Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quinta-feira, 15 de setembro de 2011

    Série Grandes Investidores: Lirio Parisotto


    Ele não figura na lista dos mais ricos da Forbes e nem é tão conhecido do grande público como Warren Buffet e Donald Trump, mas Lirio Parisotto já passou por muito "perrengue" e tem muito o que ensinar àqueles que querem se aventurar no mundo da Bolsa de Valores. Continuando a Série Grandes Investidores hoje contaremos um pouco da história do maior investidor pessoa física do Brasil: Lirio Parisotto.


    Lirio Albano Parisotto, nasceu em Nova Bassano no interior do Rio Grande do Sul. Foi agricultor, seminarista, estudou e se formou em medicina mas se encontrou mesmo como empresário e investidor.


    Foi fundador da Videolar (lider brasileiro em DVD's e Blue-Rays) e é um grande exemplo de força de vontade e superação.

    Seus primeiros investimentos foram um fracasso total. Em 1971 investiu o valor equivalente de um Fusca e em pouco tempo perdeu tudo. Quinze anos depois investiu 500 mil dólares (exatamente quando a Bolsa estava em seu pico) e logo depois perdeu cerca de 40% do valor investido. Já calejado pelas perdas recorrentes, no inicio da década de 1990 investiu 2 milhões de dólares que um ano depois se transformaram em 8 milhões de dólares e cumpriu sua meta, ou seja, ter controle e sair da Bolsa depois de ter ganho um substancial valor que iria compensar as perdas do passado.

    Com o valor ganho, Parisotto comprou a parte de seu sócio na Videolar e a empresa cresceu mais ainda. Em 1998 Parisotto voltou à Bolsa, aplicando 6 milhões de dólares e formando a partir dai sua tão famosa carteira de 11 ações que mantém há mais de 12 anos.

    Sendo um dos expoentes da "doutrina dos dividendos", ou seja, em que a empresa tem seu valor refletido por seu retorno ao acionista em dividendos, Parisotto foca seus investimentos em empresas com alto DY e baixo P/L, sendo estes seus principais indices para análise.
    A carteira de Lírio, administrada pela Geração Futuro, é composta das seguintes empresas:


    Bicbanco, Bradespar, Banco do Brasil, Celesc, Cielo, Eletropaulo, Eternit, Grendene, Randon, Redecard, CSN, Tecnisa, Transmissão Paulista e Usiminas


    Abaixo algumas das dicas de Lirio, que não são todos que concordam, mas para mim são de grande importância:

    1. Não perca tempo com a Oferta Pública de Ações: pois segundo Parisotto, ao entrar em ofertas publicas você acaba invarialvelmente pagando a conta deste IPO.

    2. Não diversifique sua carteira de ações: Segundo Parisotto ele montou uma carteira com 12 ações pois não tem coragem de ter somente duas.

    3. Fuja de ações dos setores aéreo e varejista: Parisotto lembra que muitas empresas aereas de capital aberto que existiam há cinco anos não mais existem, além disso (e por ser empresario) ele conhece muito bem a sazonalidade das empresas do setor varejista.

    4. Fique longe de empresas que tenham sede em países exóticos: segundo Parisotto é inaceitável que uma empresa brasileira tenha sede - por exemplo - nas Ilhas Cayman.

    5. Não compre ações de empresas que dão prejuízo: por incrível que pareça, muitas pessoas compram empresas que estão dando prejuízo acreditando na sua recuperação futura. O grande problema, é que esta recuperação pode nunca acontecer e para Lirio, empresa boa é empresa que dá lucro.

    6. Ter liquidez é fundamental: Lirio compra para manter, mas liquidez, ou seja, a possibilidade de venda fácil é de grande importancia

    7. Procure ações boas e baratas: Para Parisotto empresas boas e baratas possuem alto DY, P/L baixo e crescimento recorrente.

    8. Faça assuas próprias avaliações: segundo Parisotto vale muito a pena fazer suas proprias avaliações e não ficar vendo análises de outros analistas/corretoras. Como eu já disse em outros posts: você é e deve ser o único respoisável por seus investimentos, seja no lucro ou nos prejuízos.

    9. Tenha coragem na baixa do mercado e controle a ganância na alta: o controle é essencial, para não vender na baixa e não estrapolar na alta, pois o mercado é ciclico e segundo Parisotto as crises sempre tem inicio, meio e fim.

    10. Aposte num azarão: Apostar em um azarão, segundo Parisotto é um modo de deixar os investimentos mais interessantes.




    Para finalizar deixo o link de uma excelente palestra que o Parisotto fez na Geração Futuro e que eles disponibilizam em seu site. Quem tiver uma hora livre não deixe de clicar neste link e assistir a palestra. https://www.gerafuturo.com.br/content/videos
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    4 comentários:

    1. A carteira dele tá muito boa pra longo prazo.

      Abcs,

      ResponderExcluir
    2. @Finanças InteligentesOlá Finanças Inteligentes! O Lírio Parisotto - na minha opinião - é um dos investidores que mais corretamente colocaram em prática as idéias do Bazin e é uma prova que o investimento em dividendos é uma realidade e não uma verdade relativa. Um abraço e parabéns por seu blog!

      ResponderExcluir
    3. Na minha opinião, é um homem simples q deu a volta por cima!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Na minha opinião o maior mérito desta questão é que ele não recebeu uma herança, não ganhou na loteria etc. Veio de baixo e venceu na vida. Um ótimo exemplo para todos.

        Excluir