Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • domingo, 10 de abril de 2011

    Carteira Dividendos, vale a pena?

    Na hora de investir na Bolsa de Valores, já comentei que o ideal é que o investidor decida sua estratégia de investimentos, seja de curto prazo, utilizando-se da técnica de comprar uma ação quando ela está barata e vender quando se valoriza em um intervalo que pode ser de um mês, uma semana ou no mesmo dia, como ocorre com os day-trades, que muitas vezes "fazem seu salário" mensal nestas operações diárias.
    Aqueles que decidiram por investir no longo prazo, tem a opção de investir em empresas que geram bom dividendos no longo prazo e no futuro viver desta renda.
    Primeiro, o que são dividendos? Dividendos são valores que são depositados na conta do investidor, em uma periodicidade que pode ser anual, semestral, trimestral ou mesmo mensal, como ocorre com alguns bancos como o Bradesco. Todas as empresas listadas na Bolsa pagam dividendos, que são nada mais que a distribuição do lucro que estas empresas tiveram durante o ano.
    Acontece que algumas empresas pagam mais dividendos e outras um valor menor. Isto ocorre porque certas empresas, como por exemplo a Vale ou a Petrobrás necessitam de parte dos lucros obtidos para reinvistir no seu negócio, comprando equipamentos etc...Outras empresas, normalmente empresas do setor elétrico, como a Eletropaulo, já possuem uma rede de distribuição pronta e os investimentos são não tão frequentes, dai que do lucro obtido com o serviço prestado, uma maior parcela é dividida entre os acionistas.
    O índice que aufere o quanto cada empresa paga de dividendos chama-se Dividend Yeld, mais conhecido por DY e ele mostra a porcentagem de pagamento de dividendos sobre o valor de cada ação. Quanto maior o DY de uma empresa maior o dividendo pago. Por exemplo, na última distribuição de dividendos da Petrobrás, ocorrida em abril deste ano (2011) cada ação foi remunerada com R$ 0,15. Já empresas boas pagadoras de dividendos, podem chegar a pagar até R$ 3,00 por ação durante o ano.
    Além disto, investir em empresas que pagam bons dividendos, considera-se um investimento conservador (apesar de estarmos falando de Bolsa de Valores e suas flutuações) pois seus papéis geralmente tem pouca variação.
    Muitos investidores, depois de anos de investimentos vivem hoje da renda dos dividendos, e é sim possível viver e se aposentar com estes dividendos. O mais importante, é durante o período de investimentos sempre reinvestir os dividendos recebidos na compra de novas ações.
    Segundo o site Infomoney (www.infomoney.com.br) as cinco maiores pagadoras de dividendos da atualidade são: Eletropaulo (DY = 22,97%), Transmissão Paulista (DY=10,56%), Telemar (DY=9,64%), Cemig (DY= 9,29%)) e Vivo Participações (DY= 9,14%).

    Fica a dica e um abraço a todos! Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    9 comentários:

    1. post muito bom!!! parabéns

      ResponderExcluir
    2. Parabéns Rafael pelo post, ajudou muito! Um abraço Éder

      ResponderExcluir
    3. Olá Éder! Obrigado por seguir o blog! Um abraço!

      ResponderExcluir
    4. Parabéns pelo blog, assuntos abordados de forma clara e concisa. Gostaria de dar uma pequena contribuição lembrando que, para pagar os dividendos, a empresa tem que ter lucro portanto nem todas pagarão dividendos dentro de um exercício. Além disto cuidado ao observar o DY alto é mais conveniente analisar o histórico de pagamentos se é consistente. Um DY alto pode ser reflexo de um evento não recorrente. Leonardo.

      ResponderExcluir
    5. @AnônimoOlá Leonardo, seu comentário é muito pertinente. Só se ater ao DY não é garantia de bons dividendos. O histórico e a consistencia de bons dividendos devem ser observados. Para aqueles que estão iniciando, este histórico pode ser obtido na página de "Relacionamento com Investidores"da empresa que se deseja estudar. Um abraço!

      ResponderExcluir
    6. Ola Rafael, Muito boas as matérias ....seu site já esta e minha lista de favoritos...Acredito que uma boa sugestão de pauta seria qual o valor minimo necessário para se começar a investir em ações, visto as diversas taxas cobradas por diferente corretoras. Um grande abraço e sucesso

      ResponderExcluir
    7. @Julio DuarteOlá Júlio! Primeiramente muito obrigado pelas palavras acerca do meu blog! Sua sugestão já foi acolhida e será objeto do próximo post! Um grande abraço!

      ResponderExcluir
    8. Seria legal um POST dizendo os periodos que cada empresa paga os seus dividendos e, JSCP.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anonimo! O problema é que o índice Bovespa tem muitas empresas e estes períodos nem sempre são os mesmos. Um grande abraço, Rafael.

        Excluir