Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sexta-feira, 13 de maio de 2011

    O brasileiro e o hábito de guardar

    Um dado que me impressionou muito nesta semana foi uma pesquisa divulgada por diversos meios de comunicação que afirmava que 53% das familias brasileiras gastam mais do que ganham. Essa pesquisa foi feita pela APAS (Associação Paulista de Supermercados) em parceria com as empresas Nielsen e Kantar Worldpanel .
    De acordo com a pesquisa o rendimento médio das familias brasileiras chegou a R$ 2.171,00. Ainda segundo os dados apresentados, de 2009 para 2010 a renda do brasileiro cresceu 13% enquanto suas despesas cresceram 16%. 
    Mas o que mais me impressionou nesta pesquisa é que este aumento das despesas muitas vezes é relacionado à compra de supérfluos, bem como na aquisição de financiamentos e na compra de imóveis. Ou seja, o brasileiro anda gastando mal seu dinheiro.
    Outro fato marcante, que eu já dei algumas pinceladas em outro tópico, é que o brasileiro não tem o hábito de guardar dinheiro. Ele prefere gastar e o recente crescimento de renda só tem estimulado o crescimento do consumo, muitas vezes desnecessário.
    Essa diferença de 3% encontrada entre as receitas e as despesas do brasileiro, que tem tudo para aumentar, pode na minha opinião ser facilmente anulada com um pouco de noção de consumo. Devemos parar de comprar por comprar. Comprar para fazer bonito. 
    Segundo o mesmo estudo, as previsões são que o consumo não irá diminuir, não se estabilizar. Muito pelo contrário, irá cada vez aumentar mais.
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    2 comentários:

    1. O governo não ensina nada importante, a televisão quer que todos gastem 200% da renda. Por causa disso é difícil para o povo guardar algum dinheiro..


      alien1

      ResponderExcluir
    2. @AnônimoExatamente, as propagandas são voltadas para o consumo. Mas nada mais correto, porque quem paga propaganda quer resultados. O problema é que falta EDUCAÇÃO FINANCEIRA e o governo não estimula isto, nem nas escolas, nem na mídia, ai vemos o endividamento em massa da população.

      ResponderExcluir