Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quinta-feira, 10 de outubro de 2013

    O índice Bovespa vai mudar...e para melhor!

    Em 2014, o iBovespa sofrerá mudanças importantes e que irão impactar no modo como ele se apresenta, visando principalmente uma menor exposição do índice às oscilações bruscas de alguns papéis. Neste post vamos entender o porque da implantação deste novo modelo no mercado acionário brasileiro.

    Antes de passar ao assunto principal deste post, vamos entender o que realmente é o índice Bovespa:

    "Índice Bovespa (Ibovespa) é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. É formado pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses. O valor atual representa a quantia, em moeda corrente, de uma carteira teórica de ações, constituída em 2 de janeiro de 1968, a partir de uma aplicação hipotética."
    Fonte: Wikipédia

    De acordo com a definição acima, vemos que o índice Bovespa tem a função de ser um termômetro das negociações da bolsa de valores brasileira. Como também podemos observar, o índice Bovespa é o mesmo há 45 anos sendo que já faz bastante tempo que os profissionais do mercado financeiro vem solicitando mudanças na forma como o índice se apresenta. Mas por que estas mudanças são tão importantes?

    Como sempre no blog, vamos a um exemplo prático:

    Como já foi escrito acima, o iBovespa é formado pelas ações com maior volume de negociações nos últimos meses, ou seja, os papéis que apresentam maior liquidez de mercado. Deste modo, empresas como Vale e Petrobras formam o "grosso" deste índice. O grande problema reside no fato que quando uma destas empresas sofre uma queda brusca acaba afetando todo o desempenho do índice, não importando a qualidade das outras empresas que o compõe.

    As ações da OGX do empresário Eike Batista sempre figuraram como uma das mais negociadas do índice e sua queda abrupta nos últimos meses tem "emperrado" o desempenho do índice - apesar do bom desempenho de outros papéis. Com este formato, o índice Bovespa acaba não transmitindo aos investidores o real desempenho do nosso mercado de ações.

    Deste modo podemos verificar que uma única empresa acaba causando estragos à um mercado - que apesar da crise - não está tão ruim como muitos apregoam. E é exatamente por isso que muitos desejam que o iBovespa não seja regido somente pela liquidez das ações, mas também pela qualidade das empresas que o compõe.

    Para se aprofundar mais neste assunto, não deixe de ler "A bolsa de valores brasileira não é tão ruim assim..."

    E vem mudanças por ai...

    Os novos critérios de composição do iBovespa serão implantados em duas fases (janeiro e maio de 2014) e irão privilegiar não só a liquidez das empresas, mas também seu valor de mercado.

    No novo iBovespa, empresas como Vale e Itaú (que já tinham grande representatividade) devem manter posição de destaque no índice, outras (como os bancos) terão sua participação aumentada, enquanto que as empresas da construção civil perdem espaço.

    Conclusão

    As mudanças previstas para o iBovespa são muito positivas. São importantes pois alinham o mercado brasileiro com o de outros países (que já utilizam estes critérios diferenciados na formação de seus índices) e permitem que o índice Bovespa traduza de forma mais fidedigna o mercado e a economia brasileira, tanto para o investidor doméstico quanto para o investidor estrangeiro tão caro ao bom funcionamento do nosso mercado.

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    2 comentários:

    1. Olá Rafael, gostaria de saber se essa mudança gera impacto no ETF BOVA11.
      Obrigado.
      Moacyr

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Moacyr! O ETF citado segue de perto o índice Bovespa e por consequência será afetado pela mudança do índice, mas ainda assim acredito que para melhor. Um abraço!

        Excluir