Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

    Porque existe tanta desconfiança com as empresas de Eike Batista?


    As ações do grupo EBX de Eike Batista são sempre motivo de grande discussão entre os investidores. Neste post vamos entender o porque deste comportamento em relação à estas empresas.

    Basta entrar em algum fórum de mercado para observar que existe uma verdadeira guerra entre investidores que acreditam nas empresas do grupo EBX e aqueles que tem verdadeira aversão a qualquer uma delas.

    Mas porque ocorre tal comportamento?

    Deixando o personagem Eike Batista de lado, o que acontece é que muitas destas empresas ainda são pré-operacionais, ou seja, ainda não estão funcionando em toda sua capacidade.

    Por exemplo, a OGX frequentemente tem anunciado a descoberta de novos poços de petróleo, porém em muitos casos, quando se vai à fundo na descoberta observa-se que a capacidade de produção nem sempre é igual à anunciada. Ai ocorre um verdadeiro sobe e desce de cotações. Quando uma descoberta é anunciada, os investidores voltam a comprar e as ações sobem, quando se anuncia que a descoberta não era tudo o que se anunciou os preços caem novamente.

    Além disto, todo este "diz não diz" e os frequentes prejuízos que estas empresas tem registrado tem levado estas ações à grandes variações no mercado, como podemos ver abaixo (resultados do ano de 2012) :

    OGXP3 (Petróleo) -67,84%
    MMXM3 (Mineração) -32,93%
    LLXL3 (Transporte) -28,75%
    MPXE3 (Energia) -9,28%
    OSXB3 (Gás) -7,39%
    CCXC3 (Carvão) -75,91

    Conclusão

    Não estou sugerindo com este post que os leitores comprem ou vendam as ações deste grupo, visto que o futuro destas empresas (ou se irão gerar valor ao acionista) não pode ser adivinhado ou previsto. Eu mesmo não invisto em nenhuma das empresas. Esta matéria foi escrita de forma a esclarecer as dúvidas de muitos leitores do blog sobre as empresas do grupo EBX.

    Por isso, o conselho é o mesmo: acompanhe sempre de perto seus investimentos e as empresas em que deseja investir e sempre tome suas próprias decisões de investimento.

    E você leitor, investe em alguma empresa deste grupo? Qual suas impressões? Dê sua opinião, aqui todos nós aprendemos!

    Um grande abraço à todos!

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    2 comentários:

    1. Caro Rafael!

      Tenho LLX, hoje como investimento, espero, amanhã como dividendos. Se os proventos não aparecerem, quando os lucros chegarem, vendo, imagino, com lucro.
      Achei boa a idéia do tema deste post.
      Gostaria de dar outra idéia. Talvez falar de empresas boas pagadoras de dividendos que vc não aplica, ex: Grandene, Taesa, Odontoprev etc..
      Obrigado e abs!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Arthur! Obrigado por seu depoimento e pelo tema sugerido! Um grande abraço!

        Excluir