Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 6 de agosto de 2012

    As empresas que mais deram retorno nos últimos dez anos


    Uma das ultimas edições da revista Exame (Edição 1020 de 25/07/2012) trouxe uma matéria muito interessante onde a revista apresenta uma pesquisa realizada recentemente pela consultoria Boston Consulting Group e que revela as "estrelas da bolsa", ou seja, aquelas empresas que mesmo passando pelas diversas crises econômicas que afetaram nosso país e a bolsa nos últimos anos deram um bom retorno ao investidor.


    A lista apresentada pela revista traz as empresas que mais deram retorno aos acionistas entre 2003 e 2011. Estas empresas não são necessariamente aquelas que mais se valorizaram, mas sim aquelas que além da valorização se destacaram quanto ao pagamento de dividendos gerando resultados médios e constantes durante quase dez anos. Este parâmetro foi utilizado pois muitas empresas listadas na bolsa de valores tiveram crescimentos recordes durante alguns anos, mas não conseguiram manter o mesmo crescimento apresentado pelas empresas que constam deste estudo. A revista Exame cita o exemplo da Marfrig que multiplicou sua receita por 10 desde 2006 quando adquiriu 22 empresas. Ela cresceu mais que muitas empresas da lista e apesar de faturar 22 bilhões de reais em 2011 (38% a mais que o ano de 2010), fechou o ano com um prejuízo de 750 milhões de reais.

    Segundo a consultoria, as empresas que mais deram retorno aos acionistas de 2003 a 2011 foram (em ordem decrescente):

    1. AES Tiete (Elétrico)

    2. CCR (Infraestrutura)

    3. Brasil Foods (Bens de consumo)

    4. Marcopolo (Bens industriais)

    5. Transmissão Paulista (Elétrico)

    6. Ambev (Bens de consumo)

    7. Souza Cruz (Bens de consumo)

    8. Tractebel (Elétrico)

    9. Bradesco (Financeiro)

    10. Randon (Bens industriais)

    O que estas empresas fizeram para se participarem desta lista?

    - São boas pagadoras de dividendos, com altas margens de lucro e crescimento moderado. Concordo com relação ao crescimento e as margens de lucro porém na minha opinião nem todas são boas pagadoras de dividendos. Ao menos que 3% de DY seja considerado pelo mercado um excelente dividendo, na minha opinião tirando algumas empresas da lista elas são médias pagadoras de dividendos.

    - Elas cresceram de forma sustentável, sem loucuras e aquisições sem nexo. A revista Exame cita o caso da BR Foods, resultado da fusão entre Perdigão e Sadia em 2009 a receita desta empresa avançou sete vezes nos últimos oito anos e seu lucro foi multiplicado por doze vezes no mesmo período. Segundo a publicação estas empresas só fazem aquisições quando tem certeza que o resultado será bom e realizam as negociações sem pressa.

    -Clareza na cultura empresarial: estas empresas, segundo o estudo tem entre seus maiores executivos pessoas formadas dentro da própria empresa o que garante a continuidade da cultura organizacional da empresa. Além disso evita a contratação de executivos de carreira a preço de ouro e muitas vezes sem compromisso com a cultura da empresa. Muitas destas empresas mantém o mesmo presidente há mais de 10 anos.

    -Crescimento organizado no exterior: estas empresas cresceram de forma planejada no exterior, mais uma vez mantendo a calma nas negociações e estudando o mercado aonde estavam entrando. A revista cita o caso da Marcopolo que investiu pesado em Portugal no passado o que trouxe nada mais que 16 anos de prejuízos. Esta situação fez com que a empresa aprendesse com os erros e hoje traz resultados aos acionistas.

    * Para pensar: interessante como uma empresa que passa por dificuldades - quando bem administrada e ciente dos erros cometidos - pode no futuro trazer bons resultados.

    -Divida zero ou muito baixa: As empresas listadas ou tem divida ZERO ou tem uma divida minima. Empresas altamente endividadas são sinal de problemas futuros.

    -"Elas vendem o que vendem": as empresas citadas na publicação se mantiveram fiéis a sua estratégia e aos seus produtos/área de atuação nos últimos anos. Por exemplo, a Marcopolo vende ônibus - há 66 anos - e só. A Ambev fabrica e distribui bebidas.

    Existe setor imune a crise?

    Frango, cerveja, cigarro e energia elétrica. Segundo a revista Exame mesmo com a crise não deixamos de comer, tomar uma cervejinha ou acender a luz. Concordo, pois estes são setores que dependem do mercado interno (aquecido) ao contrario da Vale - por exemplo - que depende do mercado externo (com sintomas de desaceleração constantes).

    Não sei se estes são efetivamente setores imunes a crise, pois como escrevi acima, eles também exportam e tem seus resultados impactados pela crise internacional, mas realmente eles tem algumas vantagens competitivas em relação à outras empresas que não devem ser desprezados.

    Investir ou não investir? Eis a questão...

    Em um dos meus últimos post's, particularmente naquele em que apresento os resultados da carteira Rico por Acaso em julho (que você pode acessar aqui) eu escrevi que fiquei "tentado" a investir em algumas empresas como BR Foods, CCR e Souza Cruz. Sempre estou de olho também na Ambev. Mas vendo os preços praticados e pensando no investimento em dividendos acho que no meu caso ainda não é a hora. Não digo que "desta água nunca beberei" principalmente em relação as estas empresas pois elas são realmente fantásticas, mas analisando de acordo com meu perfil de investimentos elas estão sendo vendidas a preços um pouco altos e distribuem dividendos baixos (em torno de 2-3%). Resumindo: pelo menos em relação ao perfil que desejo para minha carteira de investimentos elas estão caras.

    Porém, estarem sendo negociadas a preço altos ou baixos vai depender muito do ponto de vista e da estratégia adotada por cada investidor. Para quem investe com foco em formar patrimônio e não gerar renda, existe uma real possibilidade destas empresas continuarem crescendo mais e mais pelos próximos dez anos à despeito de seus dividendos baixos e P/L altos.

    E você leitor, o que acha destas empresas? Tem em carteira? Conte-nos sua experiência! Todos nós aprendemos!

    Um grande abraço a todos e uma excelente semana!

    Fonte da pesquisa: Revista Exame - http://exame.abril.com.br/
    Fonte da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    32 comentários:

    1. Sem dúvida são excelentes empresas e observar o que elas fizeram para se tornarem as melhores da ultima década nos ajuda muito a selecionar as da próxima década. Mas de tudo o que foi dito, em minha opinião o mais importante é: dividendos, crescimento moderado e boas margens de lucro.

      Abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado pelo comentário e pela participação "Investidor em Ação"! Vamos em frente! Um grande abraço!

        Excluir
    2. concordo.com tanta volatilidade, investir em dividendos é o caminho pra quem pensa em longo prazo claro.não ter que se preocupar com a loucura das oscilações nos preços é confortante!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anônimo! Focar no fluxo de caixa e não na cotação não é nada fácil. É um grande exercício, pois ver seu patrimônio em certas épocas ficar menor não é fácil e mexe muito com o psicológico, principalmente para aqueles que estão começando nos investimentos. Mas é isso ai. Um grande abraço!

        Excluir
    3. Não invisto em nenhuma delas. Acho igual a você, não são boas pagadoras de dividendos. São médias pagadoras. E olha que algumas nem médias são.
      Eu aposto em: BBAS3, ELPL4, PETR4, ENBR3, OIBR4, CSNA3.
      Nem todas são boas pagadoras de dividendos, mas estão bem diversificadas e a preços viáveis de serem pagos.
      A partir do final deste ano vou dar mais atenção a ELPL4. Acho que é uma boa hora para comprar. Acho que ainda cai para uns R$ 15,00. O mercado é efeito manada. É só ter uma noticia ruim que sai todo mundo correndo deixando as ações a um preço menor do que seu valor intrínseco.

      Bons investimentos a todos!

      Alfredo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É neste ponto que eu queria chegar Alfredo. Não consigo entender porque o mercado classifica estas empresas como boas pagadoras de dividendos. São ótimas empresas, sim. Tem um crescimento espetacular, também. Mas sinceramente não remuneram o investidor do modo que eu acredito que deveria ser, ainda mais quando pensamos nos resultados apresentados. Um grande abraço e obrigado pela presença constante no blog!

        Excluir
    4. Tenho o Setor elétrico....Comecei pelo setor considerado defensivo.... Mas a análise realmente deve ser feita por cada um.. seguindo o que vc acha ideal para si !!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Ricsilva! O investidor deve se sentir confortável com seu investimento, deve ficar com a cabeça fria e não ficar constantemente olhando as cotações. Investir em dividendos e gerenciar o risco permite este comportamento. Um grande abraço!

        Excluir
    5. Olá RPA, ótimo post como sempre. Eu não estou investindo diretamente em ações mas tenho um pouco de capital no Fundo BB Ações Energia e comecei a aportar no Fundo BB Ações Dividendos; ano que vem começo a operar na bolsa por conta própria. Também tenho a mentalidade do longo prazo e com o reinvestimento dos proventos tende a ser uma estratégia vencedora. Parabéns pelo site.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anônimo! Obrigado pela participação no blog! Teoricamente o investimento focado em dividendos e o re-investimento dos proventos é uma das formas de se obter sucesso na bolsa. Veja o caso do Lirio Parisotto e outros que geralmente não estão na mídia. Infelizmente os fundos de investimento geralmente não permitem que você tenha acesso direto aos dividendos pois eles são reinvestidos no fundo. Quando você iniciar seus investimentos diretamente na bolsa poderá utilizá-los da forma que achar mais correta. Um grande abraço!

        Excluir
    6. Notem que a maioria são empresas consideradas 'caras' pelo pequeno investidor. Tem gente que está esperando 5 anos para pegar Ambev, Tractebel, Souza Cruz c/ um PL baixo.
      Adotei uma máxima que tem me ajudado muito a crescer:
      'Mais vale pagar caro por empresa boa do que pagar barato por empresa ruim.'
      WILLIAM RAMOS

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá William, seu modo de ver os investimentos é extremamente válido e não discordo dele. Como escrevi acima, o importante é se sentir seguro com sua carteira e com sua estratégica ou foco de investimento. Independente de DY, P/L etc. cada um tem sua estratégia. Um grande abraço!

        Excluir
    7. Excelente postagem. Concordo plenamente com suas considerações a respeito da matéria.

      Abraços e sucesso.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá "Além da Poupança"! Obrigado pelas palavras e por acompanhar o blog! Um grande abraço!

        Excluir
    8. Caro Rafael!

      Compreendo seu estilo de investir. Mas neste momento a Vale exportadora não está muito bem, o BB também não em razão dos juros decrescentes e as elétricas idem diante das revisões tarifárias. Portanto acredito que seria mais seguro uma maior diversificação, aproveitando o crescimento das empresas, mesmo com D/Y médio da carteira/portfólio um pouco menor.
      Acho que vc poderá caminhar para isso. O tempo dirá se a minha previsão está certa ou não.
      Obrigado e abs!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Arthur! Como escrevi não posso dizer que nunca comprarei estas empresas. Ao contrário, acredito que elas farão parte do meu portfólio, não sei se agora, mas com certeza estão nos meus planos de diversificação. Como podemos concluir através desta postagem são empresas fantásticas, com ótimo crescimento e vantagem competitiva. Meu plano é chagar a 12 empresas na carteira e talvez isso ocorra até o meio ou final do ano que vem. Um grande abraço!

        Excluir
    9. RICARDO VC PODIA FAZER UM COMENTARIO MOSTRANDO A VANTAGEM: GANHO DE DIVIDENDOS EM RELAÇÃO A ALUGUEL DE IMOVEIS POIS VALE MUITO MAIS A PENA COMPRAR AÇÕES DE UMA EMPRESA E GANHAR O FAIS ME RIR DO QUE ALUGUEL!!!

      Marcelo..

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Marcelo! Sua sugestão foi registrada! Obrigado por acompanhar o blog! Um grande abraço!

        Excluir
    10. Salve Ricardo, realmente são boas empresas.
      Na verdade, algumas dessa lista tem pago melhores dividendos que algumas da sua carteira e algumas dessa lista também estão mais baratas do algumas da sua carteira, bbas3 e cmig, por ex.

      mas eu acho sua carteira muito boa também.

      abraços.

      Helvécio.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Helvécio! Na verdade algumas destas empresas pagam mais em valor pois suas ações valem mais, mas quando comparamos unicamente seus DY's o Banco do Brasil e a Cemig ainda são vantagem. Um grande abraço! Rafael.

        Excluir
    11. bbas3 não, quis dizer Coce.

      Helvécio.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ainda assim, Coelce ainda é vantagem quando pensamos unicamente em dividendos. Um grande abraço!

        Excluir
    12. Fala RpA. Realmente, algumas das empresas listadas são impraticáveis para os iniciantes/pequenos investidores. Uma alocação muito alta - às vezes até o poder de 2 ou mais meses de aporte. Minha meta inicial é justamente essa - dividendos - depois a diversificação. Felicidades.

      Abraço.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Investidor Financeiro! Obrigado pelo comentário! É o que tenho feito: diversificado e aumento esta diversificação na medida do possível e focando em empresas que estão com um preço atraente. Um grande abraço!

        Excluir
    13. RPA,

      Acho que um bom instrumento de apoio para fazermos análises fundamentalistas, além dos cálculos, da análise do setor econômico e dos resultados da empresa em questão, é a sua participação em um Dividendos FIA.

      Procurei fazer um levantamento de várias corretoras para procurações papéis que estivessem sistematicamente em vários fundos de dividendos.

      Achei alguns dados interessantes, como por exemplo, CMIG3 e BBAS3 que aparecem diversas vezes quase que como figurinhas marcadas. Também vi ENBR3 com alguma frequência.

      Gostaria de te dar uma ideia. Que tal se fizesse um post com um estudo acerca dos fundos Dividendos FIA de várias corretoras (principalmente aquelas que tem forte viés fundamentalista).

      Acho que seria ótimo, tipo um "benchmark". Afinal esse caras vivem disso, vivem desses acertos. Se há papéis que se repetem em vários fundos com foco em dividendos, é porque é consensual no meio que são bons papéis para este perfil de investimento.

      Seria como este post que você fez, uma lista baseada em fundos de Dividendos, só que a partir de uma pesquisa própria, e não de uma publicação de revista.

      Se achar boa ideia e quiser fazer a busca, pode contar comigo.

      Atenciosamente,

      Alfredo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Alfredo! Excelente sua ideia. Vou providenciar um post para os próximos dias! Claro que vai depender do tempo útil para fazer esta pesquisa...rsrsrs....Um grande abraço!

        Excluir
      2. RPA,

        Então me coloco a disposição. Vou fazer uma coisa. Já tem uns papéis e uns fundos que eu conheço e já posso pegar os dados.

        Eu vou fazer uma tabelinha pegando uns FI e seus respectivos papéis.

        Depois eu faço a contagem dos papéis e teremos uma lista com 10 ou 20 papéis que se repetem na maioria dos fundos com foco em dividendos.

        Posso te entregar o material e a parir daí você faz um estudo e publica.

        Que tal?

        Mas é o que vc falou, só não dá pra ser algo muito rápido pela questão do tempo. Mas assim que eu tiver em mãos eu te aviso.

        Valeu!

        Alfredo

        Excluir
      3. Olá Alfredo! Agradeço sua ajuda. Assim que tiver algo pode me enviar no e-mail: ricoporacaso@hotmail.com que ai na medida do possível vou formatando um novo post. Um grande abraço!

        Excluir
    14. Olá, sou novo nisso aqui, e falando em proventos eu gostaria de saber como eles são recebidos? eles caem direto na sua conta da corretora?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Se você investe diretamente em ações os dividendos caem na sua conta da corretora e você pode transferi-los para uma conta corrente em seu nome ou mesmo reinvestir os mesmos. Já quando o investimento é através de um "fundo" o dividendo é automaticamente reinvestido na cota e não fica disponível ao investidor. Um grande abraço e não deixe de assinar nosso newsletter!

        Excluir
    15. "Segundo a revista Exame mesmo com a crise não deixamos de comer, tomar uma cervejinha ou acender a luz."

      A crise na Espanha e o desemprego batendo recorde fez o consumo de cerveja em bares cair 80% de 2008 para 2011.

      Não é bem assim, não...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá dimarcinho! Concordo em partes com você. Pode existir uma diminuição no consumo, porém realmente não deixamos de comer, tomar uma cervejinha ou acender a luz. Por outro lado podemos perfeitamente adiar a compra de um carro, de uma casa etc...Um grande abraço!

        Excluir