Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 2 de abril de 2014

    Vale a pena investir em um fundo de dividendos?

    Os fundos de índice (mais conhecidos como ETF`s) tem se destacado nos últimos anos como uma alternativa na formação de uma carteira de investimentos, pois permitem uma maior diversificação e segurança para o investidor. Porém, quando o foco é um investimento em dividendos, será que vale a pena investir nestes fundos?



    Com certa freqüência, alguns leitores do blog questionam a efetividade do investimento em fundos de índice, particularmente em relação ao fundos de dividendos.

    Minha resposta - via de regra - é depende. O foco de cada investidor vai "balizar" a decisão mais apropriada.

    Os ETF`s claramente apresentam grandes vantagens ao investidor, sendo a principal uma maior diversificação do portfólio, pois comprando apenas um ativo, você acaba adquirindo uma participação indireta em diversas empresas que compõem o fundo, sendo que esta maior diversificação acaba trazendo por conseqüência uma maior segurança ao investidor.

    Desse modo podemos concluir que um fundo de dividendos é um bom negócio? Na minha opinião, para os investidores que desejam gerar renda passiva, investir em fundos de dividendos não se torna uma boa alternativa. Aliás, o fundo em si não é ruim, mas ele acaba saindo do foco do investimento clássico em dividendos.

    Explico: o objetivo principal do investimento em dividendos é receber renda passiva, ou seja, fazer com que o dinheiro entre na sua conta de forma contínua, sem a necessidade de trabalhar e sem ter que vender seus ativos. Neste caso, você vai ao longo dos anos comprando ações e elas vão gerando dividendos (sem a necessidade de vender estas ações) pois elas são a sua fonte de renda. É a famosa história da galinha: se você tem uma galinha (ações) dando ovos (dividendos) por que matar a galinha e perder sua fonte de alimentos?

    Em um investimento clássico, os dividendos são recebidos e depositados diretamente na sua conta da corretora, sendo que você pode escolher o que fazer com eles: reinvesti-los (a opção mais adequada no início da sua "vida de investidor") ou dar outro direcionamento qualquer. Um fundo de dividendos não gera renda, pois todos os dividendos recebidos são incorporados às cotas do fundo. É obvio que os dividendos estão sendo indiretamente recebidos, pois como foi escrito anteriormente, estão incorporados nas cotas, mas atentem ao detalhe: para usar estes dividendos você teria que invariavelmente vender suas cotas, o que gera impostos e o mais importante, a perda do seu patrimônio e da sua fonte de renda.


    Conclusão

    Se o seu foco é crescimento do patrimônio, os ETF`s em geral podem ser uma grande ferramenta de diversificação dos seus investimentos. Por outro lado, se o seu desejo é gerar renda, particularmente acredito que os fundos não são a melhor alternativa, visto não gerarem renda passiva.
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    4 comentários:

    1. Muito bem Rafael. Ter o objetivo claro é fundamental para o investidor escolher corretamente.

      www.ricodinheiro.com.br

      ResponderExcluir
    2. As duas abordagens tem vantagens e desvantagens, cabe a cada um avaliar elas conforme seu perfil.

      ResponderExcluir
    3. olá Rafael,
      Acompanho seu blog há algum tempo e considero os posts e comentários excelentes!
      Sou iniciante no mercado de ações e gostaria de alguma sugestão para adquirir mais conhecimentos do mercado. Você poderia sugerir alguma material, site, blogs para iniciantes como eu?
      Não vale o seu blog, ok?rsrrsrs

      Abraços
      Alex

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Alex! Tudo bom? Eu recomendo fortemente a leitura do livro "Faça fortuna com ações antes que seja tarde" do jornalista Décio Bazin, pois foi a obra que mudou minha forma de ver os investimentos. Um grande abraço e obrigado por acompanhar o blog.

        Excluir