Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 25 de setembro de 2013

    Por que é tão importante ter uma reserva financeira para emergências?


    Você está tranquilamente vivendo sua vida, investindo dinheiro e quando menos se espera o imprevisto acontece e a necessidade financeira urgente aparece. Não é fatalismo, simplesmente acontece e se você não estiver preparado(a) o caos financeiro pode se instalar.

    Manter uma reserva financeira é uma das mais importantes decisões que você pode tomar em sua vida como investidor - antes mesmo de começar a investir. Sim, porque esta reserva não se trata de um investimento propriamente dito, mas de um colchão de segurança que irá proteger seus investimentos e seu patrimônio.

    Vejamos como é aplicado este conceito: você pode estar vivendo feliz, investindo, obtendo um bom retorno com seus ativos e quando menos se espera acontece o inesperado: uma doença, um carro batido, a perda de um emprego ou qualquer outro cenário que gere a necessidade do uso de uma grande soma de dinheiro e como já escrevi acima, não se trata de fatalismo, todos nós sabemos que as coisas simplesmente acontecem - e nós temos que estar preparados.

    Quando estas situações aparecem, por mais que tenhamos um carro, uma casa ou mesmo ações, estes ativos não são revertidos em dinheiro da noite para o dia. Trazendo para a realidade: tente vender um carro semi-novo hoje em dia, quanto tempo você levaria? Mesmo um casa, quando tempo levaria a negociação? A venda de suas ações dependeria da liquidez dos ativos. Assim, por mais que você possua um patrimônio considerável, na grande maioria dos casos ele não estará disponível automaticamente para o seu uso. Aonde quero chegar com isso? Se você não tem dinheiro e a situação inesperada urgentemente deve ser solucionada, para onde correr? Geralmente a resposta são os financiamentos e como sabemos esta não é a melhor das opções, visto os juros cobrados e a possibilidade que a crise vire uma bola de neve financeira.

    Novamente, não estou anunciando o apocalipse: todos nós conhecemos pessoas que passaram por esta situação. A situação inesperada apareceu, o individuo entrou no financiamento, não conseguiu pagar, depois teve que vender carro, casa etc. para pagar as contas e no final dilapidou seu patrimônio e grande parte destes problemas poderiam ter sido evitadas se o individuo tivesse implementado uma reserva financeira para emergências.


    Como deve ser a reserva financeira

    Como vimos, a reserva financeira deve ser prioridade e não se deve começar a investir antes de organizá-la. Recomenda-se que esta reserva seja equivalente ao valor de três a seis vezes a sua renda mensal. Por que? Se você perder seu emprego, você terá uma renda garantida por pelo menos seis meses, até que possa se recolocar no mercado de trabalho. Obtendo esta renda, você não terá necessidade de vender seus ativos para sobreviver.

    Além disso, é muito importante que os valores do colchão de segurança estejam alocados em um investimento com alta liquidez, sendo o mais recomendado a poupança. Não importa neste caso se ela não está cobrindo nem a inflação: aqui o interessante é ter o dinheiro à disposição imediatamente e todos sabemos o quão fácil é retirar o dinheiro da poupança.


    Conclusão

    Não negligencie a sua reserva financeira. Se ela não resolver a totalidade de seus problemas quando você precisar, com toda certeza ela absorverá em muito os efeitos de um evento inesperado e lhe dará folego para prosseguir.

    Depois de anos investindo, ver seu patrimônio ser consumido por falta de planejamento não deve ser nada agradável e mesmo que você já tenha investimentos, deixe momentaneamente de alocar seu dinheiro para começar a implementar hoje mesmo sua reserva financeira.

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    9 comentários:

    1. Assunto antigo mas ainda bem atual. Todo mundo concorda que ter uma reserva é importantíssimo mas nem todo mundo concorda onde guardar esta reserva. Eu já cheguei na minha 'fórmula mágica', rs. Hoje eu calculo meus gastos médios dos últimos 6 meses. O valor encontrado eu multiplico por 2 para saber o mínimo que preciso ter em poupança. O mesmo valor eu multiplico por 4 e encontro o valor que pode ser usado em operações de curto prazo com ações (sim, uso parte da reserva para comprar ações). E finalmente multiplico por 6 e encontro o valor da reserva que ficará em TDs. Assim tenho 12 meses de reserva no total.
      http://blogdouo.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Uorrem Bife! Perfeito o seu modo de atuar. No post exemplifiquei a reserva para seis meses pois é um padrão geralmente aceito como suficiente, mas obter uma reserva de doze meses é melhor ainda. Parabéns e um grande abraço!

        Excluir
    2. Opa, muito bom sempre bom ter a reserva na poupança mesmo pra possiveis eventualidades.

      Importante tentar diminuir ao máximo os seus custos mensais tambem.

      Tenho um blog sobre economia e frugalidade que se você nao se incomodar gostaria de fazer o merchan.

      http://manualdofrugal.blogspot.com.br/

      Qqer coisa pode apagar o comentario

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Senhor Frugal! Obrigado por visitar o blog e muito sucesso com o seu! Um abraço!

        Excluir
    3. Tem uma parte que é a chave deste post. Não importa se a poupança não está cobrindo a inflação. O objetivo aqui é ter dinheiro disponível para uso imediato em caso de necessidade. A poupança deixa de ser um investimento e passa a ser um seguro.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Exatamente Anônimo! Neste caso pouco importa se a rentabilidade será mínima, o importante é "fazer dinheiro" quando a necessidade aparecer! Um grande abraço!

        Excluir
    4. Olá Rafael. É por isso que eu acho que primeiro você deve aprender a economizar e ganhar mais dinheiro(rendas alternativas) para depois investir.
      Investidores iniciantes tendem a apostar todas as suas fichas nos investimentos, esquecendo que a vida continua andando e que imprevistos podem acontecer a qualquer momento, para um resgate o mais rápido possível acredito que a poupança seria ideal.
      Grande abraço.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Guilherme! Tudo bom? Também acredito que montar a reserva financeira seja o passo mais importante ANTES de se começar a investir. Um grande abraço!

        Excluir
    5. Não ter uma reserva para emergências é basicamente suicídio financeiro. Além das emergências, não se pode esquecer das despesas com periodicidade superior a 1 mês (IPVA, IPTU, Manutenção do carro...).

      Elas desequilibram qualquer orçamento se não forem bem planejadas.

      www.ricodinheiro.com.br

      ResponderExcluir