Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sábado, 7 de dezembro de 2013

    Porque as crises não são ruins para quem investe em dividendos


    As crises realmente assustam, principalmente quando observamos nosso patrimônio diminuir juntamente com a queda das cotações das companhias. Investindo em dividendos, temos a oportunidade de mudar o foco do nosso investimento, fazendo com que as crises se tornem momentos de oportunidade ao invés de momentos de histeria.


    Enquanto escrevo este post, o índice Bovespa se encontra perto dos 50.000 pontos, amargando uma queda de aproximadamente 17% no ano. É evidente que este não é o resultado que todos esperavam, visto que muitos investidores irão obter ao final do ano baixos rendimentos em suas carteiras (se não registrarem prejuízos).

    Como já escrevi acima, observar seu patrimônio diminuir não é nada fácil, principalmente quando ele é o resultado de muito trabalho e privações na vida particular para permitir a formação de um patrimônio que permita uma boa aposentaria no futuro.

    Aqueles que investem em valor, ou seja, que buscam o aumento do seu patrimônio (do seu dinheiro investido) devem estar bastante atentos nas crises para evitar maiores perdas em relação ao seu dinheiro.

    Os investidores que buscam os dividendos tem aqui uma vantagem: o foco passa da cotação para a renda passiva. O patrimônio ainda é importante (afinal, ninguém quer perder dinheiro), mas uma queda na cotação torna-se menos importante enquanto o fluxo de renda passiva é mantido.

    Vamos à um exemplo prático: há cerca de dois anos atrás cada ação do Banco do Brasil chegou a ser cotada a aproximadamente R$ 36,00/38,00. Com o aprofundamento da crise mundial e as mudanças do spread bancário, a cotação perdeu valor sendo hoje cotada em aproximadamente R$ 24,60. É claro que muita gente perdeu dinheiro com esta queda, mas quando focamos os dividendos, podemos observar que a despeito da queda da cotação, os lucros da companhia continuam pujantes e os dividendos continuam sendo distribuídos e em um patamar muito bom.

    Com esse exemplo fica a pergunta: valeria a pena vender este ativo em vista de toda essa perda da cotação? Acredito que a resposta vai depender do foco do investidor. Aquele que investe em valor e não quer perder patrimônio deveria vender o quanto antes e perder menos dinheiro.

    Já aquele que foca os dividendos e deixa em segundo plano a cotação, deveria manter o ativo, desde que ainda tivesse confiança na companhia (confiança esta obtida através de um estudo abrangente da mesma e não através de "achismos"). A manutenção de um ativo em épocas de crise ainda permite ao investidor que ele compre mais ações à um preço melhor, aumentando seu número de ações e o que leva ao recebimento de mais dividendos no futuro.


    Conclusão

    Se você investe com foco em dividendos, não há motivos para histeria durante uma crise, visto que ao invés de representar um problema, a crise pode ser uma oportunidade de aumentar sua posição em uma boa empresa e manter o recebimento de renda passiva.
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    5 comentários:

    1. Dividendo não é brinde, sai do preço da ação !! é muito relativo. Agora deve-se investir em boas empresas, tanto de dividendos quanto de crescimento, ação de dividendo tem pouco crescimento

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim, é verdade. A distribuição de dividendos, por reduzir o PL da empresa, em tese nada acrescentaria ao acionista.

        Mas veja, se ao vender a ação vc paga IR, com o recebimento dos dividendos você já garante que parte do seu patrimônio pessoal não será tributo já que, até o.momento, a distribuição de dividendos é isenta de IR.

        Além disso, nem todos reinvestem os dividendos, mas uma grande parte o faz
        O resultado é que o reinvestimento força uma subida nos preços e, uma vez que nem.todos o fazem, significa que vc será dono de uma maior quantidade de ações. Então receberá mais dividendos da próxima vez. Não faz sentido pra vc?

        www.ricodinheiro.com.br

        Excluir
    2. É isso aí... Barsi Filho que o diga! Dividendos sempre! Na verdade, nunca se sabe (com 100% de certeza) quando um papel vai disparar, então saber que vc vai receber dividendos ao longo da jornada é fundamental. Abraço, Rafael!

      ResponderExcluir
    3. Realmente, o Barsi disse que a cotação subindo ou caindo, ele ganhava do mesmo jeito.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Wagner! Este é o ponto. Quando focamos a renda passiva ao invés da cotação podemos observar que continuamos ganhando, a despeito da queda da ação. Um grande abraço!

        Excluir