Ele não figura na lista dos mais ricos da Forbes e nem é tão conhecido do grande público como Warren Buffet e Donald Trump, mas Lirio Parisotto já passou por muito "perrengue" e tem muito o que ensinar àqueles que querem se aventurar no mundo da Bolsa de Valores. Continuando a Série Grandes Investidores hoje contaremos um pouco da história do maior investidor pessoa física do Brasil: Lirio Parisotto.
Foi fundador da Videolar (lider brasileiro em DVD's e Blue-Rays) e é um grande exemplo de força de vontade e superação.
Seus primeiros investimentos foram um fracasso total. Em 1971 investiu o valor equivalente de um Fusca e em pouco tempo perdeu tudo. Quinze anos depois investiu 500 mil dólares (exatamente quando a Bolsa estava em seu pico) e logo depois perdeu cerca de 40% do valor investido. Já calejado pelas perdas recorrentes, no inicio da década de 1990 investiu 2 milhões de dólares que um ano depois se transformaram em 8 milhões de dólares e cumpriu sua meta, ou seja, ter controle e sair da Bolsa depois de ter ganho um substancial valor que iria compensar as perdas do passado.
Com o valor ganho, Parisotto comprou a parte de seu sócio na Videolar e a empresa cresceu mais ainda. Em 1998 Parisotto voltou à Bolsa, aplicando 6 milhões de dólares e formando a partir dai sua tão famosa carteira de 11 ações que mantém há mais de 12 anos.
Sendo um dos expoentes da "doutrina dos dividendos", ou seja, em que a empresa tem seu valor refletido por seu retorno ao acionista em dividendos, Parisotto foca seus investimentos em empresas com alto DY e baixo P/L, sendo estes seus principais indices para análise.
A carteira de Lírio, administrada pela Geração Futuro, é composta das seguintes empresas:
Bicbanco, Bradespar, Banco do Brasil, Celesc, Cielo, Eletropaulo, Eternit, Grendene, Randon, Redecard, CSN, Tecnisa, Transmissão Paulista e Usiminas
Abaixo algumas das dicas de Lirio, que não são todos que concordam, mas para mim são de grande importância:
1. Não perca tempo com a Oferta Pública de Ações: pois segundo Parisotto, ao entrar em ofertas publicas você acaba invarialvelmente pagando a conta deste IPO.
3. Fuja de ações dos setores aéreo e varejista: Parisotto lembra que muitas empresas aereas de capital aberto que existiam há cinco anos não mais existem, além disso (e por ser empresario) ele conhece muito bem a sazonalidade das empresas do setor varejista.
4. Fique longe de empresas que tenham sede em países exóticos: segundo Parisotto é inaceitável que uma empresa brasileira tenha sede - por exemplo - nas Ilhas Cayman.
5. Não compre ações de empresas que dão prejuízo: por incrível que pareça, muitas pessoas compram empresas que estão dando prejuízo acreditando na sua recuperação futura. O grande problema, é que esta recuperação pode nunca acontecer e para Lirio, empresa boa é empresa que dá lucro.
6. Ter liquidez é fundamental: Lirio compra para manter, mas liquidez, ou seja, a possibilidade de venda fácil é de grande importancia
7. Procure ações boas e baratas: Para Parisotto empresas boas e baratas possuem alto DY, P/L baixo e crescimento recorrente.
8. Faça assuas próprias avaliações: segundo Parisotto vale muito a pena fazer suas proprias avaliações e não ficar vendo análises de outros analistas/corretoras. Como eu já disse em outros posts: você é e deve ser o único respoisável por seus investimentos, seja no lucro ou nos prejuízos.
9. Tenha coragem na baixa do mercado e controle a ganância na alta: o controle é essencial, para não vender na baixa e não estrapolar na alta, pois o mercado é ciclico e segundo Parisotto as crises sempre tem inicio, meio e fim.
10. Aposte num azarão: Apostar em um azarão, segundo Parisotto é um modo de deixar os investimentos mais interessantes.
Para finalizar deixo o link de uma excelente palestra que o Parisotto fez na Geração Futuro e que eles disponibilizam em seu site. Quem tiver uma hora livre não deixe de clicar neste link e assistir a palestra. https://www.gerafuturo.com.br/content/videos
A carteira dele tá muito boa pra longo prazo.
ResponderExcluirAbcs,
@Finanças InteligentesOlá Finanças Inteligentes! O Lírio Parisotto - na minha opinião - é um dos investidores que mais corretamente colocaram em prática as idéias do Bazin e é uma prova que o investimento em dividendos é uma realidade e não uma verdade relativa. Um abraço e parabéns por seu blog!
ResponderExcluirNa minha opinião, é um homem simples q deu a volta por cima!!!
ResponderExcluirNa minha opinião o maior mérito desta questão é que ele não recebeu uma herança, não ganhou na loteria etc. Veio de baixo e venceu na vida. Um ótimo exemplo para todos.
Excluir