL4, os dividendos são pagos duas vezes ao ano. Cada empresa tem uma política de pagamento de dividendos, que pode ser desde pagamentos mensais até uma vez ao ano.

        Pesquise também dividendos com "data ex" e "data com".

        Excluir
      2. Olá Cynthia! Muito obrigado por sua pergunta! A partir do momento em que você compra a ação você passa a ter direito aos dividendos. Agora, o recebimento ou não de uma parcela vai depender das data "ex" ou "com" dividendos como o nosso amigo "EAT" bem escreveu. Um grande abraço e apareça sempre!

        Excluir
    12. Nesse momento que passa ELPL4 devo comprar nesse preço ou esperar um pouco? ou esperar pela revisao tarifaria ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá amigo alan! A revisão já está ai! O preço ao meu ver está bom! Um grande abraço!

        Excluir
    13. E agora, o q vc ta achando depois desse resultado?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anônimo! O resultado realmente não foi bom, principalmente devido ao aumento da Parcela A relacionada à compra de energia. Com o não pagamento de dividendos neste semestre com toda certeza segunda feira a ação vai cair (e talvez bastante). Por enquanto vou manter o papel. Como já havia escrito anteriormente pretendo esperar até o ano que vem pelo menos para ver qual será o caminho que a empresa vai tomar. Apesar de tudo, a empresa não teve prejuízo ao contrário da Petrobras que registrou prejuízo. Um grande abraço!

        Excluir