Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

    Acompanhamento de carteira: Dezembro / 2012


    O ano de 2012 foi marcado por bastante volatilidade nos mercados, o que acabou gerando resultados diversos nos portfólios ao longo dos meses. O mês de dezembro foi particularmente interessante para a carteira Rico por Acaso. Então vamos aos números!

    Dezembro

    Os leitores que acompanham a carteira Rico por Acaso puderam observar que fechei o mês de novembro com uma desvalorização da carteira de -12,60%. Como já havia escrito, esta situação não me incomodava, visto que as empresas da carteira estavam mantendo os fundamentos de boas pagadoras de dividendos e além disso meu foco é o longo prazo.

    Porém, o mês de dezembro foi muito bom. Primeiro porque esta permitindo mostrar na prática aos leitores do blog o comportamento mais marcante do mercado acionário: sua volatilidade (e por conseqüência seu movimento cíclico).

    Como estou alocado principalmente em empresas que tiveram suas cotações bastante afetadas neste ano (e continuei comprando ações delas) a alta de diversas ações observada no mês de dezembro gerou uma grande valorização no portfólio quase zerando as perdas dos últimos meses.

    A carteira Rico por Acaso teve uma valorização de 11,95% enquanto o índice bovespa se valorizou em 6,05%. Fechei o ano com uma perda de -2,15% enquanto o ibovespa fechou com uma valorização de 7,40% em 60.952 pontos. Não fosse a grande desvalorização da Eletropaulo (que findou 2012 com uma cotação 47% menor) os resultados seriam bem melhores.

    Sei que o mês de dezembro muitas vezes é marcado pela realização de lucros e um ambiente positivo sendo que no dia 1º de janeiro de 2013 a bolsa pode voltar a cair (principalmente se não se resolverem os problemas fiscais dos EUA), mas fico feliz com os resultados fantásticos do mês de dezembro.

    2012

    Como já escrevi acima, o ano de 2012 foi bastante volátil para a carteira Rico por Acaso. Começou bem, se valorizando 13,74% nos três primeiros meses do ano, porém não resistiu à queda dos mercados e acabou sendo bastante afetada durante o ano. Tenho consciência que esta volatilidade ocorreu devido à baixa diversificação da carteira e por causa da alocação principal em empresas de setores que sofreram bastante no ano. Mas esta foi uma escolha minha e tenho que sofrer as consequências desta escolha. Segue abaixo os resultados mês a mês:



    Compras

    No mês de dezembro comprei ações da Eternit (ETER3) à R$ 8,25 cada ação e Vivo (VIVT4) à R$ 48,09 cada papel.

    Em 2012 minhas compras foram quase que unicamente para reforçar as posições que já possuía. Os dividendos recebidos foram também muito bons.

    Composição da carteira


    Apesar de ter reforçado as posições em outras empresas, durante praticamente todo o ano predominaram na carteira as posições em Banco do Brasil (BBAS3 - 24% do porrifólio  e Vale (VALE5 - 25% da carteira). Entraram na carteira a partir do segundo semestre as ações da Eternit e da Vivo por motivos já discutidos em outros post's.

    Dados fundamentalistas


    Procurei durante o ano manter na carteira (e comprar) empresas com um DY acima de 5% e P/L abaixo de 15 e esse comportamento foi integralmente cumprido.

    2013

    Para o ano de 2013 pretendo aumentar o valor dos aportes, mas não sei se isto será possível pois irei iniciar a construção da casa própria o que irá "desviar" alguns valores para este objetivo.

    Pretendo continuar reforçando minha posição nas empresas que já possuo no portfólio e se possível adicionar algumas empresas focadas em crescimento (fora do meu foco de DY e P/L) e mais algumas boas pagadoras de dividendos de forma a melhorar a diversificação da carteira. Como já venho escrevendo, meu objetivo é manter no máximo 12 empresas em carteira.

    Por fim, desejo à todos os amigos e leitores um excelente ano de 2013 com muita Saúde, Paz e Prosperidade! Agradeço a todos aqueles que ajudaram o blog durante o ano e que muito contribuíram com seus comentários.

    Este foi um ano muito benéfico, onde o blog cresceu bastante e finalizei meu eBook Viver de Dividendos que tem sido muito bem recebido pelos leitores.

    Jamais haverá ano novo, se continuar 
    a copiar os erros dos anos velhos.
    Luís de Camões

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    16 comentários:

    1. Caro Rafael!

      Agora nossas carteiras estão se "aproximando". Eu reforçando mais as boas pagadoras e vc pensando mais em diversificação e até em empresas com viés de crescimento.
      Apesar de ter lido todos os seus post´s, ainda gostaria de "ouvir seus pensamentos" a respeito de uma carteira ideal. O que está fermentando na sua cabeça, após 2012, a respeito?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Arthur! Primeiro comentário de 2013! ;) A "carteira perfeita" acredito que não existe. Primeiro por que a minha carteira perfeita pode não ser a sua carteira perfeita pois cada um tem um foco diferente. Segundo, sempre teremos uma empresa com algum "porém" na carteira. Porém neste ano de 2013, como já escrevi, pretendo aumentar o número de empresas da carteira, mas ainda estou estudando algumas possibilidades. Um grande abraço!

        Excluir
    2. A carteira ideal vai do perfil de cada um. É impossível responder. No caso dele, eu acredito que algo em torno de 80% boas pagadoras de dividendos e o resto com viés de crescimento é importante.

      Minha opinião se dá porque, por mais que tenhamos uma mentalidade orientada a DY, é interessante fazer um equilíbrio e ter também empresas mais agressivas.

      A valorização da carteira nos estimula a manter o foco.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anônimo! Concordo com você, a carteira ideal vai aparecer de acordo com o foco de cada investidor, mas minha intenção é esta mesmo: manter o cerca de 70%-80% de boas pagadoras de dividendos e ter alguns papéis focados em crescimento para formar um mix. Um grande abraço!

        Excluir
    3. Olá Rafael, a sua carteira é interessante, apenas Eter3 está sob risco judicial referente ao amianto. É a questão risco x retorno.

      Estou de volta. Abraços.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Gerente! Infelizmente não é somente a Eternit que tem algum "porém"...as elétricas ainda podem sofrer este ano, os bancos também....mas acredito que esta alocação ainda dará bons resultados no médio/longo prazo. Um grande abraço!

        Excluir
    4. Sr. Milhonário,
      Porque ao invés de diversificar com empresas focadas em crescimento, você não diversifica o investimento em sí, sai da bolsa e vai para o Cambio por exemplo?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Victor! Por este não é o meu foco. Meu objetivo é fluxo de caixa através de dividendos.

        Excluir
      2. Poderia investir também em fundos imobiliários. Minha carteira é bastante conservadora (muita RF). A parcela de RV está, aproximadamente, 1/2 a 1/2 entre ações/ETF/fundos e fundos imobiliários. Consegui 16,8% em 2012, principalmente graças ao Tesouro Direto e aos fundos imobiliários, que geram fluxo mensal de dividendos.

        Marcelo - SP

        Excluir
      3. Olá Marcelo! Esta é uma boa opção de diversificação, porém especificamente para mim - e no atual momento -pretendo focar nas ações e formar patrimônio e com o tempo chegará a hora da renda fixa. Um grande abraço e parabéns pela rentabilidade em 2012!

        Excluir
    5. RPA! Parabens pelo blog! A Eletrica bateu forte em 2012. Se nao fosse sua rentabilidade teria sido muito maior.
      2013 vai ser melhor :)

      Eu comecei um blog hj inspirado por vcs :)
      http://nanoinvestidor.blogspot.com

      Bom. Abraço e boa sorte em 2013 :)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Nano! Sorte em seu blog! Bons investimentos em 2013!

        Excluir
    6. Rafael,

      Você continuará mantendo suas posições nas elétricas ou passará a comprar outros ativos e deixá-las dar sinais de recuperação para pensar em investir novamente? Minha pergunta é no sentido de saber qual a sua perspectiva para o setor elétrico ainda vale a pena investir nele será que haverá uma recuperação em um médio prazo?

      grande abraço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! A tendência de minha carteira - e que já estou implementando - é diminuir a exposição em elétricas. Não que elas sejam um investimento ruim (muito pelo contrário na minha opinião) mas pretendo comprar empresas de outros setores (até aquelas que não são propriamente boas pagadoras de dividendos) de modo a aumentar minha diversificação tanto em empresas como em setores. Porém, continuarei focando este investimento em dividendos e continuarei comprando elétricas. Quando aos resultados (favoráveis para o setor), acredito que somente no médio e longo prazo porque no momento é muita especulação prejudicando os papéis! Um grande abraço!

        Excluir
    7. Vc pretende manter o BBAS3 sempre em maior proporção em seu portfólio?


      abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Tudo vai depender do mercado. Ela hoje se encontra com uma grande fatia do meu portfólio pois aproveitei a grande queda das ações e comprei o que pude. Se a ação subir muito, irei manter a posição mas direcionar a compra para outros ativos. Um grande abraço!

        Excluir