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  • segunda-feira, 12 de setembro de 2011

    Educação Financeira para crianças e adolescentes: nós também somos responsáveis


    Lendo recentemente uma matéria sobre educação financeira para crianças e adolescentes fiquei intrigado com algumas questões, principalmente com relação à mesada e ao seu uso correto. Vi quão extensa e importante é a educação financeira para nós, pois com toda certeza ela não serve só para nós, mas sim para ser passada adiante e educar bem nossos filhos ou futuros filhos.
    Já dizia o ditado: Pai rico, filho nobre, neto pobre.


    Com toda certeza o objetivo de todo nosso estudo financeiro é conseguir ferramentas para um acumulo de ativos, que num futuro próximo ou distante será utilizado para o NOSSO proveito, garantindo uma aposentadoria tranquila. Mas eu acredito que todo este nosso esforço possa ser também utilizado por nossos filhos, quiçá por nossos netos. Quem em sã consciência não quer dar uma vida confortável aos seus descendentes?
    Alguns podem falar: - Mas eu estou acumulando ativos para eu usufruir! Bom, espere até você ser pai e perceber que tem mais gente dependendo de você!
    Também é verdade que filhos bem educados financeiramente - na grande maioria das vezes - não necessitam da herança dos pais e conseguem construir fortuna por si próprios.
    Mas voltando a educação financeira, surgem algumas duvidas:

    1. Qual a função da mesada?
    2. Ela deve ser associada a algum tipo de recompensa?
    3. Qual deve ser o estimulo para seu uso?

    Na minha opinião a mesada é o primeiro contato que a criança tem com a administração do dinheiro, por isso ela é tão importante.
    Muitos educadores dizem que ela deve ser dada de forma compulsória e não associada ao cumprimento de tarefas pre-estabelecidas. Eu não concordo com isso. Se nós trabalhamos para ganhar nosso dinheiro e esta é a forma que quando crescerem nossos filhos irão ganhar dinheiro, acredito que associar a mesada com pequenas tarefas, mesmo que banais é de suma importância. Um ação leva a uma reação. Um trabalho leva a remuneração. Ou será o contrario: todos nós recebemos um dinheiro no começo do mês apenas por ser o começo do mês?
    Um estudo recente afirma que crianças de 5 anos já possuem uma gama muito grande de marcas e desejos em sua mente. Estimular o uso correto da mesada é muito importante.
    Quantas vezes nós vemos os pais darem a mesada e já falarem: - O que você vai comprar com ela?
    A criança deve ser estimulada a ter um objetivo, não gastar por gastar. Pode ser a compra de um vídeo-game, uma bola, nada também impossível. Deve-se, na minha opinião, se encontrar um meio termo entre o gastar e o economizar. Desenvolver na criança a diferença entre o querer e o realmente necessitar.
    Antes que a televisão eduque nossos filhos, temos que lembrar que somos os responsáveis por esta educação. Nosso conhecimento hoje, não é só nosso, já faz parte das gerações futuras.

    E você amigo leitor, como encara a educação financeira? Qual a sua experiencia? Deixe sua opinião!

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net


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