Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

    Série Grandes Investidores: Charlie Munger


    Charlie Munger é considerado o braço direito de Warren Buffett e tem opiniões muito polêmicas sobre alguns aspectos dos investimentos. Neste post vamos conhecer um pouco mais sobre a sua vida e seu pensamento como investidor.


    "Prefiro morrer a pagar dividendos"

    A frase acima já é um belo aperitivo do temperamento teimoso de Charlie Munger. Nascido no dia 1º de janeiro de 1924 em Omaha (Nebraska, EUA) ele é vice-presidente da Berkshire Hathaway, empresa de investimentos de Warren Buffett.

    Formou-se em direito na conceituada universidade Harvard, porém mais tarde desistiu de sua profissão para se dedicar ao mundo dos investimentos. Charlie conheceu Warren Buffett em 1959 quando foram apresentados por um amigo em comum. Imediatamente a afinidade entre os dois ficou clara. Munger começou a gerir carteiras de investimento e formou a Wesco Financial, hoje com mais de 80% de seu capital de propriedade da Berkshire.

    Apesar de Buffett levar praticamente toda a fama pelo sucesso de seus negócios, em diversas vezes ele deixou claro a grande influência que Charlie Munger teve em suas escolhas de investimento. Muitas vezes, Charlie apresentou idéias que não eram aceitas por Buffett (como a pouca diversificação) mas no fim acabou "impondo" seu ponto de vista, que neste caso em especial culminou com o registro de mais uma das famosas frases de Buffett: "coloque todos os seus ovos na mesma cesta e vigie bem"

    A teoria dos Modelos Mentais Múltiplos

    Através de seus estudos, Munger desenvolveu a teoria dos Modelos Mentais Múltiplos  Segundo esta teoria, os investidores precisam de "checklists" diferentes e modelos mentais diversos para avaliar cada tipo de companhia. Nesta vertente entra seu “Efeito Lollapalooza”, que considera quando diversos tipos de viés atuam ao mesmo tempo sobre uma escolha de investimento.

    Segundo Munger, não é necessário ter um alto QI para ser um investidor de sucesso. Para ele mais importante é ter paciência, disciplina e controle emocional.

    Charlie Munger ainda se destaca como filantropo, fazendo doações principalmente para universidades americanas.



    O pensamento de Charlie Munger

    "Você tem que saber contabilidade. É a linguagem da vida prática de negócios." 

    "A compreensão de como ser um bom investidor faz de você um melhor gerente de negócios e vice-versa."

    "Estamos todos aprendendo, modificando ou destruindo idéias o tempo todo. A rápida destruição de suas idéias quando for a hora certa é uma das qualidades mais valiosas que você pode adquirir. Você deve forçar-se a examinar os argumentos do outro lado."

    “Por muitas décadas, nossa prática usual era de quando alguma coisa que gostamos fosse para baixo, comprávamos mais e mais. Às vezes, algumas coisas acontecem e você percebe que estava errado e sai. Mas quando você desenvolve uma confiança em seu julgamento, você compra ainda mais e tira vantagem das oscilações de preço”

    "Nós dois (ele e Warren Buffett) insistimos por muito tempo que estamos disponíveis quase todos os dias para apenas sentar e pensar. Isso é muito incomum nos negócios americanos. Nós lemos e pensamos. Então, Warren e eu fazemos mais leitura e reflexão e menos ação do que a maioria das pessoas no negócio. Fazemos isso porque gostamos desse tipo de vida."

    "A era atual não tem referente comparável na história do capitalismo. Temos um percentual maior da intelectualidade envolvido na compra e venda de pedaços de papel e para promover a atividade comercial do que em qualquer época passada. Muito do que eu vejo agora me faz lembrar de Sodoma e Gomorra. Isso já aconteceu no passado, e trouxe conseqüências ruins.

    “Viva todos os dias tentando ser um pouco mais sábio do que você era quando acordou”

    “Eu acredito na disciplina de dominar o melhor do que qualquer outra pessoa já fez. Não acredito em simplesmente ficar sentado e tentar descobrir tudo sozinho. Ninguém é tão inteligente”

    "Charlie [Munger, sócio de Buffett na Berkshire Hathaway, sua empresa de investimentos] e eu pensamos como uma só pessoa em relação às operações com derivativos, usadas nos mercados futuros e de opções. Nós as vemos como bombas-relógios, tanto para quem as usa como para o sistema econômico. [...] Em nossa visão, os derivativos são armas financeiras de destruição em massa, trazendo perigos que, embora não sejam latentes, são potencialmente letais."
    Warren Buffett sobre Charlie Munger


    Um grande abraço!

    Créditos da imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Charlie_Munger
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    0 comentários:

    Postar um comentário