Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 8 de maio de 2013

    Quando as empresas pagam dividendos?


    Com o aumento da procura por ações de empresas boas pagadoras de dividendos, algumas questões tornam-se comuns e uma das mais constantes é: quando as empresas pagam dividendos?




    Por lei, as empresas devem pagar aos investidores um valor mínimo em dividendos (se ela não tiver prejuízo, é claro), equivalente a 25% do lucro líquido, pago geralmente após a consolidação do balanço. Dependendo da necessidade de reinvestimento (ou de novos investimentos) por parte da empresa ela pode pagar mais do que os 25% previstos na legislação e chegar a pagar 100% do seu lucro líquido. Além disso, certas empresas pagam o valor mínimo e depois realizam distribuições complementares de dividendos.

    Em alguns casos podemos observar a empresa pagando um valor maior que seu lucro líquido e isso em um primeiro momento pode parecer estranho, mas estes valores "excedentes" geralmente se referem à eventos não-recorrentes, ou seja, a dinheiro que entrou em caixa e que não tem relação direta com o lucro líquido, como por exemplo, o dinheiro obtido através da venda de um imóvel e que a companhia decidiu distribuir entre seus investidores.

    O mais comum é que as empresas paguem dividendos de forma semestral ou trimestral, porém existem alguns bancos que pagam dividendos mensais. 

    A política de dividendos (ou seja, quando e quanto a empresa paga em dividendos) pode ser facilmente encontrada nos sites de relações com investidores das empresas, sendo que os dividendos que excedem os 25% previstos em lei são "confirmados" em Assembléia Geral Ordinária (AGO) através da deliberação (voto) daqueles que tem direito de participar delas e sempre de olho nas necessidades futuras de caixa da empresa.

    Quem tem direito aos dividendos?

    Todos aqueles que possuem (ou possuíam) ações antes da Assembléia Geral Ordinária tem direito ao recebimento dos dividendos. Vale frisar a palavra "possuíam" utilizada na última frase, pois se no dia seguinte ao anuncio dos dividendos (na conhecida data ex-dividendos) você vender suas ações ainda assim terá direito ao recebimento dos dividendos.


    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    2 comentários:

    1. Dividendos é sempre bom receber.
      Você poderia fazer uma postagem (se é que ja não fez), sobre os JSCPs.
      Abraço

      P.Sergio

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá P.Sergio! Sugestão anotada! Será um dos próximos post's! Um abraço!

        Excluir