Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

    Poupança tem o pior rendimento em 45 anos


    O investimento mais comum dos brasileiros vem deixando à desejar. Em 2012, devido às alterações que o governo implementou na sua remuneração a poupança registrou o pior rendimento nos últimos 45 anos.

    Pelas regras antigas, a poupança registrou um rendimento de 6,47% em 2012 enquanto que pelas novas regras (rendimento de 70% da Selic + TR) rendeu apenas 6,05%. Nestes dois casos os valores foram inferiores ao registrado em 2010 (6,90%) até então o menor rendimento já registrado desde 1967, quando foram criadas as regras de correção deste investimento.

    O consumidor perdeu poder de compra

    O investidor pode questionar: mesmo com a queda da remuneração ainda observamos um ganho real na aplicação, sendo que os juros são depositados já líquidos (livres de imposto de renda). O grande problema ocorre quando verificamos que a inflação medida pelo IGP-M fechou 2012 em 7,82%. Isso significa que o consumidor perdeu seu poder de compra. Trocando em miúdos, o investidor ganhou dinheiro, mas os preços (ou o custo de vida) subiu acima dos rendimentos que ele obteve na poupança.

    Apesar disso, observamos que a confiança do brasileiro neste investimento continua em alta. De janeiro à novembro de 2012 a poupança teve uma captação líquida de R$ 40,5 bilhões, sendo o melhor resultado desde 2005.

    Conclusão

    A poupança continua sendo um excelente investimento para a formação de um colchão de segurança (para emergências), pois é um investimento seguro e com alta liquidez (ou seja, você pode tirar o dinheiro a hora que quiser). Já para a aposentadoria ou outros investimentos o investidor deve começar a buscar outros caminhos (como os títulos públicos, por exemplo) pois como a poupança tem perdido seu poder de compra o dinheiro investido (mesmo que rendendo juros) irá valer muito menos no futuro do que vale hoje.


    Um grande abraço à todos!

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    0 comentários:

    Postar um comentário