Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quinta-feira, 20 de setembro de 2012

    Análise: Eternit (ETER3)


    A Eternit é uma empresa que gera bastante discussão entre os investidores, principalmente devido ao impasse sobre o amianto que se arrasta (não poderia ser diferente...) no judiciário à espera de um posicionamento sobre o assunto. Neste post iremos analisar os dados desta empresa, sua proposta de negócio e o que podemos esperar para o futuro.

    Faz pouco tempo que sou acionista da Eternit. Salvo engano, minha primeira compra ocorreu há cerca de dois meses, mas gostaria de destacar minha ótima impressão quanto ao setor de "Relacionamento com Investidores" desta empresa. Pela primeira vez desde que invisto em ações recebi em casa um prospecto (muito bem feito por sinal!) com informações importantes sobre a empresa e seus planos para o futuro. Veja abaixo a foto:

    Prospecto Eternit (recebido em setembro de 2012)

    Presente no Brasil desde 1939 a Eternit ao longo dos ultimos anos tem diversificado bastante sua linha de atuação e firmado parcerias que permitem uma maior diversificação de sua linha de produtos. Assim, independente da decisão acerca do uso do amianto, a empresa tem seguido uma linha voltada para a não-dependência do amianto.
    É exatamente esta dependência que preocupa muitos investidores e ao meu ver esta situação caminha para sua resolução no médio/longo prazo.

    Além disto a empresa é bastante conhecida por seu respeito pelo acionistas e entra na lista das boas pagadoras de dividendos com um DY de aproximadamente 8,5% (representando um payout de 61,24%). Com uma liquidez corrente de 1,87 podemos concluir que a empresa tem um bom caixa para enfrentar adversidades do mercado.

    Vejamos alguns dados fundamentalistas:


    Observando estes dados podemos verificar que o P/L não está baixo mas também não está exagerado comparado com diversas empresas listadas na bolsa. A cotação está praticamente na média entre a máxima e minima em 52 semanas e os ganhos deste ano de 2012 praticamente tem anulado as perdas observadas em 2011.

    Receita Líquida

    Bom, diz o ditado que "uma imagem vale mais que mil palavras". Então basta ver o gráfico para ver que a receita tem aumentado ano a ano, o que representa um ótimo indicador.

    Lucro Líquido

    O lucro também tem aumentado (com algumas variações pontuais) e a distribuição de dividendos tem acompanhado este aumento.

    Proventos


    Confirmando o observado no ultimo gráfico (do lucro líquido) podemos ver os valores referentes aos dividendos pagos nos últimos anos e verificamos que os valores tem crescido mesmo que com algumas variações. Lembrando que o valor referente ao ano de 2012 ainda é parcial.

    Crescimento médio do lucro líquido


    O crescimento nos últimos anos tem sido bom e consistente o que mostra que a empresa tem capacidade de enfrentar variações de mercado e se manter lucrando.

    O que esperar para o futuro

    Segundo o relatório do exercício de 2011 a Eternit pretende aumentar sua capacidade de produção das linhas atuais, desenvolvendo e lançando novos produtos com foco na expansão dos negócios através de aquisições e fusões.

    A empresa terminou 2011 com 20% de seu faturamento ligado à diversificação. Ainda é pouco na minha opinião, mas a intenção é ter para os próximos anos 50% do faturamento ligado à diversificação e caminhar para se consolidar como uma industria de materias para construção.

    Foi firmada uma parceria com a industria Corona para construção de uma fábrica de louças sanitárias, sendo mais um produto voltado à diversificação.

    Entenda o julgamento do amianto

    Existe uma Lei Federal que permite o uso controlado do amianto. Porém cada estado tem legislado sobre este assunto e tomado suas próprias decisões sobre permitir ou não o uso do amianto. Basicamente o que se pretende é através de uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) questionar a proibição no estado de São Paulo. Porém a decisão a ser tomada pelo STF influenciará a situação do amianto no país inteiro.

    Por exemplo: se a decisão for negativa (ou seja, a proibição do amianto) teremos a famosa (e recentemente observada) histeria do mercado e os papeis da Eternit poderão cair bastante a exemplo do que aconteceu com as elétricas. Se a decisão for positiva poderemos ver o papel "deslanchar".

    Aparentemente esta decisão ocorrerá este ano, mas como estamos falando da justiça no Brasil nada podemos afirmar. Enquanto ocorre o julgamento do mensalão também ocorre uma consulta publica sobre o uso do amianto. A consulta serve para orientar os ministros que irão julgar a causa, mas com o julgamento do mensalão em pauta não será fácil dar atenção à esta consulta.

    Formação de renda

    Para se obter uma renda de R$ 2.000,00 mensais com as ações da Eternit (ETER3) o investidor deveria ter:

    • 27.907 ações em carteira - baseando-se nos dividendos pagos em 2011
    • Investido R$ 277.954,00 - isso em uma unica compra, desprezando-se o re-investimento de dividendos e o preço médio das ações.
    Conclusão

    Com estes dados posso concluir que a Eternit tem feito seu "dever de casa", ou seja, se livrando da dependência do amianto. Este é um processo que não acontece da noite para o dia, pois é uma mudança grande e que deve ser realizada com bastante planejamento mas que aparentemente tem sido bem implementada. Se este plano vai dar certo ou não, só o futuro irá nos mostrar. Enquanto a empresa não mostrar que realmente perdeu esta dependência ainda veremos bastante desconfiança, mas eu particularmente acredito no potencial da empresa e é por isso que invisto nela.

    Para mais informações não deixe de visitar o site da empresa: http://www.eternit.com.br/
    Relações com Investidores: http://ri.eternit.com.br/default.aspx?linguagem=pt

    E você amigo leitor, já investe na Eternit? Qual sua experiência? Aqui todos nós aprendemos!

    Créditos da imagem: www.freedigitalphotos.net
    Créditos dos dados: http://www.fundamentus.com.br; http://www.bastter.com; http://www.eternit.com.br/
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    21 comentários:

    1. Estou considerando investir nela tambem ja estava de olho e esse posta ajudou mais...

      Sempre deixo no radar por ordem de importancia:

      - GETI4
      - BBAS3
      - ELPL4
      - POMO4
      - ETER3

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Rodrigo! Também fiquei de olho na Eternit por um bom tempo antes de investir. Apesar de minha posição ainda ser pequena pretendo aumentar com o tempo. Um grande abraço e obrigado pelo comentário!

        Excluir
    2. Rico Por Acaso, estou acompanhando seu blog com frequencia, especialmente pelos posts focados em dividendos. Voce escrve muitissimo bem e expôe seu ponto de vista com clareza ímpar. Quanto a ETER3, ainda não faz parte dos meus planos, pois estou formando minha carteira jovem agora e tenho algumas empresas na frente, mas com certeza pode ser uma boa. Contudo, a diverisificação me preocupa mais do que a questão do amianto, pois é importante saber onde se pisa e nem todos os novos produtos geram bons resultados. Mas vou acompanhar com mais atenção esta empresa e talvez em um futuro breve a mesma entre em meu portfólio.

      Abraços!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá L.! Primeiramente muito obrigado por suas palavras. A intenção do blog sempre foi essa: falar sobre investimentos de forma clara para que todos possam entender. Uma coisa que eu esqueci de colocar no post e que também influenciou minha decisão de compra é que tem gente "graúda" com grande participação acionária (como Lirio Parisoto e Luis Barsi Filho) o que "em tese" garante que estão sempre de olho no que acontece com a empresa. Um grande abraço e apareça sempre!

        Excluir
    3. Então o melhor não seria esperar o resultado?

      Já que tende a dar proibição do uso de amianto e as ações vão cair bastante.
      Mas como ela está diversificando é hora de comprar aos montes e uhuu ficaremos felizes com isso sem gastarmos o que gastariamos hoje comprando as mesmas ações uai.

      ResponderExcluir
    4. Olá Gui! Depende. Se você esperar o resultado e a ação cair você compra mais barato. Se a ação subir você vai comprar mais caro. Eu acho que se você realmente quer ser sócio da empresa tem que comprar sempre. Um grande abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu vou preferir cair, fica mais facil pra mim.
        Não quero propriamente ser sócio da empresa. quero ter mais facilmente lucros com ela.

        Excluir
    5. Caro Rafael!

      Esperei por esse post - rs. Se alongou no assunto - valeu a pena esperar. Agradeço a ajuda que nos fornece.
      Obrigado e abs!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Arthur! Obrigado novamente! Que bom que ajudou! Um grande abraço!

        Excluir
    6. Oi Rafael,

      Também tenho preocupação com a Eternit (não sou acionista dela) em função da provável proibição do uso do amianto no Brasil, mas outro outra preocupação maior com relação às empresas ligadas de alguma forma à construção civil é a bolha imobiliária que, se de fato ocorrer, pode afetar o faturamento e o valor das ações delas.

      Abraço,

      Aroldo Batista

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Aroldo! Este boom de construções "pode" se estender até a Copa e as Olimpíadas e é desejo da Eternit (segundo o prospecto que recebi) realizar parcerias com as construtoras. Claro que uma desaceleração do setor de construção civil pode afetar os resultados, mas por enquanto (pelo menos para os próximos cinco anos) não acho provável. Um grande abraço!

        Excluir
    7. Rico por Acaso, preciso conversa com você sobre a Eternit mais profundamente. Como podemos fazer?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Pedro! Utilize nosso formulário de contato que se encontra no topo do blog ou mande um e-mail diretamente para ricoporacaso@hotmail.com - Um grande abraço!

        Excluir
    8. Acho que fim de 2012 é o melhor momento pra comprar e fim de 2016-2017 (talvez até 2018) melhor momento pra vender.

      Digo isso imaginando dois cenários:
      1 - veto ao amianto
      2 - pós olimpíadas e fim do ciclo virtuoso dos financiamentos, rumo pro fim da bolha imobiliária

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Gui! É uma proposta, mas temos que acompanhar para tomar as decisões corretas nas horas certas! Um grande abraço!

        Excluir
    9. bem, já vi analistas dizendo que um provável veto do amianto seria até motivo para alta do papel. Digo isso, pois a maior ancora que faz muito e muito investidores, eu inclusive, ficarem fora é justamente o possível banimento do amianto. Se acabarem de uma vez com esse assunto que se arrasta por anos e anos a fio, pode ser uma boa para empresa. Além disso, acho que o impacto das olimpíadas e copa será marginal nas empresas. Ora, as construções já estão a todo vapor e nada mudou nas empresas. é muito mais psicológico do que outra coisa. Quem quiser entrar na empresa, que entre, mas não espere uma explosão nos lucros por causa de Olimpíadas e Copa do Mundo. Pelo menos é o que acho.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Gustavo! Concordo que a receita não irá explodir por causa da Copa/Olimpíadas, mas acredito que junto com a expansão do mercado imobiliário (que não sei até quando vai) os resultados podem ser incrementados. Um grande abraço e obrigado pelo comentário!

        Excluir
    10. Rafael, você realmente acha que um P/L 7.67 não está baixo? Isso dá uma rentabilidade inicial de 13.03%, quase o dobro da Selic!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Fábio! Na verdade acho que estou um pouco acostumado com os P/L's de Vale e Banco do Brasil que estão há bastante tempo abaixo de 7. Você tem razão quando diz que o P/L de 7.67 não é alto, principalmente quando comparamos com outros papéis. Aliás, quando pensamos em anos o retorno com este P/L é "logo ali". Um grande abraço e uma excelente semana.

        Excluir
    11. BOA TARDE. OTIMO SUA ANALISE GOSTARIA DE SABER SE A ETER3 CONTINUA UMA BOA EMPRESA?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Fábio! Tudo bom? Com a atual crise econômica, empresas voltadas para a construção civil podem passar algumas dificuldades e até mesmo diminuir a distribuição de dividendos. Ao meu ver, a Eternit continua sendo uma empresa bem gerida e a comercialização (exportação) de fibrocimento pode ajudar nos resultados da mesma. Particularmente, continuo com o papel em carteira. Um grande abraço!

        Excluir