Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quinta-feira, 28 de abril de 2011

    Suportes e resistências

    Um conceito que também gera muita confusão entre os investidores que estão iniciando na Bolsa de Valores são os suportes e resistências.
    Basicamente são informações que tem mais interesse para aquele investidor de curto prazo ou que opera no day-trade, pois estes conceitos são indicadores de possíveis tendências de queda ou de ganhos de um papel.
    De forma simplificada, resistência é um valor que representa o valor máximo atingido por uma ação em um determinado período. Suporte representa o valor mínimo que um papel apresentou no mesmo período. Quando uma ação "rompe" uma resistência, pode ocorrer uma tendência de alta e quando ocorre um "rompimento" do suporte, pode se iniciar uma tendência de queda. Vale frisar nestes dois caso que PODE ocorrer uma tendência, pois estamos falando de renda varíavel.
    Mesmo assim, os gráficos sempre representam um um estudo do mercado e como eles tendem a se repetir durante um período, estes indicadores de suportes e resistências são de grande importância para a decisão de compra e venda para o investidor de curto prazo, pois o rompimento de um suporte pode significar grandes perdas e o rompimento de uma resistência pode significar o inicio de um período de ganhos.
    Vejam o gráfico abaixo da evolução do Índice Bovespa nos últimos cinco meses para ilustrar melhor estes conceitos (quanto maior o período estudado mais confiáveis são os dados):


    Observem que o gráfico apresenta uma area de suporte (mínimo atingido) e de resistência (máximo atingido). Muitas vezes, após o rompimento de um suporte, este pode se tornar uma resistência. 
    O mesmo pode acontecer com o rompimento de uma resistência, que pode se tornar ao longo do tempo um suporte.
    É claro que este assunto é muito extenso, mas como o intuito do blog é passar uma informação básica para aqueles que estão iniciando no mundo da Bolsa de Valores fica a dica para aqueles que quiserem se aprofundar!

    Um abraço a todos!
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    2 comentários:

    1. Rafael, boa noite!

      Descobri seu blog faz pouco tempo e estou lendo todos seus posts ... por isso esse meu comentario um tanto tardio.
      Baseado em algum estudo (ou varios) ou ainda na sua experiencia, quais periodos do grafico de precos de uma acao devemos considerar para apontar suportes e resistencias? por favor, considerar investimentos de longo prazo e swing trades.
      Pergunto pois, dependendo do periodo de tempo selecionado, podemos ter varios suportes e resistencias diferentes.
      Abraco, obrigado, e parabens pelo blog!

      ResponderExcluir
    2. @Esp@nholOlá amigo! Este pequeno estudo sobre Suportes e Resistências foi escrito há bastante tempo a pedido de alguns leitores que tinham algumas duvidas. Sinceramente não estou me atendo muito a estes conceitos, visto que são mais usados por day-trades e não por Buy-and-Holders que utilizando outras ferramentas (não-gráficas) nas suas decisões de compras. Assim infelizmente não posso lhe dar explicações mais detalhadas sobre este assunto. Um abraço! ;)

      ResponderExcluir