Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quinta-feira, 1 de março de 2012

    Acompanhamento de carteira: Fevereiro / 2012


    Dando continuidade ao acompanhamento de carteira, hoje iremos avaliar os resultados e eventos importantes do mês de fevereiro de 2012.


    Como já era esperado, o mês de fevereiro foi "morno" e não repetiu a grande alta do mês de janeiro, vejamos os resultados:


    Portanto, mais uma vez meu resultado foi positivo e neste mês "batendo" o Ibovespa em 0,89%. Em relação ao ano considero que estou com uma boa rentabilidade, porém 4,85% abaixo do Ibovespa.

    Como eventos do mês de fevereiro, aumentei minha participação em VALE5 e recebi dividendos do Banco do Brasil no dia 07 e no dia 29 o que sem duvida ajudou na rentabilidade da carteira, que terminou o mês com a seguinte composição:


    Como perspectivas para os próximos meses, mantenho meu plano de aumentar minha posição em Eletropaulo, Coelce, Banco do Brasil e Vale e quem sabe até o final do ano entrar em Eternit (ETER3), mas a escolha vai depender do P/L e DY das mesmas.

    E assim continuamos nossa luta rumo à independência financeira!

    Um grande abraço para todos e um excelente mês de março!

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    33 comentários:

    1. Sua carteira esta show de bola! Parabéns pelo rendimento!

      ITM

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado ITM! Agora aguardo seu post com sua carteira! rsrsrsrs Um grande abraço!

        Excluir
    2. Oque você acha de uma desta carteira para trabalhar no curto para médio prazo:
      CCRO3
      MRFG3
      EZTEC3
      RAPT4
      VAGR3
      Obrigado e parabéns pelo site

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Depende da sua intenção, algumas empresas desta lista, como a CCRO3 por exemplo está com P/L de quase 40, que ao meu ver está extremamente cara. Se for para dividendos não serve, agora se for para valorização também vai depender muito do potencial de crescimento das mesmas. Um abraço!

        Excluir
    3. Ola amigo,
      Belo resultado mesmo. Também inciei investimentos em RF mês passado. Mas não suportei a tentação da alta da Cielo e realizei lucro hoje. Comprei MYPK3 o que acha, a data ex é dia 6.

      Se me permite, deixo aqui meu blog se quiser adicionar no seu blogroll. Abraços.

      www.camaleaofamintoblogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Camaleão! Como escrevi para o amigo acima, depende do que você quer com o investimento. Se for dividendos, esta empresa está com P/L alto (para o meu padrão) e DY baixo. Se for para valorização vai depender do estudo da empresa e das suas possibilidades de crescimento. Seu blog será registrado e colocado na lista! Um grande abraço e obrigado pela participação!

        Excluir
    4. Boa rentabilidade, carteira bem concentrada em empresas com perfil defensivo, exceto vale. Se quiser passar no meu blog acompanhar as minhas atualizações será um prazer, lhe adicionarei nos meus blogs indicados.Caso queira me adicionar:

      http://holdinggodfather.blogspot.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Don Vito! Obrigado pela visita e pela participação! Irei visitar seu blog e coloca-lo na minha lista! Um grande abraço!

        Excluir
    5. Ola RPA
      Me identifico muito com sua carteira. Eh defensiva mas mesmo assim teve otima rentabilidade somada ainda aos ganhos com dividendos.
      Parabens
      Te adicionei
      Abraco

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Dividendos! Obrigado pela participação no blog! Também irei te adicionar! Um grande abraço!

        Excluir
    6. Parabens pelo site, achei pelo google buscando ELPL e achei bacana voce dividir informacoes como a sua carteira, ja de cara me perguntei o "porque Banco do Brasil", mas o texto em seguida ja explicava isto.
      Excelente leitura para eu me entreter e aprender um pouco nesta semana!

      ResponderExcluir
    7. Eu me identifico demais com a sua carteira, por isso fico sempre atento a suas atualizações.
      Estou na fase de montar minha carteira, que por enquanto conta apenas com ELPL4, e visando investir nas demais que você investe. Acho que minha próxima tacada será em COCE5, BBAS3 ou VALE5. Mas a verdade é que dado o desempenho da ELPL4, sou muito inclinado a comprar cada vez mais, acho que está barato ainda apesar de toda esta subida!
      Sempre vejo pessoas falarem de ETER3, mas eu não tenho uma opinião fechada por ela.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Douglas, eu já investi bastante tempo somente em ELPL4, mas não tem jeito: mesmo que pouco a diversificação é necessária. Estou de olho ETER3, como já escrevi. Pelo que tenho estudado, é uma empresa boa, que diversificou seu portfólio de produtos (não é só amianto), que tem respeito pelo acionista, tem tido bons resultados e o mais importante ao meu ver, tem muito investidor grande (leia-se Lirio Parisoto dentre outros) com grandes posições nela o que denota um grande controle sobre as ações da mesma. Um grande abraço!

        Excluir
    8. Olá Rafael,

      Obrigado por compartilhar a composição de sua carteira e sua visão de investimentos. Não vi se você já postou alguma vez sobre empresas de telecomunicações. Algumas empresas desse setor paga bons dividendos historicamente e estão com bom preço. Existe algum motivo específico para não fazerem parte de sua carteira?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Paulo! Eu enxergo esta situação por dois pontos: 1. acredito que minha carteira já está bem diversificada e compensa mais re-investir dinheiro nas que já tenho do que pulverizar na alocação de novas empresas. 2. As ações de empresas de telecomunicações estão ao meu ver (registre-se: ao meu ver) caras. Por exemplo, a VIVT4 está com P/L de 13,39, enquanto que a ELPL4 por exemplo está com P/L de aproximadamente 5. Para mim isto faz muita diferença. Um grande abraço!

        Excluir
    9. Ola, primeiro parabens pelos rendimento, e estou aprendendo muitas dicas legai no seu blog... Uma duvida, o indice bovespa onde vc retira esses dados ?

      Abcs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Estes dados do IBovespa eu retiro geralmente do site InfoMoney, segue o endereço: (http://www.infomoney.com.br/ibovespa). Um grande abraço e obrigado por acompanhar o blog!

        Excluir
    10. Olá, muito boa rentabilidade, queria saber sua opinião sobre a ETER3 e a LIGHT, eu to formando carteira ainda, comecei trimestre passado, obrigado

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Como já escrevi acima a ETER3 eu tenho estudado bastante e observado seu comportamento. Ao meu ver é uma boa empresa. Já a LIGT3, ao meu ver está cara, pois está com um P/L de 17,76 e um DY de 6,4%. Um grande abraço!

        Excluir
    11. ola, comente o que vc acha da minha carteira e se tem alguma coisa que tenho que melhorar minha intenção e ganhar dividendos e tambem lucro nas altas??

      ação - quantidade
      elpl4 - 10000
      petr4 - 6000
      usim5 - 6000
      bbdc4 - 4000
      vale5 - 6000
      cmig4 - 3000

      obs. estou pensando em comprar mais 7000 da cmig4.

      o que vc acha? minha carteira é para aposentadoria faz 10 anos que estou montando essa carteira e nunca vendi nenhuma ação.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá "Anonimo"! Sua carteira ao meu ver está bem montada e você segue o Buy and Hold, ou seja, não vende as posições, o que acredito que levará à bons resultados. Porém como não sou agente autorizado da CMV não posso ficar dando sugestões de investimento, infelizmente. Um grande abraço!

        Excluir
    12. Olá Rafael,

      Parabéns pelo site e iniciativa.
      Compartilho a opinião de investir no longo prazo em empresas sólidas e com perspectiva de crescimento, com boa política de distribuição de dividendos.

      Segue minha carteira, que comecei em Novembro de 2011.
      Comecei seguindo as recomendações da carteira Dividendos do Banco do Brasil e estou modificando de acordo com meus estudos sobre as empresas.

      BBAS3
      CSNA3
      ETER3
      ELPL4
      GETI4
      TRPL4
      VALE5
      VIVT4

      Pretendo entrar em CMIG4 este ano.

      Tenho apreeensão de estar montando um portfólio muito concentrado em utilities - energia ...
      Qual sua opinião sobre isso ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Rico! Obrigado pela participação no blog! Eu particularmente não vejo problemas na concentração do portfólio em energia, por exemplo. No meu caso tenho COELCE (região norte com grande potencial de crescimento no consumo ao meu ver), CEMIG (região centro-oeste) e ELETROPAULO (sudeste, maior polo industrial). EU vejo mais problema quando temos por exemplo ELPL4 E GETI4 na mesma carteira, visto que a AES Tiete (geradora) é bastante dependente da Eletropaulo (distribuidora). Não que a AES Tiete seja uma empresa ruim. Pelo contrario, tem bons lucros, boa distribuição de dividendos etc., mas o grosso da sua venda é para a Eletropaulo e se teoricamente acontecer algo com esta ultima a AES Tieta vai ter problemas. Um grande abraço!

        Excluir
    13. fala rafael tudo bem??

      entre a cemig e a coelce a Longo prazo qual a melhor?

      grato

      joao

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá João! Ao meu ver as duas são boas, tanto que tenho as duas em carteira. Agora vai depender do seu planejamento, visto que a COELCE para dividendos anuais (geralmente em dezembro) e a CEMIG paga dividendos semestrais. Um grande abraço!

        Excluir
    14. Ola Rafael, quero te parabenizar pelo site.

      Mas gostaria de pedir uma coisa para voce colocar no site.

      Poderia fazer um tutorial de como comecar na bolsa, pretendo comecar a investir e nao acjhei nada sobre isso.

      Grato e sucesso!

      ResponderExcluir
    15. Ola Rafael, quero te parabenizar pelo site.

      Mas gostaria de pedir uma coisa para voce colocar no site.

      Poderia fazer um tutorial de como comecar na bolsa, pretendo comecar a investir e nao acjhei nada sobre isso.

      Grato e sucesso!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Leonardo, ótima a sua idéia! Irei preparar este manual para os próximos posts! Um grande abraço e obrigado por acompanhar o blog!

        Excluir
    16. Parabéns pela carteira Rafael! e é uma comparação bem saudável e agente vai aprendendo cada vez mais!

      Eu tenho em carteira apenas ELPL4.

      Segue minhas preferidas e possíveis aquisições futuras:

      ELPL4
      COCE5
      CSNA3
      BBAS3
      JHSF3
      VALE5
      ALPA4
      RAPT4
      EZTC3

      Grande Abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Leandro! Obrigado por acompanhar o Blog! Estude bastante cada empresa, veja seu histórico de crescimento para ai sim tomar uma decisão consciente de investimento! Um grande abraço!

        Excluir
    17. Belo Blog. o que achas da minha carteira. minha idéia é longo prazo e aposentadoria, mas sempre tenho algumas cartas na manga para vender, me desfiz de RDCD3 após ter comprado ela em 22 e vendido em 36,15. BRKM5 a mesma coisa, pretendo vende-la quando chegar em 20,00 e aumenta rposições nas eletricas, abs e parabéns pelo blog.

      BRKM5
      CCRO3
      LLIS3
      GETI4
      LIGT3
      CMIG4
      CRUZ3
      ELPL4

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá amigo! Acompanhe bem os balanços das empresas da carteira e continue investindo no longo prazo, pois os resultados virão. Um grande abraço, Rafael

        Excluir