Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quinta-feira, 10 de novembro de 2011

    As empresas que mais pagaram dividendos nos últimos 5 anos

    Como o blog está se "especializando" em empresas boas pagadoras de dividendos, que aliás fazem parte do meu projeto de investimentos, voltaremos hoje a um assunto muito importante: a manutenção dos bons dividendos.

    Do que adianta uma empresa pagar bons dividendos por um ou dois anos se estes dividendos são se mantém nos próximos anos?


    Novamente reafirmo a importância de se "garimpar" boas empresas para investimento. Não é nada fácil, mas também não é impossível. Em recente matéria postada no site da revista Exame, podemos verificar o Dividend Yield médio (ou seja, a porcentagem do valor de cada ação que retorna ao acionista em dividendos) da empresas que mais pagaram dividendos nos últimos cinco anos, que ao meu ver é um período médio importante. Vamos aos dados:


    Outro aspecto que devemos nos ater na hora de escolher uma boa empresa para investir, além do DY e do P/L é a liquidez do papel na Bolsa. Todos nós pretendemos comprar ações para usufruir dos dividendos e por consequência não vender nenhuma ação comprada. Mas em uma situação de urgência em que seja necessário vender algumas ações a liquidez torna-se importante e infelizmente somente nessas horas que nós vamos lembrar da liquidez. Assim prefira sempre aquelas ações mais negociadas, por exemplo: Eletropaulo, Coelce, Light, Transmissão Paulista e Aes Tiete. 
    Não que as outras ações sejam ruins, o problema é que em uma situação de urgência pode demorar um pouco para que você consiga comprador para um papel de menor liquidez.

    Um grande abraço a todos e não deixe de nos seguir no Twitter!

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net

    LEIA TAMBÉM


    O que o leitores acharam do livro: Olá Rafael, tenho acompanhado seu blog há um bom tempo e acabei comprando o livro. Sou professor e tenho utilizado seus conceitos até na sala de aula. Parabéns e continue assim. Paulo Roberto - São Paulo - SP
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    18 comentários:

    1. Rafael, sou investidora de pelo menos três destas empresas: Eletropaulo, Coelce e Light. Então não estou tão fora assim! Katia - Patos de Minas

      ResponderExcluir
    2. Obrigado por compartilhar esta informação.
      Devo dizer que devemos tomar cuidado com essa Payout pois de algumas empresas podemos ver que ele pode não ser necessáriamento decorrente da atividade base da empresa e portanto não deve ser para sempre.

      ResponderExcluir
    3. @Felipe VeigaOlá Felipe! Você tocou em um assunto muito importante. Bons dividendos no dia de hoje não garantem bons dividendos no futuro. Há de se analisar o histórico da empresa por pelo menos 5 anos. Também devemos ficar atentos a eventos não-recorrentes. Exemplo: apesar da diminuição do payout da Eletropaulo neste ano, devido a venda da Atimus (evento não-recorrente) é esperado bons dividendos para o ano que vem. Um abraço e uma ótima semana!

      ResponderExcluir
    4. Rafael tenho em minha carteira:
      BBDC4
      ELPL4
      GGBR4
      PETR4
      USIM5
      VALE5
      GOSTARIA DE COMPRAR MAIS UMA AÇÃO VISANDO GANHAR DIVIDENDOS GOSTARIA DE UMA DICA SUA POIS GOSTO DOS SEUS COMENTARIOS NO SITE!!!!

      ResponderExcluir
    5. @AnônimoOlá amigo! Em minha carteira eu invisto em Cemig e Coelce, mais particularmente em CMIG3 e COCE5. As duas tem um bom DY e P/L. Lembrando que qualquer decisão de compra e venda de ativos é de sua inteira responsabilidade! Um grande abraço!

      ResponderExcluir
    6. Rafael, porque vc investe em COCE5, se os dados da COCE3 são melhores, um maior DY, um menor P/L e um menor P/VPA? Quais criterios vc usou para escolher entre as duas?
      Abraço Rudi

      ResponderExcluir
    7. @RudiOlá Rudi! Invisto em COCE5 devido à maior liquidez. Tente comprar COCE3 no fracionário. Tem dias que o volume negociado é tão baixo que você não consegue nem efetuar a compra. Já a COCE5 é diferente. Um grande abraço e um excelente 2012.

      ResponderExcluir
    8. Obrigado Rafael, um feliz 2012 para você...

      ResponderExcluir
    9. @RudiPara você também Rudi! Obrigado por todas as suas participações esse ano!

      ResponderExcluir
    10. A proposito, olhei o grafico de 5 anos da COCE5, e ela esta na maxima histórica dela, o que você acha da compra?
      Seus post são muito bons, facilita a participação.
      abraço

      ResponderExcluir
    11. @RudiEu particularmente não me atenho muito a gráficos e sim aos fundamentos como P/L e DY (o P/L da COCE5 está em 5). O papel está "mais caro", mas está remunerando mais também. Um abraço!

      ResponderExcluir
    12. Revisão tarifária da Coelce prevê redução de 10,16%
      Agência Estado

      A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje a proposta inicial para a terceira Revisão Tarifária Periódica da Companhia Energética do Ceará (Coelce), com um índice preliminar médio negativo de 10,16%. A distribuidora é a primeira a passar pelo 3º Ciclo de Revisões Tarifárias Periódicas, aprovado em novembro passado. A proposta ficará em audiência pública de 2 de fevereiro a 2 de março.



      A revisão tarifária da Coelce deveria ter sido realizada em 22 de abril do ano passado, mas foi postergada em função da demora na definição da metodologia para o 3º ciclo de revisões tarifárias. As tarifas de 2010 foram prorrogadas e a revisão acontecerá juntamente com o reajuste tarifário anual, em 22 de abril deste ano. O valor pago a mais ou a menos pelos consumidores durante o período de vigência da tarifa provisória será deduzido ou acrescentado no cálculo final do reajuste.



      O processo de revisão tarifária periódica tem como principal objetivo analisar, após um período previamente definido no contrato de concessão, geralmente de quatro anos, o equilíbrio econômico-financeiro da concessão, favorecendo que ganhos de produtividade sejam divididos com os consumidores. A Coelce atende 2,8 milhões de unidades consumidoras em Fortaleza e mais 84 municípios cearenses.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Rudi X! Como já foi debatido, a revisão tarifária é uma realidade para TODAS as concessionárias e visa geralmente diminuir os custos para o consumidor. Elá irá impactar na lucratividade das empresas e será mais que 10% com certeza no caso da COELCE. Resta as concecionárias cortar custos para diluir o impacto. Um grande abraço!

        Excluir
    13. Oi Rafael, colei a materia e esquece de colocar minhas ponderaçoes, o que mais me chamou atençao foi a de que o papel nao caiu mesmo com esta noticia, nao vi nem o DY mudar. Estou comprado na ELPL, e minha duvida é: essa revisao é de 4 em 4 anos? ou nao tem uma regra?

      ResponderExcluir
    14. É de quatro em quatro anos, mas vejamos o exemplo da Eletropaulo: a revisão deveria ter ocorrido em julho passado (2011) e só agora teremos efetivamente as mudanças, que serão retroativas. Coisas do Brasil. Em relação ao preço, acredito que estes papéis estavam realmente bem descontados e com as recentes altas apenas corrigiram as distorções. Um abraço!

      ResponderExcluir
    15. Ola Rafael, td bem com vc?

      Como anda o tema da revisão tarifária da Eletropaulo?

      As tarifas irão ser reduzidas por um determinado período e depois reajustadas para cima novamente, ou será rebaixado os preços por tempo indeterminado?

      Não ficou muito claro pra mim como vai ficar isso, passada revisão.

      Grato!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Leandro! Na questão da revisão tarifária, a cada 4 anos a ANEEL faz um levantamento do preço da energia verificando os custos operacionais, a inflação e outros índices. Se ao final da revisão é verificado que a energia está muito cara o valor da mesma deve ser reajustado permanentemente. Se ocorrer algum fator que seja necessário o aumento do valor acredito que deva haver um entendimento entre as partes, até porque a empresa não pode ficar no prejuízo. Portanto, devido a revisão, não só a Eletropaulo, mas outras afetadas por este mecanismo deverão implementar formas de diminuir os custos operacionais para assim manter o lucro e o retorno ao acionista. Devido à tudo isso que a Eletropaulo só irá distribuir 50% do lucro do ano passado, ficando com aproximadamente R$ 700 milhões em caixa para qualquer eventualidade da revisão (que deve impactar algo em torno de R$ 300 milhões nas contas da empresa). Além disso acredito que eles estão formando caixa para a possibilidade de finalização do processo com a Eletrobras. Um grande abraço, Rafael.

        Excluir
    16. opa, certo Rafael, obrigado pela atênção!
      Boa semana!

      ResponderExcluir