Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 13 de abril de 2011

    Investindo no longo prazo

    Quando iniciei meus investimentos em Bolsa (e isso não faz tanto tempo assim) decidi que minha estratégia seria de longo prazo (mais conhecida como Buy-to-Hold ou comprar para manter, no bom e velho idioma tupiniquim), baseada em uma carteira composta de blue-chips (que são aquelas empresas mais negociadas na bolsa e TEORICAMENTE com maior liquides e segurança como Vale e Petrobras) e em empresas que geram bons dividendos, formando assim uma carteira com no máximo 5 ações de empresas de diferentes setores. Até ai tudo ok? Certo? Mais ou menos....

    Desde que comecei a investir eu já tirei algumas lições, que já tinha noção na teoria, mas que você só experimenta na prática. Vamos lá:

    - Primeiro: é necessário ter um estômago muito forte pois aguentar uma bolsa lateralizada (termo utilizado para o índice Bovespa quando este se encontra estável) ou mesmo quedas acentuadas de aproximadamente 3% nos papéis como ocorreu ontem, dia 12/04/2011, com os papéis da Petrobras (PETR4) por exemplo. Confesso que mesmo não necessitando deste dinheiro no momento e tendo certeza da minha estratégia de longo prazo, não é fácil para ninguém ver seu dinheiro sendo dilapidado em um curto espaço de tempo.

    - Segundo: evitar ficar olhando os rendimentos e o homebroker toda hora e todo dia. Isso é muito comum em quem está iniciando na Bolsa e ao menos que você seja um day-trader (aquele que compra e vende todo dia) isso com certeza vai te deixar louco.

    Acredito que o importante é ter constância no seu planejamento inicial, pois a Bolsa de Valores como mostra diversos estudos, tende (mas não quer dizer que ocorra sempre rsrsrs) a funcionar por fases de ganhos e perdas, geralmente a cada quatro anos se tem uma onda de grande crescimento depois acompanhada por alguns anos de estabilidade ou perdas.
    Já perdi e já ganhei, e acredito que essas perdas ainda serão compensadas no futuro e por isso continuo com minha estratégia de comprar e manter as ações no longo prazo. Segundo dados da Bovespa enquanto em 2010 o rendimento do índice Bovespa (que indica a média da valorização dos papéis mais negociados) foi de apenas 0,99%, viemos de um ano de 2009 onde a rentabilidade do índice chegou a fantásticos 82,66%.
    Vale lembrar aquele exemplo de um funcionário da Petrobras que assalariado (e não ganhando rios de dinheiro) investiu de forma consistente por anos e passou por muitas quedas horrendas durante os anos, mas mesmo assim confiou no seu planejamento e hoje é milionário e colhe os frutos. Esse exemplo pode ser visto em diversos sites. 
    Um abraço a todos!
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    0 comentários:

    Postar um comentário