Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sexta-feira, 21 de junho de 2013

    A melhor hora para investir é quando todos estão com medo


    Esta frase - que para muitos já pode ter virado apenas um clichê - ainda hoje reflete bem a situação do mercado acionário, pois como veremos adiante, muitas oportunidades aparecem nos períodos de queda da bolsa.




    Estamos quase chegando ao fim do mês de junho de 2013 e o índice Bovespa já acumula uma queda superior à 20% no ano. Existe motivo para desespero? Não necessariamente.

    A queda do índice que reflete o mercado acionário brasileiro é ocasionada principalmente pelo movimento dos grandes investidores - particularmente - os grandes players estrangeiros. A atuação deles já é bem conhecida: a qualquer sinal de problemas na economia local eles simplesmente tiram seu capital do país e alocam em outra "praça" mais confiável. E como os valores são vultuosos, assistimos as grandes variações do mercado acionário brasileiro. É claro que não podemos nos esquecer dos fundos de pensão (os chamados institucionais) que tem grande peso sobre o resultado o iBovespa, mas ainda assim temos os estrangeiros com o maior peso e influência sobre o índice.



    O pequeno investidor pessoa física, aparentemente está à margem deste mercado pois pouca influência tem sobre os rumos do mercado. Esta é uma verdade, mas que longe de ser algo ruim, acaba trazendo grandes vantagens para o investidor que sabe aproveitar as oportunidades que as crises proporcionam.

    Enquanto os grandes investidores (com medo do futuro da economia nacional) levam seu capital para outros países, muitas empresas sofrem grandes perdas em sua cotação, sendo negociadas à valores abaixo do seu valor patrimonial.

    O portal Exame recentemente realizou uma pesquisa que apontou diversas empresas que estão sendo negociadas abaixo de seu valor de patrimonial:


    Deve ficar claro que não estou afirmando que todas as empresas desta lista são excelentes. Como podemos observar, muitas delas passaram por problemas diversos recentemente. Apesar disso, existem outras empresas sendo negociadas à valores bem abaixo daqueles praticados nos últimos anos, como por exemplo a Vale, que há cerca de 2 anos era vendida à quase R$ 40,00 (por ação) e hoje é negociada à menos de R$ 29,00. Ao meu ver uma verdadeira pechincha.


    Enquanto a crise se aprofunda cada vez mais e muitos seguem a manada, o investidor consciente e que sabe aproveitar as oportunidades aproveita o bom momento e compra boas empresas (mesmo que um pouco por mês). Este investidor terá uma grande chance de obter boa rentabilidade e um sorriso no rosto daqui há alguns anos.

    E você amigo leitor, como tem aproveitado o atual momento da bolsa?
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    10 comentários:

    1. Infelizmente muitas pessoas que aplicam na Bolsa querem ganhar dinheiro rápido e fácil e pensam que a variação dos seus papeis sempre será positiva ( o que chega a soar como piada no mercado acionário) e em momentos como esse vendem tudo no desespero. Eu por exemplo perdi 30% do papel da Sabesp e nao vou vender só por que caiu agora, prefiro aguardar os próximos balanços para ver se esse desespero tem razão. Quanto as oportunidades, temos muitos muitas, eu nao gosto muito da Vale devido ao mercado externo, mas aproveitarei para comprar BB e elétricas

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anônimo! Obrigado por apresentar sua experiência! Um grande abraço!

        Excluir
    2. Õtimo post!

      Concordo com a mensagem principal do texto: investir quando todos estão com medo. Não é todo ano que se tem um quinto da Bolsa virando pó... compras graduais e progressivas são uma alternativa bastante interessante nesse momento.

      Abç!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Guilherme! Obrigado por seu comentário! Um abraço!

        Excluir
    3. Rafael,
      O momento é favorável para aqueles que tem o longo prazo como objetivo. Tenho feito isso.

      Abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É isso ai Jônatas! O futuro nos espera! Um abraço!

        Excluir
    4. A mensagem do Rafael é correta e oportuna porém, eu que já estou no B&H cerca de 8 anos, lhes digo:não é um caminho fácil. Não vou entrar no mérito mas lhes afirmo: de um grupo de cerca de 12 que começaram comigo apenas eu permaneço. Será que será que estou errado? Será que enxergo o que meus amigos não enxergaram? O que me mantém disciplinado no B&H é ver meu fluxo de caixa aumentando dia a dia. Perdi em algumas compras e ganhei em outras mas os dividendos aumentam todo ano e isso me fortalece. Contudo vivenciei toda a crise desde 2008 e afirmo: B&H é para aqueles que sabem o que fazem!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Leonardo! Obrigado pelo comentário e principalmente por expor a sua experiência de vida nos investimentos. Quando pensamos no longo prazo, vislumbramos um horizonte de 10,15 ou 20 anos e você em 8 anos já passou por bastante turbulência. A sua mensagem - de que Buy and Hold não é fácil - é perfeita e só reforça o que eu e outros blogueiros vem escrevendo há algum tempo, pois B&H sem paciência, persistência e foco invariavelmente não levará à resultados tangíveis no longo prazo, ao contrário, levará o investidor novamente a seguir a manada. Um abraço!

        Excluir
    5. Faria sentido investir na OGX após sua enorme queda? Se a empresa se reerguer, poderia gerar alta rentabilidade. Visto que $$$$ não é tanto o problema, mas em boa parte especulações, o que vcs pensam a respeito?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá quintilio! Particularmente, não investiria nas empresas X (mesmo com a queda acentuada de suas ações). Um abraço!

        Excluir