Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sexta-feira, 27 de abril de 2012

    Simuladores da bolsa de valores


    É fato que entre os brasileiros tem crescido a vontade e o interesse em investir na bolsa de valores seja por modismo ou pela possibilidade de ganhos maiores no longo prazo. Porém tenho reparado no contato com os amigos que acompanham o blog a existência de um grande desconhecimento acerca dos princípios básicos de como investir na Bolsa.


    Quando escrevo que falta o conhecimento básico, não estou falando dos princípios que regem os investimentos, como por exemplo a diversificação, dividendos, análise fundamentalista etc., mas sim dos princípios operacionais do investimento, ou seja, como usar um HomeBroker, conhecer os códigos da empresas etc.

    Um pouco sobre este tema eu já escrevi no post Passo-a-Passo: como investir na bolsa de valores.

    Hoje vou abordar um tema muito interessante: os simuladores da bolsa de valores. Estes aplicativos, que na grande maioria das vezes são produzidos e disponibilizados por grandes portais da internet simulam um ambiente de negociações, onde após o cadastro você recebe um valor (dinheiro) virtual e pode realizar compras (também virtuais, é claro) de ativos na bolsa de valores.

    O processo é bem parecido com o mundo real, pois os preços da ações e o índice bovespa acompanham a realidade, bem como os prazos de validação de ordens. Alguns destes simuladores possuem até uma competição interna entre os participantes para saber quem consegue mais rentabilidade em um determinado período de tempo.

    Como vantagem destes sistemas, temos a possibilidade infinita de se testar estratégias, comprando e vendendo diversas ações e tendo a possibilidade de "sentir o mercado", sem a necessidade de colocar dinheiro real na "brincadeira". Através destas comunidades podemos também começar a ter fluência nos termos mais utilizados no mercado e conhecer uma grande gama de empresas e seus códigos.

    Como desvantagens, posso afirmar que muitos desses sistemas não são tão intuitivos como deveriam ser. Eu mesmo, antes de começar a investir testei esses sistemas e fiquei relativamente perdido no inicio. Falta um direcionamento de como e onde começar.

    Para os leitores que se interessaram por esses sistemas seguem os links dos mais "famosos" e utilizados:






    Independente dos problemas, acredito que os simuladores da bolsa de valores são muito importantes na formação do investidor e tem prestado relevante serviço na divulgação do mercado de capitais no Brasil. Porém como sempre escrevo - na minha opinião - nada substitui o investimento real. Acredito que mesmo um pequeno aporte de R$ 100,00 seja importante para sentir o mercado e conhecer suas variações antes de passos mais largos.

    E você leitor, já utilizou algum simulador da bolsa de valores? Conte-nos sua experiência!

    Um grande abraço a todos e um excelente final de semana!

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    13 comentários:

    1. Usei sim Rafael, bem nos meus primordios, a tanto tempo que se olhar hoje devo esta trilhonario. Eh um comprar e esquecer de verdade. rssssssss

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Rudi! Obrigado por sua participação! Um ótimo final de semana!

        Excluir
    2. Recomendo o SimulAção.

      Rico Por Acaso, você sabe me dizer porque as acões do Banco do Brasil caíram tanto a uns dois anos atras? E qual a possibilidade disso acontecer novamente?

      Parabéns pelo blog!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Renan! Obrigado por acompanhar o blog! Sinceramente não me lembro da conjuntura na época, mas os bancos vem sofrendo continuamente desde a crise de 2008. Atualmente esta mudança nos juros penalizou bastante o papel, vamos ver o que acontece nos próximos meses! Um grande abraço!

        Excluir
      2. Caiu pelo mesmo motivo de ter caido a pouco tempo, foi a troca do Presidente do Banco, por um mais alinhado as politicas sociais do atual governo federal.

        Excluir
      3. Obrigado pela participação Lord! Um grande abraço!

        Excluir
    3. Amigo,
      Tenho intenção de manter uma carteira com empresas boas pagadoras de dividendos.
      Entretanto, gostaria de saber onde eu pego os relatórios e etc para que eu possa avaliar se compro ou não um papel.
      Uma dúvida: o que você acha da Ligth? Você compra este papel. Como você para os próximos anos?
      Como eu posso saber os DY's anuais de uma empresa. você calcula o DY ou você pega de algum lugar?

      Atenciosamente,

      Carlos

      ResponderExcluir
    4. Caro Rafael!

      Esses simuladores são bons para estimular os interessados e curiosos a ingressar nos investimentos em renda variável. Quanto mais pessoas entrarem, mais a bovespa se fortalece, o que interessa a todos e ao país.
      Sobre a queda das ações do Banco do Brasil por causa da redução dos juros, o investidor Lirio Parisotto se manifestou?
      Obrigado e abs!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Arthur! Como vai? Até agora não vi nenhuma manifestação do Lirio, mas foi boa a sua pergunta, pois vou pesquisar! Um grande abraço e obrigado pela participação!

        Excluir
    5. Amigo,
      Os recentes boatos da internet de que "a casa caiu" e que a Eletropaulo não será mais a mesma.... inclusive no que tange à DY.
      Vi gente apostando que as ações ELPL4 cairão ao patamar de 23,XX e que os recultado de 1T2012 foram desanimadores, com cerca de 60% menos do que o mesmo período do ano passado.

      A minha pergunta é simples. Você que é um cara antenado e estudioso do mercado. O que acha disso? Você compartilha desta opinião?

      Atenciosamente,

      Alfredo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Alfredo! Obrigado por seu contato! Realmente os resultados do 1T2012 da Eletropaulo não foram nada animadores e eu concordo que o papel vai sofrer bastante e há sim possibilidade de chegar a uma patamar como o indicado por você. Como o anuncio dos resultados foi feito hoje (03/05) não tive tempo hábil para ler o relatório o que devo fazer até amanha. Portanto, ainda não posso me manifestar com propriedade sobre o assunto, mas eu que sou um grande entusiasta do papel fiquei muito preocupado. Vamos ver o que vem nos próximos dias! Um grande abraço!

        Excluir
    6. Mister Rico Por Acaso, na data de hoje, com a ELPL4 a 25.50, e acredito que ja tenha lido o relatório. A Eletropaulo nao será mais a mesma? O preço esta baixo, vai cair mais?

      Bruno

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Bruno! Acredito que possa cair mais e talvez chegar a 23,XX. Provavelmente elá não distribuirá dividendos iguais aos dois últimos anos por um bom tempo, porém ela continua lucrativa. Um grande abraço, Rafael.

        Excluir