Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • terça-feira, 19 de novembro de 2013

    Seu FGTS poderá ser aplicado em um fundo de investimento

    Parte do seu FGTS e de muitos trabalhadores poderá ser investido em empresas de infraestrutura. Neste post vamos entender como funcionará este investimento e suas possíveis implicações práticas.


    Em breve, o trabalhador poderá aplicar até 30% do seu FGTS em um fundo que investe em empresas de infraestrutura. Entre os títulos que fazem parte deste fundo estão debêntures, notas promissórias e outros ativos de dívida corporativa.

    Tal aplicação só foi possível  graças a um acordo entre a Caixa Econômica Federal e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e deve entrar em funcionamento a partir de janeiro de 2014.

    Objetivos da medida

    O grande foco desta medida é aumentar a rentabilidade dos recursos do FGTS, que atualmente rendem em torno de 3% mais a variação da TR, levando a um desempenho abaixo da inflação, o que obviamente não é nada desejável.

    Tal fundo tem como objetivo garantir uma rentabilidade em torno de 6% ao ano, suplantando pelo menos a inflação (que neste ano deve ficar em torno de 5,9%).

    "Opa! Então este é um excelente negócio!
    Nem tanto, como veremos a seguir..."

    Então, vale a pena?

    Primeiro, devemos nos lembrar que a parcela do FGTS será investida em um fundo, que como sabemos é um investimento e sujeito a riscos.

    Segundo, vamos relembrar a composição do fundo:

    "Entre os títulos que fazem parte do portfólio estão debêntures, notas promissórias e outros ativos de dívida corporativa."

    Como podemos deduzir, um calote das empresas que compõem o fundo pode colocar tudo a perder.

    Conclusão


    O FGTS - como o próprio nome diz - é um fundo de garantia e ao meu ver, qualquer situação que possa levar a uma perda substancial de uma garantia financeira é prejudicial ao investidor/trabalhador.

    Aqui não estamos lidando com um dinheiro separado para um investimento, mas com uma parcela que muitos trabalhadores contam em momentos importantes da vida.

    Trinta por cento não são cem por cento, mas da mesma maneira que este fundo pode auferir boa rentabilidade, pode também gerar grandes perdas financeiras ao trabalhador. A escolha é de cada um, mas deve ser feita com a consciência de tudo o que pode acontecer no futuro.

    E você leitor, o que achou desta medida?

    Crédito da imagem: http://www.freedigitalphotos.net
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    3 comentários:

    1. Vc já está perdendo de qualquer jeito: ou pelo rendimento bem abaixo da inflação ou pelo possível fracasso desse fundo. Irei observar como este fundo irá se comportar mas pretendo investir sim.

      ResponderExcluir
    2. O FGTS é uma apropriação sem vergonha do dinheiro do trabalhador. É o governo federal nos dizendo "você, trabalhador, é muito burro para administrar seu dinheiro, então irei confiscá-lo e gerí-lo para você".

      Seria muito melhor a incorporação aos salários e a sua extinção, deixando o trabalhador dar melhor utilização desse recurso, seja para investí-lo ou gastá-lo.

      www.ricodinheiro.com.br

      ResponderExcluir
    3. Penso que poucas coisas podem ser realmente pior que o parco rendimento do FGTS (se rendesse pelo menos o equivalente à poupança) o problema é que o governo fica com resto para ele... Se houver a possibilidade considerá-la-ei com carinho. Afinal, o que pode pode ser pior do que isso?

      ResponderExcluir