Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quinta-feira, 13 de junho de 2013

    Desempenho dos títulos públicos em 2013


    O desemprenho dos títulos públicos tem assustado muitos investidores em 2013, principalmente aqueles que realizaram sua primeiras compras neste ano. Neste post vamos tentar entender a razão destas flutuações e as prováveis implicações para o futuro.




    Vejamos os dados referentes ao dia 03 de junho de 2013 e disponibilizados no site do Tesouro Direto:

    Clique na imagem para ampliar

    Podemos observar que o rendimento de alguns títulos de prazo de vencimento mais longo chegam a apresentar uma rentabilidade negativa (de quase 14%), situação esta já esperada no atual cenário, visto que no longo prazo os títulos públicos estão mais suscetíveis de sofrer grandes variações.

    Com a reversão do movimento de queda da Selic, os títulos tendem a perder valor de mercado e podemos imaginar o susto que muitos investidores tem tomado com os rumos dos títulos comprados, principalmente aqueles investidores que realizaram as primeiras compras neste ano.


    Vender? Segurar?

    Quando observamos nosso patrimônio se dilapidar nem sempre é fácil tomar decisões coerentes, e isso acontece tanto na renda variável como na fixa.

    Se você investe em títulos públicos focando a aposentadoria e tem uma dose extra de sangue frio não se recomenda vender os títulos, visto que teoricamente os títulos públicos tem mostrado um bom rendimento no longo prazo.

    Especialistas afirmam que o movimento de alta da Selic deve se estabilizar no começo de 2014 e se isso ocorrer as variações no valor de mercado dos títulos públicos tendem também a ser bem menores.

    Se o investidor tem como foco o curto prazo e/ou não aguenta as variações do mercado, talvez seja a hora de vender os títulos.


    Conclusão

    É fato que não existe mais porto seguro quando pensamos em investimentos. Com as diversas mudanças que a economia vem sofrendo nos últimos tempos, a saber: diminuição da rentabilidade da poupança (que perde facilmente para a inflação), crise econômica mundial etc., nem os títulos públicos ficam imunes às flutuações do mercado.

    Apesar disso, para o longo prazo, os títulos públicos ainda podem ser uma excelente alternativa para investimentos, principalmente quando fazem parte de uma estratégia de diversificação, como a alocação de ativos.
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    8 comentários:

    1. É isso aí. Comprei em Janeiro pela primeira vez esse ano, mas como já sabia dessas variações não me surpreendi ao perceber que a poupança até maio tinha rendido bem mais que o meu título com vencimento em 2015... O lance é ter paciência. Os títulos são um bom negócio, mas sempre levando-se em conta o prazo de maturação. Ótimo post. Um abraço e sucesso!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Psicologia! Você fez bem! Não podemos nos desesperar com o curto prazo! Um grande abraço e obrigado pelo comentário!!

        Excluir
    2. Uma pergunta. Esses títulos são o negócio do Tesouro Direito? Aquele que falavam que era renda fixa?

      Obrigado

      João

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim, exatamente. Apesar de ainda gozarem do status de renda fixa, atualmente nem a poupança tem mais um rendimento fixo. Um abraço!

        Excluir
      2. Ma se é RF, como pode ter rendimento negativo?

        Excluir
      3. Estes títulos tem um valor de mercado e são atrelados à índices oficiais (IPCA / SELIC etc.). A variação nestes indicadores leva o valor de mercado deste títulos públicos à cair e por consequência apresentar rendimento negativo.

        Excluir
    3. Rafael,

      Tenho aplicações na previdencia (Master Turbo Itaú) e o rendimento está muito ruim.
      Estou pensando em resgatar o dinheiro e aplicar em titulos publicos.
      Gostaria de saber sua opinião.

      ResponderExcluir
    4. Olá HM! Tudo bom? Via de regra não gosto de planos de previdência privada, pois geralmente são o que você já percebeu: muito ruins. O investimento ideal para você vai depender de vários aspectos, como idade, riscos que pode correr etc. Um abraço!

      ResponderExcluir