Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

    Como investir em fundos de índice (ETF's)


    Os fundos de índice, conhecidos pela sigla ETF (Exchange Traded Funds) vem ganhando cada vez mais espaço nas carteiras de investimento - apesar de serem pouco difundidos no mercado. Neste post vamos entender o que eles representam, suas vantagens, desvantagens e como investir nestes ativos.

    O que é um fundo de índice?


    Inicialmente, antes de entendermos os ETF's temos que diferenciar os tipos de fundos existentes. Os fundos ativos são aqueles que tem como objetivo superar algum índice  Como exemplo deste tipo de investimento, um fundo pode ter como objetivo superar o índice Bovespa em 5%, ou seja, ele tem como meta superar o resultado mensal da bolsa de valores em 5%.


    Um outro tipo de fundo são aqueles denominado fundos passivos. Estes tem como objetivo apenas replicar ou mesmo seguir um índice qualquer. Como exemplo de fundos passivos temos os ETF's, que podem replicar o índice Bovespa, um índice de small caps ou mesmo um índice de dividendos.

    Por exemplo, o ETF BOVA11 replica as variações (valorizações/desvalorizações) das empresas mais negociadas na bolsa de valores e acaba "entregando" ao investidor a rentabilidade média do mercado acionário.

    Assim, a grande "sacada" destes fundos de índice é a possibilidade de permitir ao investidor deixar seu investimento no piloto automático, ou seja, ele acaba não precisando fazer todo um estudo de cada empresa que faz parte de seu portfólio pois o fundo segue as variações do índice em que está atrelado. No caso do índice Bovespa, se o mesmo tem grande valorização o ETF acompanha este ganho, se ele apresenta desvalorização o fundo também segue a tendência. Simples assim.

    Principais vantagens

    As principais vantagens do investimento em fundos de índice são:

    • Diversificação: comprando um ETF você compra a participação em diversas empresas em uma operação só, o que ajuda sobremaneira a diluir o risco do investimento.
    • Baixo custo: lembre-se que você está comprando apenas um ativo, então somente uma taxa de corretagem é cobrada.
    • Investimento passivo: o seu investimento acaba ficando no piloto automático, pois enquanto uma carteira de ações individuas nem sempre reflete a média do mercado (podendo cair ou ganhar mais que o índice Bovespa), isso não acontece com os fundos de índice.

    Principais desvantagens

    • Baixa liquidez: alguns ETF's ainda tem poucas negociações no mercado enquanto que outros já apresentam um bom volume de negócios diários. De qualquer maneira, é bom ficar de olho na liquidez de alguns ativos.
    • Taxa de administração: existe uma taxa de administração do fundo - que geralmente é baixa e já descontada da cota - sendo cobrada anualmente e geralmente fica em torno de 0,5%.
    • NÃO geram renda passiva: aqui está a maior desvantagem destes ativos na minha opinião. Os ETF's não distribuem os proventos (dividendos) recebidos entre os cotistas,  e portanto não geram renda passiva. No caso dos ETF's, os dividendos recebidos das empresas que compõem o fundo são automaticamente incorporados ao fundo e as cotas.

    Imposto de renda

    Ao contrário do que acontece com as ações individuais (que tem isenção de imposto de renda quando as vendas mensais não ultrapassam R$ 20.000,00) em qualquer venda de ETF's não há isenção do imposto de renda.

    Como investir

    Os ETF's são negociados diretamente no homebroker, portando, você pode comprá-los como se estivesse comprando uma ação individual. Para isso, basta acessar o sistema de sua corretora, digitar o código do ETF (por exemplo, BOVA11 que replica o índice Bovespa) - e claro - confirmar a operação.

    Diferentemente da ações que são vendidas em lotes padrão de 100, os ETF's são vendidos em lotes de 10.

    Foco em dividendos versus ETF's

    Os ETF's podem constar em uma carteira de dividendos? Na minha opinião, podem sim. Apesar de não gerarem renda, que é o principio básico do investimento em dividendos, eles podem ser um grande aliado na construção de um patrimônio que no futuro poderá ser utilizado para a compra de mais ativos.

    Por exemplo, em um período de queda acentuada da bolsa o ETF irá acompanhar este movimento. Você pode adquirir cotas deste ETF e quando a bolsa se recuperar e ele acompanhar este ganho pode vendê-lo e alocar o lucro nas empresas boas pagadoras de dividendos, que nem sempre acompanham a média do mercado. 


    E você leitor, o que acha do investimento em ETF's?

    Um grande abraço!

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    9 comentários:

    1. Veja os argumentos do Além da Poupança contra o uso de ETFs no site dele.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Opa. São contra-argumentos, e não argumentos contra. Apesar de não fazer recomendações, os acho investimentos sérios e que podem ser interessantes.

        Abraços

        Excluir
      2. Olá! Como vemos, já respondido pelo autor citado! Um abraço e obrigado pela visita!

        Excluir
    2. Rafael,
      Apesar do crescimento os ETFs ainda são pouco conhecidos.

      Abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Jônatas! Obrigado pelo comentário! Um grande abraço!

        Excluir
    3. Olá Boa Noite.

      Eu acho excelente o investimento em ETF,inclusive comprei uns lotes de BOVA11 essa semana. Claro que não podemos pensar em investimento em ETF para curto prazo.

      Abraço.

      Favela Investidor

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Favela! Você está certo. Como as ações individuais, os ETF's também devem ser encarados como investimento de longo prazo. Um abraço!

        Excluir
    4. Boa Rafael! Também acredito que é de longo prazo.

      Acho interessante ver como tem fundo de investimento que fica escondido por aí... esses dias achei o Buscafundo (www.buscafundo.com.br, parece ser muito boa para encontrar esse tipo de oportunidades.

      Abraço, xará!

      Rafael Junqueira

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Rafael! Obrigado pelo comentário e pela visita! Um abraço!

        Excluir